O setor mineiro está a reduzir as suas emissões para cumprir os objetivos de descarbonização

O Guia Black & Veatch ajuda o setor de mineração latino-americano a reduzir emissões e cumprir metas de descarbonização.

POrtada informe black veatch

Para apoiar os esforços da América Latina na luta contra as mudanças climáticas e sensibilizar os principais intervenientes da indústria mineira na região, a Black & Veatch lançou um novo relatório intitulado “Descarbonização das Minas Latino-Americanas: Além das Energias Renováveis”. Este relatório explora várias tecnologias e abordagens para reduzir as emissões de carbono na indústria mineira da região, destacando especialmente o papel do hidrogénio como fonte de energia alternativa emergente. Estas tecnologias de hidrogénio, tanto para veículos e máquinas como para armazenamento de energia no ponto de utilização, têm o potencial de transformar a forma como a descarbonização é abordada em todo o setor mineiro global.

A Agência Internacional de Energia (AIE) indicou que, para cumprir os compromissos estabelecidos no Acordo de Paris, a produção de minerais destinados a tecnologias de energia limpa deve aumentar quatro vezes o seu volume atual até 2040. Dado que a mineração é um setor que consome muita energia atividade e desempenha um papel crítico na cadeia global de abastecimento de energia limpa, alcançar a neutralidade de carbono nesta indústria torna-se um elemento essencial na luta contra as alterações climáticas.

“O planejamento e a integração de energias renováveis ​​para impulsionar as operações de mineração na América Latina é um objetivo estratégico para o setor de mineração e representa um primeiro passo alcançável em direção a uma transformação operacional que resultará em maior eficiência energética, lucratividade e sustentabilidade”, afirmou Pablo Peñaranda. , Diretor de Desenvolvimento de Negócios PIMM (Indústrias de Processo, Mineração e Manufatura) para a América Latina da Black & Veatch.

Mina de sal en Jujuy (Foto: iStock, provista por Black&Veatch)

Devido às suas características geográficas e à abundância de recursos naturais, a América Latina tem um imenso potencial de energia renovável, e grande parte da capacidade adicional de geração de energia em toda a região provém de fontes limpas. Segundo dados da Organização Latino-Americana de Energia (OLADE), até 2022, aproximadamente 81% da nova capacidade de geração instalada na América Latina e no Caribe é derivada de fontes de energia limpa, incluindo energia eólica, solar, hidrelétrica, entre outras. como usinas térmicas que utilizam recursos renováveis ​​como biogás e biomassa.

Neste contexto, a transição para fontes de energia mais sustentáveis ​​no sector mineiro tornou-se um objectivo estratégico de crescente relevância. É imperativo que as empresas mineiras tenham um conjunto de ferramentas robusto e um quadro de avaliação para traçar um caminho fiável para a neutralidade carbónica.

“Priorizar os investimentos necessários em inovação requer conhecimentos técnicos em tecnologias emergentes, que devem ser considerados para planear estratégias de transição ideais e personalizadas. “Este é o momento ideal para as empresas mineiras avaliarem estas alternativas tecnológicas para garantir um caminho fiável e rentável para a neutralidade carbónica”, disse Peñaranda.

Você pode acessar o relatório “Além das Energias Renováveis: Descarbonização das Minas Latino-Americanas” aqui.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL