O valor da locação

08 July 2014

CLAJUNEunitedrentals

CLAJUNEunitedrentals

Definitivamente, a enorme quantidade de projetos previstos para a América Latina nos próximos anos está chamando a atenção de empresas de diversas partes do mundo. Este também foi o motivo pelo qual a empresa de locação de equipamentos para a construção United Rentals começou a olhar a região com outros olhos.

“Acreditamos que muitos mercados latino-americanos apresentam atrativas oportunidades de crescimento em locação, já que os países investem em infraestrutura de energia, mineração e manufatura. O Brasil é um exemplo disso”, afirma Tim Rule, vice-presidente de Desenvolvimento de Mercado da norte-americana.

Ao que parece, a empresa, que está focada na construção não residencial na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), está bem consciente de tudo o que vem acontecendo na América Latina. É a partir dessa previsão positiva que a companhia decidiu prestar mais atenção ao negócio na região. Além disso, nos últimos tempos o número de exportação de equipamentos usados da companhia destinados à América Latina registrou um crescimento importante.

“Quando se combina um acréscimo de máquinas com crescimento econômico é uma receita de sucesso para um forte crescimento da indústria de locação”, defende o executivo, que conversou com a Construção Latino-Americana sobre a opinião da empresa em relação ao mercado latino-americano, sua postura sobre a região e negócios, além dos planos para o futuro.

Como avalia a construção na América Latina?

Acreditamos que muitos mercados latino-americanos apresentam atrativas oportunidades de crescimento no que se refere à locação, já que os países investem na infraestrutura de energia, mineração e manufatura. O Brasil é um grande exemplo disso. Durante os próximos 10 ou 15 anos, há bilhões de dólares previstos para investimentos em portos, projetos ferroviários e rodoviários.

Qual é a sua opinião sobre o mercado de locação na região?

A locação é ainda relativamente baixa em muitos mercados da América Latina em comparação com a Europa e os Estados Unidos. Mas os mesmos fundamentos econômicos que vêm levando esses mercados a preferir a locação em lugar da propriedade dos equipamentos também se aplicam na América Latina. As empresas que têm o capital necessário para constituir frotas de locação estarão muito bem posicionadas para participar no crescimento.

Como a United Rentals está trabalhando neste momento?

No momento, a América Latina tem sido um importante mercado de exportação para as vendas de máquinas usadas da United Rentals. Estamos continuamente rotando o equipamento para fora de nossas frotas de locação dos Estados Unidos e Canadá, com uma porcentagem significativa da exportação a mercados que não sejam o norte-americano nem o canadense. Cerca da metade dessas exportações são destinadas à América Latina e estamos vendo o aumento constante da demanda à medida que mais clientes conhecem o equipamento que oferecemos. Atualmente temos aproximadamente US$700 milhões em frota à venda, o que nos torna o maior produtor de equipamentos usados no mundo, com mais de 250 tipos de diversas categorias de equipamentos. Com uma frota tão grande, somos uma importante opção para os clientes que buscam o melhor e mais reconhecido vendedor, já que nosso equipamento está em melhor estado. Precisam de 300 plataformas de tesoura? Não há problema.

Qual é a importância da América Latina para a empresa?
No momento não temos escritórios na região. No entanto, estamos realizando pesquisas de mercado em vários dos mercados-chave e avaliando as oportunidades de locação.

Temos certeza que a indústria de locação vai registrar um crescimento em longo prazo na América Latina. Quando você combina o atrativo potencial de crescimento das rendas, sua importância com o mercado de exportação e sua proximidade à nossa rede de sucursais existentes, os mercados latino-americanos são muito importantes para United Rentals.

Metade de nossas exportações de equipamentos usados vai para a região. Cerca da metade destes envios é para o México, 30% ao Chile e o resto vai para outros países do Sul e da América Central.

Devido à proximidade do México e os baixos custos de transporte, este é um mercado de exportação muito importante para nós. Quando se trata da facilidade de fazer negócios e um panorama econômico favorável em longo prazo, o Chile é muito atraente. No entanto, pelo tamanho e pela oportunidade de crescimento, principalmente em plataformas aéreas, o Brasil merece destaque.

Que tipo de equipamentos são os mais buscados?

Na categoria de terraplanagem, John Deere, Case e Bobcat são nossas marcas principais de exportação para América Latina. Quando se trata de plataformas aéreas, Genie e JLG. Com relação aos equipamentos gerais de locação, os compressores de ar da Sullair e da Atlas Copco são os mais buscados.

Quais são os planos de investimento na região?

Na atualidade estamos investindo em suporte dedicado à vendas de exportação para a América Latina. Quando se trata do investimento em locação, estamos fazendo nosso dever de casa, e somos otimistas ao pensar que as oportunidades estão aí latentes. Então acredito que seria mais interessante perguntar ‘quando’ ao invés de ‘se’ vamos entrar.

Quais outras regiões do mundo são importantes para a empresa?

Aproximadamente 40% de nossas exportações de equipamentos usados vão para a Ásia, onde estamos registrando um aumento da demanda de plataformas aéreas. Outros mercados em que estamos concentrando nossos esforços de vendas são a África e o Oriente Médio.

Quem são seus principais clientes?

Quando se trata de locação, nossos principais clientes são os dos setores de construção industrial e não residencial. United Rentals, sendo a maior companhia de locação do mundo com 860 localizações na América do Norte, está especialmente qualificada para atender grandes empresas industriais e da construção que operam através de diversas e amplas geografias. No entanto, com filiais em diversos lugares e uma frota de US$ 8 bilhões, também somos uma opção conveniente para os clientes menores e locais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL