Os trabalhos no Cais do Bicentenário estão 33% concluídas

By Cristián Peters03 August 2022

As obras de expansão do Cais Sul do Porto de Callao (Projeto Cais Bicentenário), um projeto pertencente à DP World Callao, estão 32,9% concluídas, conforme confirmado pelo vice-ministro peruano dos Transportes e Comunicações, Luis Rivera Pérez, que, acompanhado pelo presidente do conselho de administração da Autoridade Portuária Nacional (APN), Manuel Hinojoza López, visitou as instalações da empresa.

Visita a las obras de ampliación del Muelle Sur del Callao Visita às obras de extensão do Cais Sul de Callao (Foto: Apoyo Comunicación).

O projeto compreende a extensão de 400 metros de comprimento do Cais Sul, estendendo-se por mais de 1 quilômetro de cais, bem como 12 hectares adicionais (ha) para armazenagem de contêineres, para uma área total de 40 ha.

“Há pouco mais de um ano, quando muitas empresas internacionais hesitavam em continuar investindo no Peru, tomamos a decisão de lançar este mega-projeto da Muelle Bicentenario. Com esta expansão, nosso compromisso com o Peru alcançará mais de 1.000 milhões de dólares, um investimento para a economia peruana e para o povo peruano. Este ano, DP World Callao comemora 16 anos no Peru e que melhor maneira de fazê-lo do que reafirmar nosso compromisso de melhorar a competitividade do comércio exterior peruano e o crescimento econômico do país”, disse Nicolas Gauthier, CEO da DP World Peru.

Vale ressaltar que o projeto inclui a aquisição de novas máquinas. Entre eles: 3 pórticos, 16 guindastes de estaleiro e 20 novos veículos elétricos de transferência interna (ITVs), sendo o primeiro Terminal Portuário do mundo a adquirir uma frota de caminhões elétricos desta magnitude, o que contribuirá para que o Terminal fique livre de carbono até 2030.

Com a entrada em operação do projeto, a capacidade do Cais Sul será aumentada em 40%, projetando-se receber até 2 milhões de TEUs (contêineres de 20 pés) por ano. Atualmente, o Cais Sul já recebe mais de 60% dos contêineres do Porto de Callao e com a expansão de sua capacidade poderá receber até 3 navios Neo Panamax simultaneamente (navios de mais de 300 metros). Desta forma, a DP World Callao reafirma sua liderança como o terminal portuário mais importante do Peru.

“As obras de expansão do Cais Sul do Porto de Callao serão lembradas como uma das obras mais importantes da economia do país que foram realizadas nos 200 anos de independência nacional”, enfatizou o Vice Ministro dos Transportes e Comunicações, Luis Rivera Pérez.

O investimento no Projeto Cais do Bicentenário está estimado em 350 milhões de dólares e espera-se que esteja operacional em 2024. Com isso, a DP World terá investido mais de 1.000 milhões de dólares no país.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL