OEC busca por soluções criativas para ampliar a produtividade e ação ESG

By Luciana Guimaraes07 July 2022

A OEC lançou na última segunda-feira, dia 4 de julho, o seu programa de inovação aberta, o OEC IN.

A novidade vem acompanhada pelo lançamento de um podcast, batizado de Conexão OEC, que vai reunir especialistas da área para contar suas histórias de desafios, sucessos e percalços no mundo da inovação, sempre que possível tendo como pano de fundo a construção pesada, área de atuação da companhia, que vê grandes oportunidades e possibilidades oriundas da atuação de construtechs e outras startups neste mercado.

OEC IN

O programa institucional da OEC tem o objetivo de conceber soluções para os desafios enfrentados nos canteiros e escritórios da empresa. Ele foi estruturado com base em quatro vertentes: desenvolver uma cultura interna voltada à mobilização e engajamento; conectar a OEC ao ecossistema de inovação aberta; oferecer apoio técnico em processos de atualização tecnológica, gestão do conhecimento e transformação digital; e posicionar a OEC como protagonista que fomenta e integra a inovação em seu setor de atuação.

Novo modelo

O OEC IN nasce com um grupo fixo de coordenação, que é responsável por articular prioridades com as demais áreas da empresa e atuar como facilitador no desenvolvimento de soluções e desafios de inovação para oportunidades identificadas. Uma vez visualizada uma oportunidade, são formados Grupos de Trabalho (GTs) - estruturas temporárias que se organizam espontaneamente, inspiradas no conceito das “mesas ágeis”. Trata-se de pequenas equipes multidisciplinares integradas por pessoas com diferentes habilidades, trabalho colaborativo e um objetivo comum.

Estes GTs duram o tempo necessário até o encaminhamento e entrega da solução pretendida.

O Comitê de Inovação, por sua vez, é a estrutura diretiva do programa. Formado por lideranças e representantes das áreas corporativas, ele desempenha as funções de avaliação e priorização de projetos, mobilizando os recursos técnicos e financeiros necessários.

Case vencedor

A OEC sempre foi reconhecida por sua capacidade de desenvolver metodologias construtivas e inovadoras. Recentemente recebeu o prêmio InovaInfra, oferecido pela revista O Empreiteiro, por uma solução implementada no assentamento de tubos em aço carbono na obra do novo Sistema de Abastecimento de Montes Claros, realizada para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). A nova metodologia desenvolvida pela OEC aumentou em 28% a produtividade e proporcionou uma redução de 19% no custo de assentamento dos tubos na obra, superando o desempenho dos métodos convencionais, o que permitiu que fosse atingido o marco de 1,27km de adutora assentado em apenas um turno de trabalho.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Por que é essencial digitalizar o setor da construção mexicana?
Coluna de Luis Herrera, chefe de vendas para a América Latina e Espanha, Procore
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL