Para atuar em mineração, Zocar Rio adquire mais 150 caminhões Volvo
09 February 2022
O Grupo Zocar Rio adquiriu 123 unidades do VM 32 toneladas 330cv 6x4, 25 do FMX 500cv 8x4 e duas do FH 540cv 6x4. Em 2020, a Zocar já havia comprado 120 VMs 32 toneladas.
Os veículos estão sendo entregues em lotes e se juntarão à frota de cerca de 850 caminhões da Zocar Rio, 70% deles da marca Volvo. A empresa possui também 450 máquinas amarelas.
Equipamentos serão colocados para trabalhar em operações de mineração nos estados de Minas Gerais, Pará e São Paulo, principalmente nas cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo e Itabira (MG), Parauapebas (PA) e Cajati (SP).
Dos 123 VMs, 100 unidades irão para o transporte de minério, equipados com caçambas. Eles serão responsáveis por levar as rochas do site de mineração até a parte industrial, onde é feita a britagem. Parte deles ainda participará das obras de esvaziamento das áreas de rejeitos em Brumadinho (MG), para encerrar o uso da barragem rompida em 2019 e reincorporar a estrutura ao meio ambiente. Os 23 VMs restantes rodarão com implementos pipa, para apoio em tarefas de mineração.
Os FMX também serão utilizados na movimentação de minério. Já os dois FHs serão implementados com pranchas, para ajudar na logística da operação, transportando máquinas entre as diferentes frentes de trabalho.
“Decidimos mais uma vez renovar e ampliar a frota com a Volvo”, afirma Marcelo Amaral, gerente geral da Zocar Rio. Ele destaca que a robustez, a durabilidade do trem de força, o acabamento e o conforto internos da cabine e a grande disponibilidade de peças são os principais fatores que levaram a empresa a optar pela marca. “É um grande negócio com um importante operador logístico brasileiro, que tem longa tradição no setor, sempre com foco na qualidade e na produtividade. A Zocar Rio é um antigo parceiro”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.
Tradição em locações
A mineração concentra as maiores demandas da Zocar Rio, com cerca de 70% das locações. É um dos setores que mais cresce na economia nacional. O faturamento da indústria brasileira de mineração atingiu R$ 149 bilhões no primeiro semestre de 2021, quase 100% mais que o resultado do mesmo período do ano anterior (R$ 75 bilhões), segundo dados do Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração).