Panamá convoca empresas para construir a 4ª Ponte sobre o Canal

21 January 2016

4º Puente sobre el Canal

4º Puente sobre el Canal

O Ministério de Obras Públicas do Panamá (MOP) abriu o processo de pré-qualificação para as empresas possam ter acesso ao documento com as normas para o Desenho e a Construção da Quarta Ponte sobre o Canal do Panamá.

Por meio desse processo serão selecionadas as empresas que se qualificarão para o ato de seleção da empreiteira para a licitação desta mega obra que pretende servir de infraestrutura de conexão entre o canal e os sistemas de transporte público previstos para ligar a cidade do Panamá com a área Oeste do Canal, em particular a futura linha 3 do metrô.

As empresas que tenham retirado o documento serão convidadas posteriormente a uma reunião em primeira instância para esclarecer os aspectos técnicos e posteriormente uma visita ao terreno do projeto. Posteriormente, provavelmente no mês de fevereiro, se realizará uma reunião de homologação que terá como objetivo receber as consultas e observações dos interessados em pré-qualificar-se para o ato de seleção. Os resultados serão divulgados por meio do portal eletrônico de contratações públicas do MOP, o “Panamá Compra”.

Objetivos do projeto

A ponte terá uma extensão total de 1118 metros, com duas torres em forma de Y invertido, e seis faixas de veículos, sendo três em cada sentido de circulação, uma faixa dupla para uma linha férrea com 54 metros de largura e uma altura livre de 75 metros para possibilitar navegação no Canal.

Porém, muito além de uma ponte, o projeto da 4ª Ponte sobre o Canal do Panamá consta do desenho e da construção de todas as obras necessárias para conectar o Corredor Norte com a Rodovia Panamericana e sua futura ampliação à área oeste do país, por meio de uma nova estrada; a estrada será também uma plataforma para alojar a prometida linha 3 do metrô.

O ganhador da licitação também se encarregará de construir uma infraestrutura necessária para aliviar o trânsito atual no cruzamento sobre o Canal do Panamá e absorver a futura demanda de trânsito.

Estima-se que a obra beneficiará cerca de 1,7 milhão de habitantes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL