Os rolos tandem alimentados por bateria mostram seus pontos fortes na prática

Os rolos tandem alimentados por bateria mostram seus pontos fortes na prática.

Desde a sua estreia mundial na bauma 2022, os rolos elétricos têm conquistado adeptos graças aos seus inúmeros benefícios.

A ausência de emissões, o seu funcionamento silencioso e a pouca alteração no seu desempenho são apenas alguns dos argumentos destacados pelos clientes. Com a introdução de rolos tandem com acionamento totalmente elétrico, a Hamm marcou um marco em sustentabilidade, especialmente relevante na área de compactação. Estes rolos tandem isentos de emissões são adequados para diversas tarefas na construção de estradas, bem como para trabalhos de jardinagem e paisagismo.

HAMM_HD10e-HD12e Os novos rolos tandem alimentados por bateria CompactLine da série HD da Hamm são adequados para tarefas versáteis na construção de estradas ou jardinagem e paisagismo. (Foto: Hamm)

A demanda por acionamento elétrico aumenta

A crescente demanda dos clientes por rolos com emissão zero reflete uma mudança de mentalidade global em direção a soluções de propulsão ecologicamente corretas. Atualmente, os tão esperados rolos elétricos estão disponíveis na região DACH, Europa Central e Escandinávia. Estes modelos compactos mantêm a mesma potência de compactação que os seus homólogos com motor de combustão, mas funcionam sem emissões locais. A operação dos rolos elétricos é praticamente idêntica a outros modelos da série HD CompactLine da Hamm, e oito rolos tandem diferentes, alguns com tambores de oscilação, são oferecidos na variante elétrica.

Vincent van Tiul, operador da empresa holandesa Gebr. Van Kessel comenta: “A máquina funciona de forma muito silenciosa e mantém uma elevada força de compactação; não notei nenhuma diferença. Também apreciei que o funcionamento é semelhante ao de uma máquina a diesel, o que me permitiu começar a trabalhar imediatamente sem problemas. “ Além disso, fiquei impressionado com o comportamento de condução e direção.”

Eficiência energética e disponibilidade otimizadas

Hamm abordou de maneira ideal a eficiência energética e a disponibilidade de energia em rolos totalmente elétricos. O sistema de baixa tensão fornece a energia necessária para operar em temperaturas ambientes de até 45°C, e a bateria aquece em temperaturas abaixo de 0°C para facilitar o gerenciamento de um dia de trabalho típico. A bateria pode ser carregada durante a noite e o carregamento de 0% a 100% com um plugue de carregamento rápido de 400 V leva aproximadamente 4 horas.

Maior rentabilidade com componentes elétricos de baixa manutenção

O acionamento da unidade de vibração ou oscilação é puramente elétrico, utilizando motores síncronos especiais e compactos. Isto duplica a eficiência e reduz significativamente o consumo de energia. Graças à extensa eletrificação, o volume de óleo hidráulico foi reduzido em mais de 70%. A recuperação devolve grande parte da energia de frenagem ao sistema e o rolo geralmente possui menos peças de desgaste. Todos os componentes eletrônicos, como bateria, motores elétricos, inversores ou conversores DC-DC, são isentos de manutenção.

Conceito global sustentável para elevadas poupanças de energia

A Hamm concentrou sua atenção na economia de recursos em cada detalhe dos rolos elétricos. O sistema automático de parada do motor economiza capacidade da bateria, assim como o controle de velocidade de condução no modo ECO. Na posição de estacionamento, nenhuma energia é consumida; O motor de direção é ativado somente quando a alavanca de acionamento elétrico é acionada. A alta potência está constantemente disponível, permitindo que a potência máxima seja usada a qualquer momento. HAMMTRONIC monitora e controla todos os componentes, proporcionando ao motorista conforto e resultados precisos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL