Os gigantes da mineração

By Juliana De Andrade02 August 2016

Las Vegas será la sede de uno de los mayores eventos de la industria mundial de minería, echa un vis

Las Vegas será la sede de uno de los mayores eventos de la industria mundial de minería, echa un vistazo a lo que sucederá en la próxima MINExpo International en septiembre

Ainda que com um mercado de mineração rendido pelo contexto atual da indústria e dos baixos preços dos commodities, um evento como a MINExpo torna-se fundamental para os envolvidos no setor. É mais, em períodos de crises, é imprescindível estar em dia com as últimas tecnologias e sistemas que permitem aumentar a produtividade, controlar custos, manter operações competitivas e melhorar a segurança e a gestão do risco.

Isso é precisamente o que oferece esse evento. Realizado a cada quatro anos, entre os dias 26 e 28 de setembro, a MINExpo 2016, terá mais de 74 mil metros quadrados, 12 salas interiores e exteriores e mais de 1.800 empresas oferecendo um mundo de inovação. É a maior mostra deste tipo no mundo e atrai uma assistência verdadeiramente internacional, que representa a todas as principais regiões mineiras do mundo. Este ano, o Las Vegas Convention Center receberá aos maiores players da indústria de mineração, provenientes de mais de 130 países, mostrando o que há de mais novo em tecnologias utilizadas para atender à demanda mundial por matérias primas.

Além disso, o encontro oferece paralelamente à exposição de equipamentos mais de 20 sessões de capacitação para ajudar a resolver os desafios enfrentados pela mineração. Uma completa programação que pode ser encontrada na página web do evento: www.minexpo.com.

A seguir um breve resumo de algumas das tecnologias que estarão em exibição:

Caterpillar

Como sempre, um dos estandes mais esperados é o da Caterpillar. A empresa, que oferece uma ampla gama de equipamentos para mineração a céu aberto e subterrânea, terá em exibição no estande de número 6229 um grande número de equipamentos como o caminhão autônomo Cat 793F CMD e a nova perfuradora rotativa MD6420C, além do poderoso caminhão mineiro 794 AC, que fará sua primeira aparição na feira.

Para minas de carvão e rocha suave, a Caterpillar apresentará um novo sistema de acionamento para transportadores, a R1700K LHD. O novo modelo conta com várias melhorias em seus sistemas, uma nova cabine com ergonomia melhorada e tecnologia de redução de emissões que cumpre com as normas US EPA Tier 4 e os requisitos de certificação final EU Stage IV.

Liebherr

A Liebherr também apresentará as últimas tecnologias de sua gama de produtos para a mineração. Com uma superfície total de mais de 28 mil metros quadrados no estande 7627, a companhia contará com novos produtos, componentes e soluções de serviço ao cliente para reforçar seu lema: “A experiência do progresso”, que se apoia nos seis pilares da Liebherr Mining: produtividade, eficiência, confiabilidade, serviço ao cliente, segurança e meio ambiente.

Dentro dos equipamentos em exibição estará o caminhão mineiro T 284, que de acordo com a empresa oferece a maior capacidade de carga da indústria; a escavadeira R9200; o trator sobre esteiras PR 776 Litronic, e os novos caminhões de 100 toneladas da companhia, entre outros.

MB Crusher

Pela primeira vez na Minexpo, a MB Crusher, companhia especializada em equipamentos de demolição e escavação, exibirá sem seu estande 1440 no setor Silvercon, demonstrações de trituração ao vivo, além disso, a exposição de um cortador de tambor, que é a última novidade da linha de produtos da companhia, e também sua maior trituradora, que conta com uma das maiores pás trituradoras do mundo.

Metso

A companhia, por meio de sua divisão Mining Equipment and Services, apresentará no estande 1943 uma ampla gama de equipamentos móveis de trituração, peneiramento e soluções de transporte. Uma das principais novidades da Metso estará de mãos dadas com os hidro-ciclones da série MHC, que estão projetados especificamente para o circuito de classificação de moenda.

O design da Série MHC está centrado em otimizar o rendimento do processo, com componentes, um design de desgaste superior e uma manutenção facilitada.

Putzmeister

Com soluções de concreto projetado para a mineração subterrânea, assim como bombas de pistão para o bombeio de lodo e dejetos, a Putzmeister, estará presente no estande 2905.

Dentro das novidades preparadas pela companhia está a exposição do equipamento de shortcrete SPM 4210 Wetkret Dual Drive e a betoneira de baixa tração Mixkret 5.

Ritchie Bros

A companhia novamente estará presente no evento, e no estande 7531, localizado na sala central, e onde demonstrará como é capaz de ajudar às empresas a extrair o máximo valor de seus ativos.

Com operações em 19 países e vendas de equipamentos de cerca US$4.250 milhões em 2015, a Ritchie Bros conta com uma ampla experiência em leilões. De fato, um dia depois da MINExpo se celebrará um em Las Vegas.

Sandvik

A empresa de origem sueca estará localizada no mesmo estande que utilizou na versão de 2012 da feira, o C-7309, onde revelará um ousado portfólio de equipamentos e serviços inovadores. A exibição marcará a apresentação do jumbo mineiro DD422iE, que dentro de suas principais características

La empresa de origen sueco estará ubicada en el mismo stand que utiizara en la versión 2012, el C-7309, donde revelará un osado portafolio de innovadores equipos y servicios. La exhibición marcará la presentación del jumbo minero DD422iE, el que dentro de sus principales características destaca la utilización de energía de batería eléctrica en lugar de un motor a diésel, eliminando las emisiones.

A Sandvik também apresentará outras máquinas que possuem designs orientados para a segurança, produtividade confiável e última tecnologia, como suas plataformas de soluções para a gestão de informação Automine e OptiMine.

Sandvik también presentará otras máquinas que presentan diseños orientados a la seguridad, productividad confiable y última tecnología, como sus plataformas de soluciones para la gestión de información AutoMine y OptiMine.

Superior Industries

Fabricante com sede nos Estados Unidos e provedor global de processamento de material a granel e sistemas de manipulação, a Superior Industries planeja lançar vários produtos novos na MINExpo. No interior do estande 19100 os visitantes poderão conhecer a nova trituradora de cone Patriot, a transportadora TeleStacker, que oferece eficiência e altos ritmos de produção de até 5 mil tm/h, entre vários outros pacotes de soluções.

Thompson Pump

Especializada em bombas para trabalhos pesados, a Thompsom Pump tem produtos para as áreas de construção civil, agricultura e mineração, e segundo informa Chris Thompson, presidente da empresa, “A MINExpo tem sido tradicionalmente um bom evento para nós, nos encontramos com os clientes atuais com os quais podemos intensificar as relações existentes. Além disso é uma oportunidade de conhecer novos clientes potenciais e aprender sobre suas necessidades de negócio e como podemos ajudá-los a alcançar seus objetivos”.

Em seu estande 867, a companhia vai expor suas bombas de deságue de minas mais populares como a 8JSCE, a CD4MC com uma extremidade de aço inoxidável, além da 6JSCL, impulsada pelo motor Tier-4, fabricado pela MTU, o qual é capaz de bombear líquidos e sólidos e possui a última tecnologia na redução de emissões.

Trencor

Em 1986, a Trencor desenvolveu sua primeira máquina de mineração contínua, que eliminava a perfuração, jateamento e britagem primária. Trinta anos depois, a companhia exibirá na MinExpo uma T1460, similar às quatro unidades que acabam de começar suas operações numa mina calcário na Indonésia.

Volvo

A divisão de construção da Volvo estará no estande de número 10070 destacando entre outros equipamentos o maior dumper articulado do mundo, o A60H, que já havia sido apresentado em abril passado na Bauma.

Além disso, a empresa contará com uma escavadeira sobre esteiras EC750E, que segundo a empresa combina potência e eficiência de combustível com uma força de arranque máxima de modo de trabalho integrado que permite que os operadores selecionem a potência adequada para o trabalho.

Vermeer

A Vermeer vai expor em seu estande 8401 uma máquina de escavação superficial chamada T1255, ideal para terrenos mais nivelados e que oferecem um inovador sistema de supressão de pó, grau GPS e controle da direção de corte de precisão para materiais valiosos.

Wirtgen

Muitos anos de experiência no campo das tecnologias mineiras permitiram que a empresa de origem alemã exponha como um dos fabricantes líderes do setor com equipamentos projetados para o uso nas condições mais extremas.

Localizada no estande C-8801, a Wirtgen destacará no evento a surfer miner Wirtgen 2500 e a trituradora de impacto móvel da Kleemann MOBIREX MR 110 Z EVO2.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL