Odebrecht é a empresa mais internacional do Brasil

By Fausto Oliveira01 September 2014

A Odebrecht é a empresa multinacional brasileira com mais alto índice de internacionalização, de acordo com o estudo 2014 da Fundação Dom Cabral. O relatório apresenta anualmente uma informação sobre a presença de companhias brasileiras de todos os segmentos econômicos no estrangeiro.

A Odebrecht ficou na frente de alguns gigantes industriais do país, como a fabricante de materiais metálicos Gerdau e a empresa de cimento InterCement, além de empresas de produção de carne embalada, como a Marfrig e a JBS.

Para chegar ao dado, a fundação analisa quanto dos ativos, do faturamento e dos trabalhadores tal empresa tem fora do Brasil em relação ao seu total. No caso da Odebrecht, seus números fora do Brasil representam 54,9% do total.

O estudo considerou dados do ano de 2013 de 52 multinacionais brasileiras. Em comparação com o exercício de 2012, a participação no estrangeiro das multinacionais brasileiras cresceu, passando de 21,3% para 22,9% de seu total de ativos, faturamento e trabalhadores.

A Odebrecht tem quatro subsidiárias fora do Brasil: Argentina, Peru, Portugal e Venezuela. Mas participa de outros modos, como por meio de consórcios, em muitos outros países. Exemplos disso são sua participação na Colômbia, onde disputa licitações do plano de concessões rodoviárias conhecido como 4G, e em Cuba, onde com o apoio do governo do Brasil construiu o Porto de Mariel. Além disso, se destacam suas atuações nos mercados do Oriente Médio e da África.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL