Obras viárias provocam alagamentos no Chile

By Juliana De Andrade19 April 2016

Inundaciones Santiago

Inundaciones Santiago

A Avenida Andrés Bello na cidade de Santiago, capital do Chile, ficou inundada neste último final de semana devido às intensas chuvas que caíram nos últimos dias no país. Além disso, a inundação do rio Mapocho contaminou a rede de água potável deixando um milhão de pessoas sem abastecimento de água.

Porém, o rio não transbordou por que superou sua capacidade, a emergência aconteceu por conta das obras viárias que estão sendo levadas a cabo no bairro de Providência, no setor conhecido como “Sanhattan”, que liga a capital com as principais rodovias.

As inundações deixaram três avenidas intransitáveis e dois tuneis alagados, além disso, o Escritório Nacional de Emergências do país declarou alerta vermelho para 27 bairros da Região Metropolitana. O Ministério de Obras públicas, por sua vez, já declarou que aplicará multas e encargos civis às duas empresas responsáveis pelas obras, a Costanera Norte e a Sacyr, pois dias antes da catástrofe haveria advertido a empresa a tomar um conjunto de medidas necessárias para conter possíveis acidentes com as precipitações que se apresentariam. Segundo foi declarado pelo órgão, isso não deveria ter acontecido, já que o rio tem capacidade suficiente para a quantidade de água que caiu, porém, apesar das advertências, a empresa concessionária não aderiu ao proposto e a água entrou por um dos tuneis em construção e saiu para as vias públicas.

A empresa Costanera Norte, não emitiu nenhum comunicado oficial, mas declarou para a imprensa local que cumpriu com o programa de contingência, porém o canal de desvio se rompeu.

Durante o curso da semana, os títulos de propriedade da espanhola Sacyr, cotizados no Ibex Espanhol, principal Bolsa de Madrid, caíram cerca de 2,18%.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL