O que esperar da inovação para o setor de engenharia em 2023

Conectividade nos canteiros de obras chama a atenção.

A indústria de construção é a 4ª que mais investe em tecnologias digitais no Brasil, ficando atrás apenas das áreas de varejo, financeiro e serviços. Os dados são de um estudo realizado pela Cortex, empresa de inteligência de dados para marketing e vendas. Para 2023, a expectativa é de crescimento e de um setor ainda mais sólido tecnologicamente. Entre tantas possibilidades de inovação, há algumas áreas que devem se destacar.

Para isso, grandes construtoras brasileiras apostam em ações afirmativas que incentivem a prática de inovação. É o caso da Andrade Gutierrez, que conta com um programa de inovação aberta chamado Vetor AG, para buscar fornecedores de soluções inovadoras aplicáveis às obras e áreas corporativas da companhia. Desde seu lançamento, em 2018, o programa se conectou com mais de 1,5 mil startups, além de ter acelerado mais de 30 iniciativas e contratado mais de 20 soluções.

Uma tendência de inovação é a maior conectividade nos canteiros de obras, graças à tecnologia do 5G que está sendo ampliada no país. A conectividade e a rastreabilidade que o 5G permite sobre equipamentos, materiais e pessoas trarão dados e estatísticas em tempo real. Elas serão úteis na redução de custo das obras, aumento de produtividade e tomada de decisões, além de impactar a segurança do trabalho de forma positiva por meio da conectividade aplicada em equipamentos de proteção.

Para André Medina, gerente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG, “o 5G abre caminho para que tecnologias como drones, sensores e qualquer outro aparelho que necessite de conexão com a internet tenham melhor aproveitamento e tempo de resposta muito menor em comparação com o 4G”. O gerente ainda esclarece que a ultravelocidade proporcionará avanços na Engenharia 4.0, potencializando recursos já existentes, como a Internet das Coisas (IOT) e a Modelagem da Informação da Construção (BIM).

Na engenharia, o metaverso deve explorar a gamificação, como plantas em visão de 360º graus e ambientes virtuais interativos. Segundo Medina,o metaverso elimina as barreiras entre o físico e o digital, sendo possível explorar mais a fundo experiências imersivas. “A construção civil predial será a mais beneficiada nesse quesito, porque envolve a experiência do cliente. Entretanto, a construção de infraestrutura não ficará para trás e irá explorar a tecnologia de outras formas como em treinamentos imersivos de segurança do trabalho”, explica o Gerente.

Foto: AdobeStocker by Miha Creative

Junto a essas inovações, uma prática ainda mais presente será a inovação sustentável, que faz parte da abordagem ESG. Trata-se de uma estratégia que torna os empreendimentos mais sustentáveis e ambientalmente responsáveis, possivelmente aumentando sua qualidade e reduzindo custos. “Todo o ciclo de vida de um projeto ou empreendimento pode ser repensado sob o viés sustentável. Os benefícios contemplam a sociedade como um todo, do ponto de vista ambiental, e o próprio empreendimento em si, que se torna mais moderno e eficiente”, conclui Medina.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL