Os maiores desenvolvimentos em equipamentos de construção em 2023

Ouça este artigo

O final do ano é um excelente momento para olhar para trás, fazer um balanço e usar essa perspectiva para criar uma visão e uma estratégia para o que vem a seguir. Reunimos aqui uma coleção de alguns dos desenvolvimentos mais impactantes em equipamentos de construção nos últimos 12 meses. Embora fascinantes à primeira vista, estes relatórios são um reflexo das tendências que moldam o nosso mundo e oferecem um modelo para o futuro da gestão operacional e da frota.

Vários temas dominaram as notícias sobre equipamentos de construção este ano, e uma visão geral do panorama geral sugere tempos emocionantes para proprietários e operadores de máquinas.

Não é surpreendente que 2023 tenha realizado tantos relatórios de inovações e avanços - afinal, foi um ano da ConExpo, e a maior feira de construção da América do Norte nunca deixa de produzir uma lista impressionante de apresentações e anúncios importantes. Este ano não foi diferente e os principais fornecedores de produtos e serviços do setor não decepcionaram.

Esta não é de forma alguma uma lista exaustiva, mas dá uma ideia das tendências que estão a varrer a construção e as indústrias adjacentes: energia alternativa, digitalização operacional, sustentabilidade, autonomia e IA.

À medida que 2023 chega ao fim, reveja os avanços do ano antes de se voltar para o que vem a seguir. Estes são tempos emocionantes, tanto do ponto de vista tecnológico, mas também nas rápidas mudanças nas formas como fazemos negócios.

O poder alternativo domina a discussão
JCB hydrogen engine O presidente da JCB, Lord Bamford, com o motor de combustão de hidrogênio da empresa apresentado na ConExpo deste ano.

JCB revela motor a hidrogénio - A JCB colocou um grande empenho na sua tecnologia de combustão de hidrogénio, colocando a sua equipa de engenheiros na tarefa de desenvolver um motor de combustão interna a hidrogénio e um protótipo de retroescavadora e telescópico para o alimentar.

A “solução de combustão de hidrogênio de primeiros princípios” compartilha cerca de 70% de seu DNA com seus irmãos diesel.

“Essencialmente, do topo do bloco para baixo… são exatamente as mesmas características, de modo que o motor fornece a mesma potência”, disse Tim Burnhope, diretor de inovação e crescimento da JCB no início deste ano. “O que realmente fizemos foi retirar o processo de combustão atual e colocar um novo processo de combustão no topo.”

A JCB apresentou sua tecnologia de combustão de hidrogênio no cenário internacional com uma estreia na América do Norte na ConExpo, onde os participantes puderam ver o motor com emissões zero pela primeira vez.

Cummins apresenta motor de 15 litros independente de combustível - A Cummins revelou seu novo motor de 15 litros independente de combustível , um design de plataforma única capaz de suportar vários tipos de combustível, incluindo hidrogênio, gás natural e diesel.

“A nova plataforma da Cummins leva a combustão interna a um novo nível, capaz de atender aos futuros padrões de emissões ultrabaixas, como EPA Tier 5 e EU Stage 6, juntamente com uma capacidade de combustível de baixo a zero carbono para ajudar a colocar a construção e locais de extração em um caminho de menor custo para a descarbonização”, disse Antonio Leitão, vice-presidente global de negócios de motores fora de estrada.

O novo motor tem um design “em branco” que a Cummins afirma “aponta para o futuro do diesel”, oferecendo mais capacidade e menos impacto ambiental. A alta densidade de potência do motor destina-se a estabelecer o padrão para desempenho em serviços pesados nas principais aplicações off-road, incluindo escavadeiras, carregadeiras de rodas, plataformas de perfuração e caminhões de transporte.

Sistemas de armazenamento de energia de bateria (BESS) no centro das atenções - Volvo Penta anunciou em abril a expansão de seu negócio de geração de energia em sistemas de armazenamento de energia de bateria (BESS) para fabricantes de equipamentos originais (OEMs). A solução modular e escalável da Volvo Penta destina-se à integração em aplicações BESS dos fabricantes para acelerar a entrada no mercado. A empresa disse que a mudança representa um passo em frente no seu caminho para as ambições líquidas zero.

“O armazenamento de energia da bateria é cada vez mais procurado por uma variedade de aplicações, incluindo serviços públicos, fábricas, microrredes descentralizadas e estações de carregamento móvel”, disse Hannes Norrgren, presidente da Volvo Penta Industrial. “Como nossa solução é independente de aplicação, vemos um enorme potencial para sua adoção. Juntamente com os OEMs, nossa solução oferece possibilidades de armazenar energia e adicionar resiliência a fontes renováveis solares ou eólicas, abrindo novos modelos de negócios que atraem os clientes finais em seu caminho para emissões líquidas zero.”

Num movimento semelhante, a Hitachi Construction Machinery assinou recentemente um acordo com a Alfen BV, sediada nos Países Baixos, e a empresa comercial japonesa Itochu para colaborar no desenvolvimento de sistemas móveis de armazenamento de energia para carregar equipamentos de construção nos locais.

O acordo segue um acordo com a Kyushu Electric Power para o desenvolvimento conjunto de sistemas móveis de armazenamento de energia para o mercado japonês.

A subsidiária europeia da Hitachi iniciará as vendas e alugueres do sistema móvel de armazenamento de energia ‘TheBattery’ da Alfen na Europa em 2024. A Itochu e as suas afiliadas no exterior fornecerão apoio financeiro à Hitachi e aos seus revendedores.

Os equipamentos estão cada vez mais inteligentes

Máquinas inteligentes já existem há algum tempo, mas a introdução de novos modelos e recursos que podem simplificar a operação do equipamento e aumentar a eficiência continua surgindo. Por exemplo, a Caterpillar trouxe os recursos de sua tecnologia de lâmina inteligente para minicarregadeiras Cat D e D2 e carregadeiras de esteiras compactas.

Projetado para uso tanto por operadores novatos quanto experientes de carregadeiras de esteiras compactas, o novo controle de nivelamento para lâminas niveladoras inteligentes fornece orientação sobre a altura vertical da lâmina e o posicionamento horizontal.

Trimble apresentou soluções focado na construção conectada, máquinas compactas e sustentabilidade ambiental, incluindo a nova solução de orientação de máquinas desenvolvida especificamente para ser versátil, portátil e fácil de usar. A solução oferece aos pequenos empreiteiros de obras e serviços públicos um novo ponto de entrada na tecnologia de construção.

Agora é a hora da digitalização

Todos os dias parece que surge uma nova plataforma para ajudar a dinamizar uma parte do seu negócio. Seja localizando uma peça de maquinário no local de trabalho ou coletando dados de cada item do seu estoque, as empresas atuais estão se esforçando para modernizar seus procedimentos.

O especialista em telemática Taggr, com sede em Estocolmo, por exemplo, torna tudo no seu inventário “inteligente”. Taggr usa um dispositivo do tamanho de um cartão de crédito para transformar objetos passivos em ativos inteligentes geradores de informações, oferecendo informações valiosas sobre o uso real da máquina com o objetivo de reduzir custos desnecessários e, assim, diminuir a pegada de carbono do proprietário.

Taggr CEO Andreas Eriksson Andreas Eriksson, CEO, Taggr AB

Com um objetivo semelhante em mente, a Sany introduziu uma plataforma de monitoramento de carbono desenvolvida em parceria com a Rootcloud, fornecedora líder de soluções industriais de IoT. A plataforma, que foi implantada na 18ª fábrica da empresa, permite à Sany quantificar e gerenciar seu desempenho de eficiência energética.

A OEM acrescenta que o seu sistema de gestão de energia, alimentado pela Internet industrial e pela tecnologia blockchain, demonstrará a capacidade de rastrear com precisão a sua pegada de carbono corporativa do consumo de energia e recursos e de otimizar o seu sistema de governação ESG.

A Rouse Services lançou o Fleet Manager , um sistema de gerenciamento de frota projetado para locadoras de equipamentos e empreiteiros. Pretende apoiar os utilizadores “durante todo o ciclo de vida do equipamento”, dando-lhes acesso em tempo real aos valores de mercado atuais da Ritchie Bros e aos resultados dos leilões, bem como acesso self-service às plataformas de venda IronPlanet, Marketplace-E e Ritchie List do leiloeiro. ”

Por sua vez, a Trackunit afirma que está introduzindo um conjunto de recursos e capacidades focados no local para impulsionar a eficiência na indústria da construção para o próximo nível, permitindo que os usuários aproveitem dados de máquinas em tempo real com conectividade para construir seus processos de negócios baseados no local.

Novos movimentos, novas máquinas

As plataformas de alta tecnologia são certamente fascinantes e podem mudar a vida do utilizador, mas nada se compara à introdução de novas máquinas de terraplenagem. Entre as principais estreias deste ano estiveram duas gerações de escavadoras da John Deere .

O OEM com sede nos EUA apresentou suas novas escavadeiras da geração atual 85 P-Tier e 510 P-Tier e forneceu uma primeira visão de suas novas escavadeiras da geração futura.

Em comparação com o modelo 85 G-Tier, o novo 85 P-Tier apresenta um aumento de 18% na potência do motor e a adição de um turbo para desempenho em grandes altitudes, enquanto as melhorias no desempenho hidráulico incluem maior torque da bomba e melhores forças de escavação.

Pesando 51 t, o 510 P-Tier é um substituto do atual modelo 470 P-Tier. Ao utilizar um trem de força mais eficiente, incluindo a integração de E-fans, oferece aos clientes custos de manutenção até 25% menores, custos de reparo 15% menores e consumo de combustível 20% menor.

John Deere 510 P-Tier excavator Escavadeira John Deere 510 P-Tier apresentada na ConExpo em março de 2023.

A John Deere também anunciou sua futura geração de escavadeiras. “Ajudando a proporcionar uma vantagem competitiva aos nossos clientes, as nossas futuras escavadoras John Deere serão concebidas para tornar o seu trabalho mais fácil e seguro, tendo em mente os resultados financeiros do empreiteiro”, disse Aaron Klauer, gestor global de produtos da John Deere. “Entendemos a importância de atrair e reter operadores talentosos. É por isso que estamos priorizando uma experiência elevada do operador por meio de uma nova cabine, controles, displays e tecnologia.”

Por seu lado, a Volvo revelou a escavadora de rastos EC500 – um protótipo de máquina de 50 toneladas concebido para aplicações pesadas, como construção civil e rodoviária, pedreiras e serviços públicos. A empresa afirmou que a nova máquina – que estará disponível em mercados regulamentados, incluindo a Europa e a América do Norte – anuncia a sua próxima geração de máquinas de grande porte, sendo mais rápida, mais segura e mais produtiva do que os modelos anteriores.

XCMG, com sede na China, causou impacto nesta primavera na ConExpo com “50 produtos emblemáticos”, incluindo os mais recentes guindastes, escavadeiras, carregadeiras, máquinas de empilhamento, máquinas rodoviárias, plataformas aéreas de trabalho, máquinas de mineração e máquinas portuárias.

“Esperamos não apenas trazer os melhores produtos para clientes globais, mas também mostrar o potencial próspero da XCMG como fabricante líder chinês de máquinas de construção que pilota a inovação tecnológica e promove o desenvolvimento de produtos verdes e sustentáveis”, disse Yang Dongsheng, presidente da XCMG.

A XCMG também lançou o mais recente guindaste todo-terreno projetado para o mercado norte-americano, o XCA150_U, que a empresa afirma ter excelente capacidade de içamento, sistemas de controle inteligentes, design ergonômico e desempenho de direção líder do setor.

A Hitachi Construction Machinery Americas (HCMA), o novo braço norte-americano da marca Hitachi, começou oficialmente a liderar vendas de equipamentos de construção e mineração e esforços de suporte de serviços em março de 2022.

Desde então, os equipamentos movidos a diesel têm sido o foco. A HCMA tem promovido sua próxima geração de equipamentos de construção, agregados e mineração e uma variedade de máquinas de movimentação de terras e manuseio de materiais.

As novas escavadeiras e carregadeiras de rodas da Hitachi foram projetadas para oferecer maior eficiência e incorporar o sistema hidráulico de três bombas TRIAS III para máxima eficiência de combustível e desempenho.

Protótipos sugerem um futuro autônomo

Alguns conceitos bastante interessantes foram introduzidos em 2023, sugerindo que o futuro pode estar repleto de máquinas que funcionam sozinhas.

Para esse fim, a Hyundai Doosan Infracore lançou oficialmente a sua nova marca Develon na ConExpo. Anteriormente conhecida como Doosan Construction Equipment, cujas máquinas são famosas pela sua distinta pintura laranja, a Develon estreou as suas mais recentes máquinas sem condutor a serem adicionadas à sua gama de equipamentos Concept-X2 baseados em tecnologia .

Bobcat Rogue x Conceito RogueX da Bobcat

Uma atualização abrangente das máquinas Concept-X demonstradas na Coreia em 2019, o equipamento de construção autônomo Concept-X2 incluía o trator DD100-CX e a escavadeira de esteira DX225-CX. Ambas as máquinas incorporam um design sem cabine e foram apresentadas com um estilo visual consistente.

Também com foco em equipamentos autônomos estava a Bobcat com o lançamento da máquina conceitual RogueX . Como projeto de pesquisa e desenvolvimento, Bobcat afirma que a máquina foi construída como um campo de provas para avançar no roteiro de inovação da Bobcat, avaliar as percepções dos clientes e testar os limites da funcionalidade da máquina.

“O RogueX foi concebido levando em consideração o local de trabalho do futuro e como as necessidades do cliente podem evoluir – com foco na facilidade de uso, operações remotas, funcionalidade autônoma, operações sustentáveis e recursos que permitem aos operadores realizar mais com uma máquina”, disse Joel Honeyman, vice-presidente de inovação global da Doosan Bobcat.

À medida que os locais de trabalho mudam e os operadores recorrem à operação remota, a Bobcat diz que decidiu levar o conceito S7X ainda mais longe, eliminando totalmente uma estação de operador. A máquina explora a ideia de operar onde os humanos não podem ir para trabalhar em mais lugares a partir de uma posição remota.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL