Obra de túnel em Acapulco enfrenta desafios

02 March 2016

Sandvik México túnel

Sandvik México túnel

A empresa mexicana Acatunel, consórcio formado pela ICA e a Carso, está realizando a perfuração de 3,2 quilômetros de túnel na montanha Cumbres de Llano, numa via que conectará Cayaco e Brisamar, na baía de Acapulco, no México. Para o serviço, a empreiteira escolheu os jumbos Sandvik DT820-SC e DT1131-SC, cujo trabalho se concluirá em julho deste ano.

Atualmente, os equipamentos operam em dois turnos de doze horas, permitindo assim um avanço de 7,2 metros em cada jornada de trabalho. Apesar disso, o processo de perfuração está encontrando problemas devido à geologia de Cumbres de Llano, que predominantemente é composta de basalto e granito, rochas abrasivas e duras que desafiam os jumbos. Outro problema que está sendo particularmente difícil para a empreiteira é a ocorrência de água durante a perfuração, que deve ser recolhida e desviada. Além disso, há fraturas na rocha que provocam pequenos deslizamentos ao longo da obra.

“O que acontece é que o teto do túnel cai, deixando uma parte superior vazia sobre ele”, explica Miguel Ángel Banuet Rodríguez, supervisor geral do projeto. “Este espaço vazio precisa ser preenchido com shotcrete ou concreto hidráulico, para que seja mais seguro, e isso provoca atrasos”, afirma.

Para perfurar as rochas, a Acatunel está utilizando barras T38-Hex35-R32, acoplamentos T38-T38 e martelos RD525 com bits de 48 mm. A empresa também usou as perfuratrizes DX680 e DX700 para abrir o túnel e criar drenos para as águas.

O projeto total, que prevê a construção de uma rodovia de oito quilômetros, recebe investimentos de cerca de US$ 213 milhões, e permitirá um trânsito mais rápido entre o aeroporto de Acapulco e a baía, onde estão os resorts turísticos.

Segundo as autoridades, o túnel de Acapulco é de grande importância para a região, pois vai mudar drasticamente os padrões de tráfego para a cidade e seus arredores, além de reduzir o tempo de viagem desde o aeroporto, bem como o número de acidentes, o que necessariamente levará a maior desenvolvimento econômico da região.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL