Obra mais sustentável das Américas é de concreto

By Fausto Oliveira27 April 2018

Centro de Sustentabilidade do Sebrae em Cuiabá recebeu o reconhecimento internacional.

cuiaba

A construção eleita como a mais sustentável das Américas foi feita em concreto aparente. O Centro Sebrae de Sustentabilidade, que fica em Cuiabá, capital do Mato Grosso, recebeu o reconhecimento do Building Research Establishment, da Inglaterra, entidade que é uma das mais respeitadas certificadoras de construção verde no mundo.

O recinto abriga a divisão de estudos e programas de sustentabilidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Seu reconhecimento como edifício mais sustentável das Américas se deu exatamente pela arquitetura em concreto. O arquiteto José Afonso Portocarrero desenhou uma estrutura que lembra uma cabana indígena da região amazônica, com muitos espaços de circulação de ar e aproveitamento da luz natural.

cuiaba2

Mas a solução do teto foi especialmente determinante para o resultado. Portocarrero desenhou um teto de concreto em duas camadas, que têm entre si um espaço de 30 centímetros. Este espaço serve para regular a temperatura do ambiente externo, além de absorver água através de calhas estruturais.

Como resultado da estratégia de duas camadas de concreto, a temperatura dentro da construção chega a ser 10 graus menor do que no exterior. A água recolhida é usada para regar plantas, limpeza e utilização nos banheiros.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL