Panorama complicado para a construção chilena

02 June 2020

Santiago, Chile

O Índice de Atividade Econômica Mensal do Chile (Imacec) caiu 14,1% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado (leia mais aqui). “Os dados do Imacec de abril mostram que o impacto econômico da pandemia será muito pior no segundo trimestre de 2020, especialmente para setores como construção e mineração, que até abril haviam disso menos afetados do que outros setores, como educação, transporte, restaurantes e hotéis”, afirmou Dariana Tani, economista GlobalData, consultoria especializada em dados e análises.

“Embora o governo chileno já tenha levantado as restrições de quarentena em várias áreas do país, o crescente número de casos e mortes por covid-19 em maio, especialmente em Santiago, levou os funcionários públicos a impor novas restrições de fechamento na capital e em Iquique e Alto Hospicio até o dia 5 de junho, para aliviar a pressão sobre o sistema de saúde do país. Isto obrigou a deter temporariamente muitos projetos de construção, especialmente no mercado imobiliário, colocando em risco muitos bilhões de dólares em investimentos e empregos na construção”, disse a especialista.

Em meados de maio, a Câmara Chilena da Construção (CChC) anunciou a paralisação de 778 projetos residenciais em todo o país (leia mais aqui) devido às novas medidas de quarentena ordenadas pelo governo. A CChC disse que os projetos afetados representam um total de 103.145 unidades habitacionais, e empregam mais de 338 mil pessoas.

“Por isso a GlobalData espera que a construção do Chile caia 4,5% este ano, abaixo da projeção anterior de -3%, conforme a atualização de abril. Com a chegada do inverno no hemisfério sul, o Chile está se preparando para um pico nos casos de Covid-19. O país tem o terceiro maior número de casos do coronavírus na América Latina, depois de Brasil e Peru, embora tenha uma população de cerca de 19 milhões”, disse a consultoria.

Em 1 de junho, o Chile tinha 99.688 casos confirmados e 1.054 mortes. Além disso, 80% dos casos do país se concentram na região metropolitana de Santiago.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL