Os atrasos nas obras da Copa no Brasil

10 January 2014

Works for World cup

Works for World cup

O projeto de veículo leve sobre trilhos (VLT) que se prometeu para a cidade de Cuiabá como parte dos investimentos para a Copa do Mundo 2014 estará apenas parcialmente pronto para o evento em junho e julho.

As autoridades do estado do Mato Grosso disseram que devido a vários atrasos acumulados menos da metade do projeto estará entregue para a Copa.

O projeto original é conectar o aeroporto de Cuiabá com a Arena Pantanal, o estádio onde se jogarão algumas partidas do mundial. Mas até que o futebol comece, os 22 quilômetros de VLT prometidos não estarão entregues.

Projetos cancelados

Esse não é o único caso de atraso nas obras de infraestrutura prometidas para se entregar junto com a Copa do Mundo. Segundo pesquisas feitas pela imprensa nacional, cerca de 75,6% das obras relativas a mobilidade estão atrasadas ou foram retiradas do programa de investimentos.

O caso dos VLTs é um bom exemplo: programavam-se linhas para Cuiabá, Fortaleza e Brasília, mas esta última não terá mais o trem leve.

Os projetos de construção viária prometidos para serem entregues antes da Copa eram 26, mas agora se resumem a 17. Isso porque cidades como Porto Alegre, Salvador e São Paulo não receberão mais esses investimentos.

As estações intermodais de transporte público também sofreram adaptações no cronograma de obras, sendo que Porto Alegre é outra vez a afetada, pois não terá uma estação de transporte intermodal para esse ano.

PAC

A resposta do governo brasileiro é de que os projetos retirados da plataforma de investimentos para a Copa passaram a integrar o PAC, Programa de Aceleração do Crescimento. E, portanto, serão entregues às cidades mas em datas futuras não especificadas.

Para justificar os atrasos e alguns casos de subida dos custos das obras relativas ao Mundial, o governo diz que houve problemas com algumas licitações. Mas nunca fez menção de desfazer contratos para entregar a outras empresas.

As administrações estaduais e municipais costumam responsabilizar processos de desapropriação e a burocracia ambiental pelos atrasos de execução.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL