O voo da Haulotte
17 December 2015
A Haulotte não está para brincadeiras na América Latina. Este ano, em seu 30º aniversário, tomou iniciativas importantes para alcançar seu objetivo de chegar a ter 30% do mercado regional de plataformas aéreas.
Como parte deste esforço, em meados de novembro reuniu seus distribuidores mexicanos em Cuernavaca, naquele país, para a edição 2015 da sua ExpoHaulotte, evento que contou com a presença da Construção Latino-Americana (CLA), e onde apresentou seus sete equipamentos de maior demanda na região, sendo três deles lançamentos.
Os lançamentos eram versões intensamente melhoradas dos equipamentos Optimum 8 (tesoura elétrica), STAR 10 (mastro vertical), e a irmã maior da lança articulada HA 16 RTJ, a HA 20 RTJ, equipamento que tem o mesmo projeto que o modelo anterior, mas capaz de alcançar os 20 metros de altura.
As mudanças nos equipamentos foram muitas e muito significativas. As plataformas elétricas Optimum 8 e as da gama STAR têm seu motor totalmente elétrico (motor AC). Desta forma, são capazes de reduzir praticamente a zero a manutenção do motor, por não terem escovas. Além disso, a máquina promete mover-se com maior suavidade, por evitar os trancos típicos de um motor hidráulico.
No caso da Optimum 8, outro importante avanço foi a incorporação de um contrapeso, o que segundo a Haulotte é um fato inédito na categoria das tesouras elétricas. Além de agregar estabilidade à plataforma, o contrapeso serve também como degrau de acesso para o operador, e tem uma porta de armazenagem para cabos. A Optimum 8 também traz uma grande oportunidade de economia no custo de uso, ao reduzir de 20 para 10 o número de mangueiras hidráulicas, e por ter mantido apenas um cilindro hidráulico. Menos componentes hidráulicos, menor possibilidade de fuga de óleo.
Todos os equipamentos apresentados na ExpoHaulotte 2015 tinham uma característica inovadora e significativa em sua estrutura: o material da carroceria. Agora, elas são feitas de um composto metálico que substitui o aço, e que por ser mais flexível tem muito mais resistência a batidas.
O mesmo vale para a HA 20 RTJ, que leva um dos produtos mais famosos da Haulotte a uma nova altura. Com motor diesel, esta plataforma articulada agora chega aos 20 metros. Em sua versão PRO, a máquina vem com o dispositivo de proteção ACTIV´Shield Bar (que é opcional nas demais versões), e agrega um nível superior de segurança contra acidentes fatais.
Financiamento
A Haulotte aproveitou sua reunião no México para anunciar o lançamento de seu novo serviço financeiro, o Haulotte Financial Services, a muitas partes da América Latina. Através dele, a fabricante francesa se compromete a facilitar as condições de compra para o mercado regional.
Uma apresentação de possíveis planos de aquisição mostrou como, por exemplo, em formato de leasing operacional, uma locadora pode obter o retorno do valor investido em menor tempo que no leasing financeiro, enquanto mantém a opção de compra ou devolução ao final do contrato. Mas tendo lucrado com o aluguel do equipamento a seus clientes finais por todo o período.
A empresa mostrou, portanto, um sólido pacote técnico e comercial que lhe franqueia como plenamente viável o objetivo de 30% do mercado latino-americano em alguns anos.