Orguel: Condução certeira

O Grupo Orguel, um dos mais fortes grupos empresariais do Brasil, se mantém em destaque no setor de construção há várias décadas. Muito desse exultante sucesso se deve às mãos firmes, tenazes e estratégicas de lideranças bem estruturadas, e sua capacidade de reação diante das dificuldades.

São ledos 59 anos de atuação no mercado da construção civil, onde oferece tecnologia, conhecimento técnico e atendimento diferenciado aos negócios de engenharia e logística.

Para entender melhor a história dessa companhia vencedora e dotada de triunfos, a CLA viajou para Belo Horizonte para conversar com os irmãos Fabio e Francisco de Assis, e com seus sucessores Sérgio e Rodrigo.

Essa repórter que vos fala, teve a honra e o privilégio de ver e ouvir, dessas duas lendas vivas, como tudo começou e poder entender como, ao longo dos anos, a Orguel não só se fortaleceu, como se viu dentre as empresas mais faustuosas do cenário nacional.

O início de tudo

Depois de sair de Conceição do Mato Dentro, MG, os irmãos Fábio e Francisco de Assis Guerra Lages chegam à capital com um sonho e as palavras de sua onisciente mãe entoando e guiando seu horizonte.

Dona Didina, de maneira terna e com muita sapiência, sempre instruiu os dez filhos de que o mundo, além de grande e rico, deveria ser explorado e conquistado.

Os fundadores Fábio e Francisco de Assis Guerra Lages.

O provérbio português “homem sabido, ou muito lido, ou muito corrido.”, era frequentemente proferido por ela, que acreditava que as únicas armas para tais descobertas deveriam ser o conhecimento (lido) e viagens (corrido).

Desta forma, em 1963, nascia a Provendas, que em 1964 passaria a se chamar Orguel – Organização Guerra Lages. Os anos se passaram, e as atividades se expandiram com a distribuição exclusiva de importantes marcas internacionais, fabricantes de compactadores, vibradores e bombas.

Com uma visão à frente do seu tempo, em 1977, os irmãos foram pioneiros, por exemplo, na locação de equipamentos para construção no país. Em 1978, fundaram sua própria fábrica de andaimes, elevadores e escoramentos, uma referência brasileira em qualidade e tecnologia.

De lá pra cá, experimentando um crescimento vertiginoso, buscaram parcerias com marcas estrangeiras para incrementar ainda mais seu portfólio, incluindo equipamentos para limpeza, exportação e importação de máquinas, empreendimentos imobiliários, e tantos outros com o objetivo de atender às demandas do mercado da construção. Em contínua expansão, em 2007, passa a ser locadora de plataformas aéreas, com equipamentos de acesso à altura de última geração.

Equipamentos modernos e requeridos

Manter-se atualizada e coerente com o que pede o mercado, tem sido o foco da Orguel.

Confiança é palavra-chave do Grupo, que investe fortemente em inovação e tecnologia, sendo referência de mercado.

Não se trata apenas um distinguidor competitivo, mas uma necessidade. Investir em inovação e tecnologia faz parte da estratégia da empresa, que encara os contratempos com maturidade e seriedade.

“Para nós, tecnologia e empreendedorismo são duas palavras que devem andar juntas. E muito além disso, essas ferramentas são essenciais para que a mão de obra humana seja usada em todo o seu potencial. É determinante para o êxito que se saiba sancionar e valorizar cada ferramenta. E nossos investimentos não cessam em alcançar a excelência contendedora.”, avalia Fabio Guerra Lages.

Buscando o intangível no negócio, focada em alinhamento e dando máxima distinção em sua cultura, segmentação de mercado, formas de atuação, definição de ofertas, vê-se no todo, uma inerente diferenciação.

A Orguel é a detentora no Brasil do sistema QuikDeck, parceria com a americana Brand Safway.

Trata-se de uma plataforma de trabalho suspensa com tecnologia de ponta, que garante maior produtividade, segurança e qualidade na execução dos trabalhos em altura.

O Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck é uma plataforma de última geração que pode ser facilmente configurada para criar uma área de trabalho com alta capacidade de carga e flexibilidade para compor diferentes formas geométricas e tamanhos. Montado a partir de um único módulo, ele pode ser expandido já na posição de trabalho.

Plano de sucessão que perpetua cultura e valores

Não é raro observarmos empresas que ao passarem por um plano sucessório, terminam por naufragar.

Esse, definitivamente, não foi o caso da Orguel.

“Muito além de uma locadora, somos uma hábil desenvolvedora de soluções.”, declara Sérgio Guerra, CEO da Orguel.

A preparação do sucedido, o desenvolvimento do sucessor e a participação dos membros devem estar alinhados aos propósitos da empresa e da família. E tanto Sergio Guerra, atual CEO, como Rodrigo Guerra, Presidente do Conselho de Administração, puderam, de maneira absurdamente exímia e idônea, não somente dar continuidade ao negócio da família, como deixá-lo ainda mais lucrativo e proeminente.

Fabio e Francisco, cientes de que a gestão eficiente de uma empresa deve considerar não só o presente, mas também o futuro, moldaram desde cedo a mentalidade vencedora que vimos no Grupo. Por isso, é crucial que os gestores estejam preparados para enfrentar mudanças e imprevistos, garantindo a continuidade e a prosperidade a longo prazo.

Claro que, muito além do conhecimento técnico e longevo, para esse triunfo, foi possível contar com algo que os filhos Sergio e Rodrigo herdaram dos pais: paixão, motivação, comprometimento e uma dose extra e recheada de audácia para querer o novo, tentar o antes nunca tentado e muita vontade de fazer acontecer.

“Para nós, desde a infância ficou claro que deveríamos ultrapassar o conceito de que nossa função fosse de apenas administrar uma organização. Estou na Orguel desde os meus 16 anos, e para nós, estar aqui consiste na arte e na técnica de dirigir, impulsionar, e unir e envolver toda a equipe em um mesmo propósito e objetivo e com semelhante amor e dedicação de nossos pais.”, revela Rodrigo.

No ano de 2009, Sérgio Guerra Lages assume a Presidência do Grupo Orguel com o desafio de dar segmento aos trabalhos de Fábio e Francisco de Assis Guerra Lages, que passam a compor o Conselho da empresa.

Novas abordagens e capital intelectual

“Desde jovens, fomos instruídos a ter uma visão ampla de todas as dificuldades e problemas, encontrando tomadas de decisão mais assertivas e coerentes com a realidade.”, declara Rodrigo Guerra, Presidente do Conselho de Administração.

A nova liderança evidenciou o foco da empresa em potencializar oportunidades, viabilizar atalhos e permitir o alinhamento necessário entre os anseios pessoais e os interesses de negócio. A empresa é famosa no mercado por notabilizar valorização profissional e avultar competências.

A unidade fabril, localizada na região de Vespasiano, conta com aproximadamente 150 mil metros quadrados e emprega 400 funcionários. No Brasil todo esse número chega a 1300 diretos e 11.000 indiretos. Marca está presente com unidades no Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, cobrindo todo território nacional.

Lá, de forma enérgica e atinada, está a produção de andaimes, escoras, a linha de escoramentos (outros tipos de andaimes com acessórios), a linha Mecanflex (um diferencial exclusivo da companhia que é um andaime de encaixe) e a hoje considerada menina dos olhos, a plataforma Mecanfly.

Entende-se que tal compromisso, está relacionado ao sentimento de empoderamento dos funcionários, um ambiente de trabalho positivo e a percepção de que o trabalho árduo e capacitado realmente compensa.

José Magno Pacheco, lanterneiro há 45 anos no quadro de funcionários, não esconde o carinho ao falar de sua trajetória: “A Orguel é minha segunda casa e meus amigos, minha segunda família. Sou ouvido, respeitado e estimulado e me sinto orgulhoso e feliz de trabalhar e conviver com todos aqui.”, proclama.

E em 2015, a Orguel iniciou um audacioso projeto de reestruturação interna de projetos e portfólio, a fim de tornar-se ainda mais competitiva no mercado. Com a ajuda de importantes consultorias, redefiniu seu portfólio para a locação de equipamentos de médio e grande porte, voltados para os segmentos da construção, indústria, mineração, off-shore e infraestrutura.

Hoje, por definição, o Grupo, com ações fomentadas, é um dos líderes do segmento e com foco em resultados, vê crescimento continuado em sua geração de receita e a diminuição de despesas.

Investindo incessantemente em tecnologia e alinhada com tendências, a companhia também busca sustentabilidade, que hoje, caminha lado a lado com a inovação.

Um legado facilmente observado em grandes obras brasileiras.

Maior edifício de Minas Gerais contou com a expertise requisitada da Orguel.

Vimos, país afora, a crise que abalou o cenário nacional nos últimos anos e resultou em um enfraquecimento das empresas, com perda de mão de obra e maior endividamento. O Grupo Orguel não se abateu e não só pôde dar continuidade à sua expansão, como também se consolidou e aperfeiçoou no setor.

Participando de notáveis projetos como a construção do maior edifício de Minas Gerais ou na reforma do importante aeroporto de Viracopos, é notório o savoir-faire da empresa, entre tantos outros.

Com quase 60 mil m² de área construída, o edifício Concórdia Corporate é um empreendimento comercial da Construtora Caparaó, situado em um terreno de mais de 7 mil m² na Alameda da Serra, em Nova Lima (MG). O prédio foi orçado em aproximadamente R$ 350 milhões de reais.

Ao Grupo, coube elaborar um projeto especial que fornecesse acesso a cada um dos 44 pavimentos do edifício, em toda a sua extensão de 170 m de altura, de forma a possibilitar a concretagem em cada um dos andares.

O elevador cremalheira era a única forma de acesso aos pavimentos do Concórdia Corporate, sendo usado para o transporte de pessoas e materiais, 24 horas por dia.

Soluções do Grupo Orguel presentes na construção do novo terminal de passageiros de Viracopos, em Campinas/SP.

Já no aeroporto de Viracopos, a demanda foi projetar uma solução para a conclusão dos acabamentos das claraboias de vidros laminados no teto do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos. A ideia de instalar claraboias de vidros laminados fotovoltaicos é proporcionar iluminação natural ao local, diminuindo, dessa forma, os custos mensais com energia elétrica além de estimular a cultura de sustentabilidade em grandes empreendimentos.

Hoje considerada um dos pontos turísticos de Florianópolis, a Ponte Hercilio Luz, também contou com a experiência da Orguel. A ponte sobre o mar necessitava de uma solução técnica que propiciasse um trabalho de restauração na parte de baixo, algo improvável com um andaime convencional.

A opção encontrada foi a QuikDeck, criado para trabalhos em pontes, uma vez que montagem independe de um apoio que saia do solo.

“Para nós é uma honra poder participar da elaboração e fomento da engenharia de acesso como nesse caso. Podemos dizer que buscamos encontrar soluções e podermos deixar nossa marca Brasil a fora.”, afirmou Renison Moreira, Diretor Comercial.

Arena MRV: Em decorrência de sua grandeza e visibilidade, a obra atraiu o olhar de grandes empresas e consequentemente, se tornou muito concorrida. As soluções da Orguel foram certeiras na execução da obra.

Outro grande empreendimento que conta com a perícia da Orguel é a Arena MRV. Em 2020, iniciou-se em Belo Horizonte, a construção do estádio oficial do Clube Atlético Mineiro, a Arena MRV. E no último dia 15 de abril os portões se abriram e os atleticanos puderam desfrutar da grandiosidade e suntuosidade do campo.

A Orguel explicou que uma das principais características dessa obra, foi o fato de ser focada no cronograma da execução dos serviços, e por isso, ao longo de seu desenvolvimento, a segurança e o uso de soluções inovadoras sempre foram pautados como cruciais.

“Está no nosso DNA lidar com o que é complicado, parecendo sem solução, e nesse caso não foi diferente. O cliente precisava executar os serviços de instalação de toda parte elétrica e iluminação do estádio, mas por se tratar de uma cobertura com altura elevada, o local se tornou de difícil acesso. No entanto como contamos com um time muito alinhado e engajado, estudamos as possibilidades e dessa forma tendemos para o QuikDeck e deu tudo certo, sem nenhuma intercorrência.”, alegou Agnaldo Lemos, Gerente de Produção.

Com a missão de facilitar esse processo, a Orguel, utilizou o sistema QuikDeck, evitando um factível atraso no cronograma e aumento de custo do serviço com a montagem de outras soluções.

Além disso, também fez a locação de Plataformas Elevatórias; Andaimes e Geradores. O Andaime Fachadeiro e o Andaime Multidirecional Mecanflex, presentes na obra desde o início, foram utilizados para a execução de alvenaria em locais planos; para vencer os desníveis encontrados nas arquibancadas e na execução do guarda-corpo de vidro da cabine de imprensa, respectivamente.

Lançamento do Ano

Mecanfly em ação.

Pertencente ao grupo, a Mecan, que também fica em Belo Horizonte, é responsável pela fabricação dos equipamentos disponíveis para venda. O carro-chefe da empresa são os andaimes, que correspondem a cerca de expressivos 40% do mercado nacional.

Para Carlos Alberto Villefort, Diretor de Operações, o lançamento vem atender à uma demanda de mercado que precisou se adaptar nos últimos anos, chamada de “low level”: “Esse tipo de equipamento já é bastante comum nos EUA e Europa, aqui no Brasil ele vem ganhando espaço e sendo cada vez mais requisitado pelos clientes graças à produtividade e segurança oferecidas”, reiterou.

Lançada em março deste ano, a plataforma foi desenvolvida para acesso a pequenas alturas, sendo considerada uma alternativa que alia segurança e versatilidade a escadas e andaimes. Seu tamanho possibilita um transporte mais leve e compacto, além de uma amplitude de movimento de 360º para o operador.

Um dos seus diferenciais, é o mastro fabricado em alumínio, desenvolvido pelos projetistas da companhia, o acionamento pode ser considerado o grande atrativo do equipamento, isso porque é feito de forma simples e perfeitamente adaptável a diferentes demandas e requer pouca manutenção.

Além disso, seu manuseio também fica simplificado com todos esses fatores.

De A a Z, tudo para locação

Com um portfólio bem amplo, a Orguel consegue atender todas as fases de uma obra com seus equipamentos.

Desde Plataformas Articuladas e Telescópicas, até compressores de ar e bombas submersíveis, são vários tipos de possibilidades oferecidas aos clientes.

As marcas de equipamentos mais importantes do país e de fora, podem ser locadas na Orguel.

Planejando se destacar na área de Acesso, vem usando mais engenharia e buscando soluções integradas para o nicho. O cliente, ao entrar em contato com a empresa, pode ter uma consultoria especializada que atenderá minuciosamente aos requisitos pedidos por ele.

“Muito além de uma locadora, somos uma hábil desenvolvedora de soluções. Atuamos com o cliente, na investigação do que melhor se adeque ao que ele precisa. Estabelecemos um propósito muito denodado de ser, para aquele cliente, um parceiro para que se obtenha não só o que há de melhor no mercado, mas o que há de mais congruente e atilado para ele.”, declara Sérgio Guerra, CEO da Orguel.

Um olhar atencioso

Há quinze anos, a Orguel conta com um programa especial onde possui uma unidade que emprega 23 funcionários com deficiência intelectual e/ou múltipla, que fazem trabalhos primários de manutenção. Este programa, além de contribuir para a inserção deles no mercado de trabalho, também contribui para a integração na sociedade em geral.

Fábrica da Orguel em Vespasiano, onde trabalham 400 colaboradores.

Equidade e diversidade vistas também no quadro de trabalho da empresa. Muitas mulheres compõem a empresa, que possui um programa estruturado de cargos e salários, com oportunidades iguais e justas.

Com tantas vertentes impulsionadas e fomentadas, o futuro parece promissor para a Orguel, e os planos de internacionalização e ampliação estão à pleno vapor: “Estamos animados, fazendo planejamento estratégico, e acreditamos que os próximos anos nos firmaremos como uma empresa de solução mais completas, capaz de oferecer os melhores projetos em setores que possuem essa necessidade. Um atendimento mais customizado e ajuda aos clientes nos seus projetos. Nos encontramos preparados para crescer e conquistar uma fatia ainda maior do setor.”, sanciona Sérgio.

Mas muito além do fator monetário, nota-se eu seu escopo, uma posição aguerrida e inspiradora que, vem de encontro a um estudo de 2018, nos Estados Unidos, que descobriu que 78% dos entrevistados esperam das empresas performance para além dos lucros; elas também devem impactar positivamente a sociedade.

“O objetivo principal de uma empresa ultrapassa suas benesses ao longo do tempo, garantindo a continuidade de seu negócio e o crescimento sustentável. As empresas têm a responsabilidade de contribuir para a sociedade e o meio ambiente, por exemplo, por meio de programas de responsabilidade social. Assim encaramos os próximos anos e que venham mais desafios.”, finaliza Francisco.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL