Oferta de construção disparada na Bolívia

By Milena Jiménez17 December 2014

Santa Cruz Bolivia

Santa Cruz Bolivia

A Bolívia, e Santa Cruz em particular, vive atualmente um auge no setor da construção. Segundo a Câmara da Construção de Santa Cruz (Cadecocruz) desde 2012 o gasto em construção aumentou 32% nessa cidade.

Esse aumento pronunciado deve-se à construção de petroleiras, centros empresariais, hotéis, centros comerciais e campos de golfe. No total, são aproximadamente 60 os projetos que estão em alguma etapa de desenvolvimento na cidade.

Apesar deste cenário, a incipiente oferta preocupa algumas pessoas. Teme-se que o mercado não seja capaz de absorver todas as novas construções. Pablo Mendieta, economista chefe da Câmara Nacional de Comércio da Bolívia, afirma que “temos informação insuficiente para quantificar a demanda”.

É assim como acredita-se que o mercado de bens raízes boliviano chegou a seu peak. Os bancos têm tomado medidas a esse respeito. “Desde o ano passado os bancos têm restringido seus empréstimos por cautela a que o mercado imobiliário possa saturar-se”, explica Gonzalo Ostria, ex-gerente geral de Finanças e Operações do Banco Econômico.

Santa Cruz é a capital empresarial da Bolívia e triplicou sua população durante os últimos dez anos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL