Ordem judicial detém trabalhos de ampliação no aeroporto de São Paulo

13 September 2011

Aeropuerto de Guarulhos

Aeropuerto de Guarulhos

Uma juíza federal do Brasil ordenou, no dia 12 de setembro, uma paralização imediata das obras de um novo terminal no principal aeroporto internacional de São Paulo, dizendo que as regras de adjudicação não podem ser ignoradas apesar da pressa durante os preparativos para a Copa do Mundo.

A decisão da corte em São Paulo é um acontecimento preocupante para o governo do Brasil, que enfrenta problemas para expandir a capacidade dos aeroportos do país e construir estádios para a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016.

A juíza Louise Vilela disse que estava ordenando a paralização das obras no aeroporto de Guarulhos porque a autoridade aeroportuária estatal Infraero havia entregado o contrato a uma companhia chamada Delta Constructions sem um processo de adjudicação.

Destacou que a decisão poderia criar um "antecedente perigoso" para as obras públicas no Brasil, permitindo que sejam ignoradas as regras devido à urgência.

A Infraero estima que as obras para construir outro terminal em Guarulhos poderiam custar uns 1,2 bilhões de reais (cerca de US$700 milhões). Com isso seria possível duplicar a capacidade anual do aeroporto a 52,7 milhões de pessoas para 2014.

O Brasil pretende permitir que empresas privadas sejam responsáveis pela construção e operação de cinco grandes terminais de passageiros , incluindo o de Guarulhos, como parte de um esforço maior para acelerar os preparativos para a Copa do Mundo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL