Obra de túnel paralelo avança no Chile
02 May 2019
Túnel Melón II correrá ao lado do original, El Melón, a fim de dar mais trafegabilidade a rodovia.
No Chile, avança uma obra interessante de túneis. O Túnel Melón II é construído em paralelo ao Túnel El Melón, e terá 2,8 km de comprimento. A expectativa de operação é para o ano de 2021. A ideia é trafegar mais rapidamente pela Ruta 5 Norte do país. Quando o segundo túnel entrar em operação, serão dois, cada qual com duas pistas por sentido.
Cerca de 400 pessoas trabalham na obra que fica a cerca de 150 km de Santiago. O túnel, com oito metros de altura e 11 de largura, permitirá velocidade máxima de 100km/h.
“Esta obra vai melhorar muito a conectividade e trazer economia de tempo, o pedágio será automático, e além disso os padrões de segurança serão os mais atuais”, disse o ministro de Obras Públicas do país, Juan Andrés Fontaine.
Assim, as obras têm hoje 8% de seu andamento concluídos, ainda em fase de escavações e detonações, a fim de retirar 400 mil metros cúbicos de material.
O investimento contemplado no projeto chega a US$ 124,7 milhões, o que o torna uma das grandes obras do programa de concessões promovido pelo governo chileno.