Palfinger com DNA latino
By Cristián Peters Quiroga12 March 2021
A empresa de origem austríaca Palfinger tem uma importante conexão com a América Latina, não só por sua presença através da região, mas também porque em 2020 se tornou a principal proprietária da empresa argentina Andrés N. Berotto SAIC, especialista na fabricação de gruas articuladas e hidroelevadores da marca Hidro-Grubert. “Já éramos sócios minoritários antes e estivemos trabalhando de perto com a Hidro-Grubert em melhoramentos e lançamentos de novos produtos para atender não só o mercado local, mas também outros mercados da América Latina”, diz Tomás Castagna, gerente de vendas da Palfinger.

A companhia hoje tem presença com sua linha de hidroelevadores na Argentina, Chile, Peru e Paraguai, e recentemente se expandiu para outros mercados da América do Sul, como Colômbia, Equador e Uruguai. “Para 2021, estaremos reforçando nossa presença no Brasil e também nos expandiremos a alguns locais da América Central e no Caribe”, afirma.
Assim, a empresa continua potencializando sua presença e oferta na América Latina. De fato, recentemente lançou uma nova série de hidroelevadores de cesto de 10 e 13 metros de altura de trabalho, que segundo o executivo trazem várias melhoras. “Agora nosso produto é 30% mais leve do que antes, e isto se conseguiu através do uso de aço de alta resistência fabricado na Europa e outras melhoras no projeto. Também melhoramos alguns dos componentes hidráulicos, como a válvula de controle, para ter uma operação mais eficiente e cômoda, facilitando o trabalho para nossos operadores”, explica.
Embora os cestos aéreos de alturas como estas são, para a Palfinger, os principais produtos de venda na região, de acordo com Castagna o mercado aumentou sua demanda por máquinas de maior alcance, e assim a empresa vem oferecendo produtos de 15, 18, 20 e 24 metros.
Do chão ao céu
As faixas de alcance dos equipamentos Palfinger são muito amplas e proveniente de diferentes partes do mundo, como EUA, Itália e Alemanha. “Dos EUA podemos oferecer cestos aéreos de 8 a 17 metros, modelos overcenter e algumas unidades especiais para montar em caminhonetes; na Europa temos um produto um pouco diferente, com geometria diferente, muito leve, que permite sua instalação em caminhonetes de 3,5 e 5,5 toneladas; da Itália oferecemos equipamentos de 9 a 28 metros; enquanto na Alemanha produzimos produtos premium com alturas que chegam a 100 metros; este produto está dirigido especialmente à energia eólica”, afirma Castagna.
Segurança
A segurança é, sem dúvida, um aspecto de especial atenção para a empresa, pois o mercado exige a cada dia mais e mais características de segurança nos equipamentos. “Isto se reflete no fato de que a Palfinger tem na segurança um de seus pilares, já que queremos entregar bons produtos, de longa vida útil e seguros para os operadores”, afirma o executivo. A empresa cumpre com os padrões internacionais como ANSI 92.2, oferecendo assim nivelamento automático do cesto, corte de emergência e válvulas de retenção, entre outras coisas.
Além de segurança e cumprimento de normas internacionais, Castagna afirma que observa uma tendência a produtos isolados em lugar de não isolados.
“Também é importante dizer que nossos produtos têm três anos de garantia para componentes estruturais e um ano para peças de desgaste”, conclui.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

