Obras municipais em alta na Argentina

28 November 2017

Lugares como Mendoza estão vendo um boom de investimentos em pequenas obras.

Mendoza

Mendoza

O Programa de Infraestrutura Municipal do Ministério da Economia da Argentina projeta um investimento de US4 30 milhões na execução de pequenas obras em 2018. O plano permite a transferência de fundos, de origem nas províncias, em contrapartida à realização de obras municipais com forte impacto social, como a manutenção e melhoramentos nas vias públicas, reforma de praças e ampliação de conexões de serviços sanitários, entre outras.

O programa crescerá no ano que vem, já que em 2016 contava com orçamento de US$ 1,8 milhão, ao mesmo tempo em que a obra pública provincial se encontrava paralisada devido à enorme dívida que províncias como Mendoza tinham com provedores. Este ano o orçamento chegou aos US$ 18 milhões e no ano que vem vai quase dobrar. Os recursos comprometidos com Mendoza para 2018 são 10,28% do total nacional.

O programa prevê um claro caminho administrativo em que os municípios apresentam os projetos à Província. Os projetos são coisas muito básicas, como meios-fios, valetas, repavimentação de ruas, pequenas obras de esgotamento sanitário e escoamento de águas, pequenas pontes e outros. O governo provincial então firma um convênio com o município para transferir os fundos, que podem ser aplicados na compra de materiais ou contratação da totalidade ou parte da execução da obra.

Assim estão sendo estimulados os investimentos locais na Argentina, através de recursos econômicos geridos pelas províncias e aporte de mão de obra e maquinário pelos municípios.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL