Os testes da primeira LHD 100% elétrica da América do Sul avançam

Representantes da Epiroc viajaram para ver o equipamento em campo na mina Diablo Regimiento

Com capacidade de carga de até 14 toneladas e sem geração de emissões diretas de gases de efeito estufa, o primeiro carregador LHD 100% elétrico da América do Sul avança em fase de testes na Divisão El Teniente da Codelco, no Chile.

El primer cargador LHD 100% eléctrico de Sudamérica ha sido desarrollado por Epiroc (Foto: Codelco)

O equipamento, que está em operação desde novembro na mina Diablo Regimiento, completará sua primeira etapa de testes em abril, quando será feita uma avaliação preliminar de desempenho para dar continuidade ao segundo ciclo do piloto por mais seis meses .

Para observar o comportamento da máquina in situ, representantes da empresa Epiroc, que desenvolveu esta carregadeira frontal, viajaram da Suécia para ver sua operação em campo no depósito localizado na região de O’Higgins. Executivos corporativos e divisionais também participaram da visita.

“Esperamos confirmar os indicadores que este equipamento pode alcançar, projetá-lo para uma operação futura e desenvolver um caminho de eletromobilidade com um maior número de equipamentos na frota”, disse Sebastián Gil, Gerente Corporativo de Inovação da Codelco.

Já Gonzalo Ramírez, diretor corporativo de Inovação em Descarbonização de Processos da Corporação, destacou o trabalho colaborativo entre a Epiroc e a Codelco. “Mudar de diesel para elétrico cria desafios adaptativos do ponto de vista operacional, o que requer repensar certos processos e procedimentos para maximizar a utilização desta escavadeira. Desafios que são compartilhados por ambas as empresas”, destacou.

Na mesma linha, John Swift, gerente geral da Epiroc Chile, destacou que “as duas empresas têm visões e objetivos alinhados, por isso é fácil resolver problemas juntos. Esperamos mais aprendizado, que a equipe trabalhe conforme o planejado e que isso tenha um impacto significativo nas operações da Codelco, na sustentabilidade e nas condições de trabalho dos operadores”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL