Panamá suspende licitação do metrô

By Fausto Oliveira22 May 2015

Metro Panamá

Metro Panamá

A Direção de Contratações Públicas do Panamá admitiu um recurso contra o processo de licitação da linha 2 do metrô da capital do país, o que levou à suspensão do processo de adjudicação, iniciado dias atrás com a abertura de propostas e vitória de um dos três consórcios que chegaram à etapa final do concurso.

A reclamação foi presentada pelo consórcio Panametro, composto pelas empresas China Harbour Engineering Company, China Railway First Group Co., ambas da China, e Corsain-Corviam, da Espanha.

Estas empresas alegam que dois membros da comissão avaliadora trabalharam em algum momento de suas vidas para alguma das empresas do consórcio vencedor, que é composto pela Odebrecht e a espanhola FCC, com o suporte da francesa Alstom para o material rodante. Este consórcio construiu a primeira linha do metrô do Panamá, inaugurada no início de 2014. Sua oferta para a segunda linha foi de US$ 1,85 bilhões.

Agora, o Metrô do Panamá tem até o dia 25 de maio para enviar o procedimento administrativo à Direção de Contratações Públicas, que vai avaliar os argumentos do consórcio reclamante. Se os considerar válidos, será ordenada uma nova avaliação das propostas. Mas caso os argumentos e provas sejam descartados, se procederá à assinatura do contrato com o consórcio que saiu vencedor na primeira avaliação.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL