Opinião: Transformação digital de mineração

07 May 2021

Sem dúvida, o surgimento de covid-19 acelerou o processo de transformação digital na indústria de mineração. Hoje, o desafio da indústria é concentrar os investimentos em áreas que possam ajudar a melhorar a eficiência operacional, aumentar a produtividade e manter um ambiente de trabalho seguro, enquanto se esforça para atender aos requisitos regulamentares. As empresas que souberem promover a interconexão, o monitoramento contínuo e a transmissão de informações terão sucesso.

Motorola brochure.

De fato, isso explica o crescimento de redes de conectividade, dispositivos capazes de monitoramento remoto e soluções com vídeo analítico. Deve-se notar que as operações de mineração que já haviam implementado digitalização, automação e controle remoto antes da pandemia tiveram melhor desempenho durante a quarentena.

Cobertura, Criptografia e Segurança

O primeiro obstáculo a ser superado é a falta de cobertura dos sistemas de comunicação, o que faz com que áreas críticas fiquem frequentemente incomunicáveis. Neste contexto, os sistemas de rádio digital apresentam-se como a única opção robusta capaz de garantir uma conexão instantânea onde os sinais convencionais e a conexão à Internet não o fazem. Ainda mais no segmento de mineração, em que a rapidez no envio e reporte das informações é essencial para a tomada de decisões rápidas. Por isso, é importante que esses sistemas de rádio digitais tenham criptografia e proteção para que o pessoal da mina possa entrar em contato com o pessoal autorizado, gravando as comunicações mais sensíveis que os requerem.

A mineração exige que esses sistemas sejam adequados para funcionar mesmo nas situações mais extremas e atendam a padrões de segurança específicos, como ATEX / INMETRO, por serem considerados intrinsecamente seguros. Eles são necessários para trabalhos perigosos com muito ruído, longos turnos, condições climáticas e ambientais adversas, incluindo poeira combustível, produtos químicos explosivos, vazamentos de gás, hidrocarbonetos inflamáveis ​​e muito mais como chuva, umidade, poeira, caindo em solo duro. Esses são alguns dos desafios diários para rádios em operação, que nunca devem afetar sua operação. Ou seja, locais onde uma micro faísca ou o acúmulo de gases ou poeira podem se transformar em uma crise. Além disso, eles têm uma ótima qualidade de áudio, suprimindo o ruído ambiente.

Arturo Carpani Costa, gerente senior de Ventas de Sistemas para Argentina, Paraguay y Uruguay de Motorola Solutions Arturo Carpani Costa, gerente sênior de vendas de sistemas para Argentina, Paraguai e Uruguai da Motorola Solutions.

Por outro lado, o uso da geolocalização por GPS proporciona a possibilidade de saber a localização exata do pessoal de campo, sejam eles próprios ou contratados e acompanhar o movimento e o distanciamento social dos trabalhadores. A disponibilidade de funções de telemetria confiáveis, escaláveis ​​e prontas para uso ajudam a gerenciar ativos remotos distribuídos em uma infraestrutura geograficamente dispersa, o que possibilita ao supervisor determinar quais elementos usar para realizar uma tarefa e designar quem está mais próximo, economizando tempo e gerenciar com eficiência os recursos disponíveis remotamente.

Este ecossistema integral de conectividade crítica deve ser suportado por monitoramento de vídeo em tempo real em toda a área operacional, alimentado por inteligência artificial, o que ajuda a tomar melhores decisões. Nesse sentido, o sistema de vídeo é capaz de relatar automaticamente a um rádio quando ocorre um alarme específico. Esses recursos melhoram a prevenção de riscos, aceleram as respostas em emergências e garantem um controle ininterrupto que otimiza a segurança dos trabalhadores da mineração e das comunidades próximas.

Hoje é possível passar de modelos preventivos a proativos que podem ser aplicados em todas as tarefas e assim conseguir, por exemplo, um trajeto mais eficiente em caminhões, encontrar mais facilmente as principais causas de eventos aparentemente não relacionados, melhorar os tempos de resposta dos serviços de manutenção e assistência em campo, verificar se a sequência de acionamento do sensor indica a existência de um problema para evitar uma parada inesperada da produção, evitar que a falta de estoque prejudique o desempenho da empresa e avisar por meio do alarme de que alguém está no lugar errado, na hora errada.

Informação transformada em inteligência

Motorola

Os centros de operações inteligentes associados na indústria aos dispositivos da sala de controle têm um papel prioritário, permitindo que as plataformas sejam unificadas e processem as informações em tempo real - dados, voz e vídeo - para transformá-las em inteligência. Assim, os dados tornam-se informações para gerar consciência da situação e, caso ocorra um imprevisto, poder agir rapidamente, reduzindo o impacto.

Como resultado, uma mina conectada usa dados de tecnologia de sensores para gerenciar com eficácia as operações da mina subterrânea e a céu aberto. Por meio de um único aplicativo, os supervisores de mina podem receber alertas por voz, mensagens de texto ou notificações no próprio aplicativo. Isto não importa onde estejam - no subsolo, na superfície, no centro de operações integradas, na estrada ou na sede central, e a que tipo de rede estão conectados (LTE, LMR, LAN, Wi-Fi).

Especialistas de todo o mundo concordam que é crucial ter informações precisas e confiáveis ​​sobre o que está acontecendo no local para tomar decisões estratégicas. O desafio está na capacidade de integrar essas ferramentas ao negócio, passando de modelos preventivos a proativos: radiocomunicação, monitoramento e vídeo.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dados que impulsionam as máquinas
Como os fluxos de dados de monitoramento podem reduzir custos e emissões de carbono e talvez um dia permitir que as máquinas funcionem por conta própria
Visita a Tinaja Hills
CLA visitou o Centro de Demonstração e Aprendizagem da Caterpillar em Tucson
Entrevista Engemix: qualidade concreta
A Engemix é uma empresa do grupo Votorantim Cimentos, a maior fabricante de cimento do Brasil e uma das maiores fabricantes do produto do mundo
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL