Otimismo volta a cair na indústria de insumos

Los años de importaciones desde China habrían frenado el desarrollo de la industria brasileña de ins

Los años de importaciones desde China habrían frenado el desarrollo de la industria brasileña de insumos de construcción, hoy con un cambio desfavorable, se ven las consecuencias

O termômetro ABRAMAT, que mede a perspectiva do desempenho de vendas das indústrias dos materiais de construção, produzido pela ABRAMAT - Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, aponta que o otimismo dos empresários do setor recuou em abril. No mês, 11,1% das empresas indicaram o período como bom para as vendas. Em março este qualitativo estava em 22,2%. A regularidade foi a escolha de 50%, enquanto no mês anterior havia sido a opção de 38,9%. Para 22,2% abril deve ser ruim para as vendas enquanto que para 16,7% o período pode ser ainda pior, muito ruim.

Para maio, os números indicam que as vendas devem ser regulares para 55,6%, boas para 11,1% e ruins para 33,3% dos empresários. “A questão política, ainda confusa é a principal responsável por essa continuidade do pessimismo entre os empresários da indústria de materiais de construção. Esse mau humor deve continuar por alguns meses após a definição do impasse político. Mesmo com adoção de esperadas políticas públicas de incentivo à demanda, haverá um lapso de tempo para o mercado reagir. A retomada do crédito, inclusive o financiamento imobiliário é o principal vetor para mudanças rápidas no consumo das famílias e investimentos dos empresários”, afirma Walter Cover, presidente da ABRAMAT.

Na sondagem deste mês, apenas 6% dos empresários do setor informaram estar otimistas sobre as ações do Governo para a construção civil nos próximos 12 meses. Em março, este percentual havia sido de 20%. A pesquisa também indica que 39% das indústrias pretendem fazer investimentos em 2015. Houve queda em relação a março, quando o percentual era de 45%.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL