Obras rodoviárias começam no Paraguai

By Luciana Guimaraes13 July 2021

Uma das obras que ligará Assunção à cidade de Lambaré é a nova avenida Costanera Sur, que envolverá um investimento de US$ 130 milhões.

A previsão é que esta obra, que faz parte da Faixa Costeira de Assunção, possa suportar o tráfego de 15 mil veículos por dia. O projeto de via rápida decorrerá na modalidade “chave na mão”, onde o ganhador da concessão executa as obras de engenharia e construção e subsequentemente lide com os assuntos administrativos.

Projeto foi ganho pelo Consórcio Sul (CDS), formado pela empresa espanhola EuroFinsa e pela empresa paraguaia Ingeniería de Topografìa y Caminos (TyC). Essas obras têm prazo contratual de seis meses para o projeto final da peça de engenharia e mais 36 meses para a execução das obras. É uma avenida de 7,5 quilômetros de extensão que será erguida em aterro graças ao método de refino com material extraído do Rio Paraguai.

A altura mínima é de 64 metros acima do nível do mar. Além disso, a avenida terá quatro trilhos, divididos por um calçadão central, “o pavimento será de concreto asfáltico”, afirmam do CDS. Por sua vez, a rodovia terá sistema de drenagem pluvial, iluminação pública e instalações de água, além de dutos subterrâneos. A isso devem ser adicionados estacionamentos e outras obras menores.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL