Os riscos da era pós-cobiça para as construtoras

30 November 2021

O mercado global de construção está pronto para um período de forte crescimento pós-covid-19, impulsionado por fortes gastos públicos em infraestrutura e a transição para emissões zero.

No entanto, construir edifícios e infraestruturas mais sustentáveis, usando energia limpa e adotando métodos de construção modernos trazem novos desafios que irão transformar a paisagem de risco.

Da mesma forma, novos desafios como cadeias de suprimentos afetadas, escassez de materiais e mão de obra e custos crescentes devem ser considerados. Um novo relatório da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), Post-Covid Construction Risks, explora as tendências de risco iminentes e de longo prazo para o setor.

“A Covid-19 trouxe uma nova era para a indústria da construção”, disse Yann Dreyer, Líder do Grupo de Prática de Construção Global na Equipe de Construção e Energia da AGCS. “Embora os projetos tenham continuado durante a pandemia e o crescimento seja esperado para o setor, o ambiente geral mudou fundamentalmente. A indústria enfrenta novos desafios em torno da volatilidade da cadeia de suprimentos e aumento dos custos dos materiais, escassez de mão de obra qualificada e um foco maior na sustentabilidade. Além disso, a implementação acelerada de estratégias de redução de custos, novas tecnologias e projetos podem resultar na aceleração de riscos para as empresas desse mercado e também para as seguradoras. O monitoramento contínuo e os controles de gerenciamento de risco serão importantes no futuro ”, acrescentou.

Top 5 causes of loss

As perspectivas de crescimento para o setor são baseadas em uma série de fatores, como o crescimento populacional em mercados emergentes e investimentos significativos em formas alternativas de energia, como eólica, solar e hidrogênio, bem como em sistemas de armazenamento e transmissão. A mudança para o transporte elétrico exigirá investimentos em novas fábricas de baterias e infraestrutura de carregamento.

Não se espera apenas que os edifícios melhorem sua pegada de carbono, mas também que tenham melhores defesas costeiras e contra enchentes, bem como sistemas de esgoto e drenagem mais eficientes, especialmente em regiões expostas a eventos climáticos catastróficos.

Ao mesmo tempo, muitos governos estão planejando grandes investimentos públicos em projetos de infraestrutura para estimular a atividade econômica após a crise.

Desvantagem do boom de construção

O boom esperado traz benefícios, mas também desafios muito específicos.

No médio prazo, os aumentos na demanda podem colocar pressão adicional nas cadeias de suprimentos e exacerbar a escassez existente de materiais e mão de obra qualificada, aumentando os prazos de entrega e os custos.

A análise do AGCS mostra que os erros de projeto e execução são a principal causa de perdas de construção e engenharia, respondendo por aproximadamente 20% do valor de quase 30.000 reclamações da indústria examinadas entre 2016 e o ​​final de 2020. A sustentabilidade aprimorada e a abordagem de emissões zero influenciarão muito o cenário de risco tradicional no setor de construção. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os edifícios e a indústria da construção são responsáveis ​​por 38% de todas as emissões de dióxido de carbono relacionadas à energia.

Para reduzi-los, os edifícios existentes precisarão ser renovados e reutilizados. Além disso, novos materiais e métodos de construção precisarão ser colocados no mercado em períodos de tempo relativamente curtos. Isso aumentará o risco de defeitos ou incorrerá em consequências inesperadas para a segurança, o meio ambiente ou a saúde. Por exemplo, por ser um material de baixo custo e sustentável, o uso da madeira na construção civil tem aumentado nos últimos anos. No entanto, isso tem implicações para riscos de danos por fogo e água.

Ampliando a energia limpa: riscos renováveis

A expansão da energia limpa também traz novos riscos. Os projetos eólicos offshore estão crescendo em tamanho, movendo-se para longe da costa e em águas mais profundas, o que significa que os custos associados a atrasos ou reparos estão aumentando. Por exemplo, reparos em cabos submarinos, que pesam milhares de toneladas e exigem a instalação de navios especiais, podem levar mais de um ano.

Os parques eólicos offshore, bem como os projetos eólicos e solares, também podem estar expostos a perdas. Uma falha de projeto ou fabricação em uma turbina, por exemplo, pode afetar muitos projetos.

“Grandes investimentos em energia verde significarão valores mais altos em risco, enquanto a rápida adoção de tecnologia de protótipo, métodos de construção e materiais exigirá uma cooperação estreita entre subscrição, sinistros e engenharia de risco interna, bem como entre seguradoras e suas empresas.”, disse Olivier Daussin, Líder de Subscrição de Construção da Equipe Global de Energia e Construção AGCS.

Ambos os lados da construção modular

Os métodos modernos de construção e produção têm o potencial de transformar radicalmente o mercado, deslocando mais riscos para fora do local e incorporando um maior uso de tecnologia. A construção modular, em particular, oferece benefícios como gerenciamento de qualidade controlado pela fábrica, menos desperdício, um cronograma reduzido e menos interrupções no ambiente circundante.

No entanto, “também há um risco maior de perdas em série com métodos modulares e pré-moldados, pois a mesma peça pode ser usada em vários projetos antes que um defeito seja descoberto”, explicou Daussin. A escassez de mão de obra qualificada na indústria da construção provavelmente aumentará a tendência de fabricação e automação. Ao mesmo tempo, a digitalização da construção cria riscos cibernéticos contra os quais as empresas de engenharia e construção precisam fortalecer suas defesas. Hoje, as várias partes envolvidas em uma obra estão interconectadas por meio de múltiplas plataformas de TI compartilhadas, aumentando sua vulnerabilidade.

Riscos naturais

Outro fator a ser considerado é o impacto de eventos climáticos, como incêndios florestais, inundações e deslizamentos de terra. A análise de sinistros da AGCS mostra que os riscos naturais já são a segunda causa mais onerosa de perdas na construção, atrás de incêndios e explosões, respondendo por 20% do valor dos sinistros nos últimos cinco anos. Enquanto isso, os danos causados ​​pela água continuam sendo uma grande fonte de perdas durante a construção.

A AGCS experimentou uma variedade de danos surpreendentemente grandes como resultado de vazamentos em sistemas de água pressurizada ou incêndios que não são detectados ou ocorrem fora do horário comercial, nos fins de semana ou durante períodos em que ninguém está presente. Os sistemas de detecção e monitoramento de vazamento de água podem ajudar a reduzir a frequência e a gravidade dos danos causados ​​pela água, mitigando reparos caros e atrasos no projeto.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL