Outro projeto solar foi anunciado no Panamá

By Gabriel Lira03 May 2021

O gigante da energia Enel Green Power Panama realizará a construção da Madre Vieja, projeto fotovoltaico com capacidade de geração de 30,88 MW, contribuindo para o sistema interligado do país. Assim, espera-se que em ano gere 48,68 GWh, contribuindo para a transição energética de toda a região. Com isso, deixaria de emitir 12.574 toneladas de CO2 por ano.

Madre Vieja

Este projeto está localizado na província de Chiquirí, a cerca de 3 quilômetros de outros projetos solares da empresa. Estamos falando de Caldera de 5 MW e Sol de David de 8 MW. Paralelamente, Madre Vieja faz parte da segunda etapa do projeto que inclui Jagüito (13 MW) e Esperanza (26 MW), que teve início em 2020 nas províncias de Coclé e Chiriquí, respetivamente.

A usina terá 68.220 painéis solares de 455W cada, cobrirá uma área de quase 33 hectares, contará com 754 estruturas de montagem e vários caminhos internos. Além disso, terá uma linha de conexão de 34,5 kV, que se estenderá por cerca de 4 quilômetros de Madre Vieja até a Subestação Progreso, de propriedade da Empresa de Transmissão Elétrica (ETESA).

Desta forma, se incluirmos Madre Vieja, Jagüito e Esperanza, a Enel Green Power tem um investimento total de cerca de US $ 130 milhões em projetos solares no Panamá, consolidando seu crescimento no mercado de geração de energia no país. É importante lembrar que a Enel Green Power foi pioneira no Panamá neste setor de energia quando construiu a usina PV Chiriquí, que tem capacidade instalada de 62 MW, sendo até a maior do país.

Além disso, deve-se notar que o projeto fotovoltaico Madre Vieja contempla um período de 8 meses para sua construção, para então iniciar a sua operação por volta de dezembro de 2021, e posteriormente começar sua operação comercial em março do próximo ano.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL