Obras continuam no Norte Grande da Argentina
19 May 2021
São cerca de 607,4 quilômetros que se somam às 10 obras viárias que estão sendo realizadas pelo Ministério de Obras Públicas da Argentina. A iniciativa, financiada pelo governo daquele país, busca proporcionar maior segurança viária e, ao mesmo tempo, melhorar a conectividade em todo o norte grande argentino.
As 10 obras somam um pacote de investimentos próximo a US $ 367 milhões, gerando mais de 1.600 empregos em províncias como Salta, Jujuy, Chaco, Corrientes ou Misiones, entre outras.
Em Catamarca, por exemplo, o recapeamento e posterior manutenção da RN 60 avançam, por 172 quilômetros. Essas obras estão localizadas entre o entroncamento com a RN 157 e RN 38, dos quais 75 quilômetros já foram concluídos. A esse respeito, Gabriel Katopodis, ministro da pasta, disse: “O RN 60 é um trabalho importante para a província e para a região que vem sendo realizada. Hoje o governo está tomando decisões para que, quando a pandemia acabar, estejamos mais preparados e com a infraestrutura que a Argentina precisa para finalmente se erguer.”
A RN 60 atravessa os municípios de Chumbicha, San Martín e Casa de Piedra e faz parte da principal via de comunicação entre Catamarca e o norte de La Rioja com a área central do país. Espera-se também que as obras sejam uma contribuição para setores produtivos como a agricultura e a mineração, que também reduzam os tempos de viagem, beneficiando quem faz uso dessas rotas diariamente.
Além dessas obras rodoviárias, apenas em Catamarca, o MOP argentino vai investir cerca de US $ 27 milhões em obras rodoviárias, hídricos, de água ou saneamento, o que significa investimentos 160% mais do que em 2019. Todas essas obras fazem parte do Plano Argentina Hace, que está implementando o país em determinados projetos prioritários de natureza urbana, sanitária ou educacional.