Omega Morgan transfere fábrica dos Estados Unidos ao México

01 December 2011

Omega Morgan

Omega Morgan

A empresa norte-americana Omega Morgan, especializada em construção industrial, serviços de manutenção, e consertos, foi escolhida pela mexicana Metalsa para transferir a fábrica de carroceria de caminhões Toyota Tacoma desde Stockton, Califórnia, nos Estados Unidos, até Apodaca (próximo a Monterrey), no México, uma viagem de três mil quilômetros. O complexo de Stockton (originalmente propriedade de Dana Corp.) conta com uma série de estações de soldagem robotizada e de montagem, máquinas de estampagem de aço, redes de montagem, equipamentos de computação e equipamentos de escritório - todos acessórios sofisticados para fabricação moderna.

O processo de instalação da fábrica no novo lugar começou com uma sessão de fotos em detalhe e gravação do desenho exato da fábrica original. Logo, começou o processo de desconexão de todas as células robotizadas de soldagem elétrica e mecânica, desmontagem de todas as instalações, para logo encaixotar tudo para sua exportação, explica Mark Shanholtzer, gerente de projeto da Omega Morgan, que supervisou a tarefa.

Foram necessárias seis semanas para completar as tarefas, as quais foram complicadas devido aos cuidados que necessitavam os delicados equipamentos robóticos, para evitar qualquer tipo de dano durante o transporte. Os guinchos versa-lift da companhia, tiveram um papel fundamental na movimentação do equipamento.

Ao mesmo tempo, a Omega Morgan executou outra importante tarefa: preparar corretamente a documentação alfandegária para evitar demoras na fronteira. No total, 30 caminhões semirreboque foram utilizados para transportar o equipamento até Apodaca.

Com a chegada dos equipamentos no México, começava a segunda parte das tarefas, montar a fábrica novamente. Junto com a Metalsa, a empresa norte-americana tirou tudo das caixas e levou ao novo edifício. Para facilitar a transição, a Omega Morgan já tinha enviado anteriormente uma equipe para que trabalhasse junto com os engenheiros da Metalsa para estudar e projetar a área de instalação. A este procedimento foi dada uma grande importância já que a nova linha de produção da Toyota transportada era parte da expansão de uma instalação já existente, o processo de reinstalação não poderia interferir na produção.

"Este foi um processo complicado e difícil logisticamente, afirmou Shanholtzer. "Foram superados desafios na documentação, o idioma, as diferentes personalidades, a distância, inclusive as diferenças nos sistemas de medição de ambos os países. Mas no final do projeto, a Metalsa ficou tão impressionada com o rendimento, que fomos considerados 'fornecedor de preferência', o que vai ajudar na obtenção de novos projetos no futuro", acrescentou.

A Omega Morgan é conhecida como uma companhia especializada em projetos "Turn Key". Na atualidade, a companhia está apostando por uma série de projetos na América Latina, entre eles México e Argentina.

A Omega Morgan oferece seus serviços para manipulação e transporte especializado, movimentação de máquinas, embalagem e empacotamento, construção industrial e movimentos de equipamentos de processo e serviços de arquitetura.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL