Panamá abrirá projetos em Infraestrutura

By Juliana De Andrade08 June 2015

Apesar da crise que atinge uma das maiores economias da região, o PIB do Panamá registrou alta de 6,3% em 2014, e o resultado deve se repetir esse ano, segundo estimativas da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

O bom desempenho se deve ao gigantesco projeto de ampliação do canal do Panamá, que criou cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos e a uma política agressiva de atração de multinacionais com isenção de impostos.

Com isso o país atraiu mais de 100 sedes regionais de companhias de vários portes e atuações, e lá já é possível visitar lojas de grifes conceituadas em um dos dois centros de vendas de luxo da cidade do Panamá.

Alguns estudos mostram crescimento expressivo no investimento direto no país e no PIB per capita, graças a atração das empresas que têm gerado oportunidades, principalmente no setor da construção, o que se nota pela grande quantidade de edifícios em construção.

Algumas pesquisas, porém, sugerem desafios devido a uma desaceleração de crescimento na região para os próximos anos. O país chegou a registrar crescimento superior a 10%, nos dois primeiros anos da década, mas com o fim das obras previsto para esse ano, cerca de 8,6 mil trabalhadores diretos serão desmobilizados.

Porém, o país estuda manter o ritmo de crescimento com um plano de investimentos de US$6,3 bilhões em infraestrutura para os próximos cinco anos, o que poderá assegurar o emprego de parte da mão de obra que seria dispensada com o fim das obras do canal.

Na lista de projetos estão: a ampliação das linhas de transporte em massa e construção de novas linhas de energia. Porém, o principal motor da economia deve continuar sendo o transporte marítimo, que atualmente representa 26% do PIB do país.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL