Apenas alguns meses depois de fechar e embalar seus estandes na feira Bauma na Alemanha em outubro, os fabricantes de equipamentos de construção se reagruparam e estão se preparando para outra grande feira, a ConExpo-Con/Agg 2023 em Las Vegas.

Notícias com atualização periódica - Veja algumas das empresas que estarão na Conexpo 2023

Com o espaço de exposição ampliado já esgotado, as esperanças são grandes para a exposição americana. A ConExpo 2020, que fechou um dia antes devido à pandemia covid-19 iminente, foi um sucesso geral, mas causou um estresse extremo aos expositores e participantes.

Mas tudo isso está no passado e a feira de 2023 está se preparando para apagar qualquer memória ruim. Reconhecida como a maior feira da América do Norte, a ConExpo esgotou oficialmente todo o espaço de exposição disponível no início de dezembro de 2022, de acordo com o planejador da feira da Associação de Fabricantes de Equipamentos (AEM). A ConExpo 2023 será a maior da história.

“A adição do novo West Hall e do Diamond Lot no Centro de Convenções de Las Vegas nos proporcionou e aos nossos expositores uma série de novas oportunidades para mostrar como estamos levando a indústria da construção civil ao próximo nível”, disse o diretor da feira. Dana Wuesthoff. “Agora, com 2,8 milhões de metros quadrados de exposições, os profissionais da construção têm mais para ver do que nunca”.

ConExpo 2023 will be the largest of all time, with 2.8 million square feet of exhibits. (Photo: Robert Dimmitt)

Assim como Bauma foi um pouco diferente em outubro, será a ConExpo. Os guindastes Manitowoc não estarão oficialmente expostos, embora alguns de seus revendedores exibam seus guindastes. Em outubro, o presidente da Manitowoc, Aaron Ravenscroft, disse à revista irmã da CLA, American Cranes & Transport, que a empresa havia decidido investir seus recursos na bauma em vez de na ConExpo. “Acho que, antes de tudo, o momento foi muito difícil para fazer dois shows de uma maneira de classe mundial”, disse ele. “Para nós, ele foi impulsionado pelo tempo”.

Pelo contrário, as empresas e fabricantes de equipamentos americanos com subsidiárias americanas que não participaram da Bauma pretendem causar agitação em Las Vegas.

Maiores e melhores

A feira, agora quase 5% superior ao recorde estabelecido em 2020, contará com 1.800 expositores e 150 sessões educativas. São esperadas mais de 150.000 pessoas na feira.

Wuesthoff disse que apesar de ser a maior ConExpo da história, os recentes acréscimos ao Centro de Convenções de Las Vegas (LVCC) tornarão a navegação mais fácil. Abaixo de todo o campus do LVCC está o Circuito do Centro de Convenções, um sistema de transporte subterrâneo projetado pela Elon Musk’s The Boring Company que transporta os participantes da convenção através do campus em menos de dois minutos em veículos Tesla, de graça.

“Estamos animados em receber a ConExpo-Con/Agg de volta a Las Vegas para outro evento recordista”, disse Brian Yost, diretor de operações da Convenção de Las Vegas e Autoridade de Visitantes, proprietário e operador do LVCC. “A adição do West Hall e do Circuito do Centro de Convenções só irá melhorar ainda mais a experiência ‘Somente Vegas’ para os participantes e expositores”.

Dupla taxa de inscrição

Os profissionais da construção também estão prontos para o retorno do espetáculo. A taxa de inscrição atual para os participantes é quase o dobro do que era na época para a feira de 2020, informou a AEM.

“Este é o evento que os profissionais da construção, especialmente aqueles que tomam decisões a nível da empresa e aqueles que precisam de horas de desenvolvimento profissional, não podem faltar”, disse o presidente da Caterpillar e vice-presidente sênior Phil Kelliher. “Ver os novos equipamentos e técnicas em uma tela não é nada como ver tudo pessoalmente”. Na feira, você pode ver o equipamento, fazer perguntas com os próprios fabricantes e realmente entender o que o equipamento e a educação podem fazer por sua carreira e por seu negócio”.

Algumas das empresas que estarão presentes no evento são:

Cummins

Cummins mostrará sua nova plataforma de motor de 15 litros que suporta uma variedade de combustíveis, com motores a hidrogênio, biogás e diesel. No estande S84615, a empresa oferecerá aos OEMs a oportunidade de acelerar a descarbonização de aplicações pesadas fora de estrada.

Esta nova plataforma, projetada para o próximo nível de emissões, tem um aumento significativo na densidade de potência com uma instalação mais compacta que permite aos OEMs aumentar a capacidade e a produtividade das máquinas sem afetar os custos operacionais.

A arquitetura de combustível independente do motor de 15 litros de última geração utiliza um motor básico comum com cabeçotes e sistemas de combustível projetados especificamente para hidrogênio, gás natural, diesel e biocombustíveis, incluindo HVO.

O motor de 15 litros de hidrogênio estará disponível com potências de 400 a 530 hp e torque máximo de 2.600 Nm. Para aplicações de biogás renovável, este motor oferecerá potências de 400 a 510 hp com torque máximo de 2.500 Nm disponível. As características avançadas da versão diesel oferecerão uma ampla faixa de potência de 450 a 650 hp, com um torque máximo impressionante de 3.200 Nm.

McCloskey

Localizada no Silver Lot no estande S5411, a McCloskey apresenta os mais novos produtos, bem como novas características projetadas em colaboração com as principais contribuições dos clientes e um novo visual em linha com os novos produtos que estão sendo apresentados. É notável que o novo esquema de cores traz um chassi colorido consistente e corrimões de aço galvanizado, criando uma aparência unificada e mais contemporânea em toda a linha de produtos.

“À medida que a McCloskey e suas marcas aliadas crescem em resposta à crescente demanda global, estamos continuamente procurando novas maneiras de melhorar a marca, garantindo a manutenção dos ativos que construímos ao longo do tempo”, disse Toni Laaksonen, vice-presidente sênior da McCloskey International. “Esta atualização reflete nosso compromisso com as bases construídas sobre o mccloskey green, enquanto atualizamos a linha de produtos com uma abordagem moderna”.

TII Group

A TII participará da Conexpo deste ano no salão N12848 e exibirá o SPMT PowerHoss. Quando, por exemplo, componentes mais pesados, como grandes peças de escavadeiras ou elementos de guindastes de torre em canteiros de obras ou máquinas de perfuração de túneis, precisam ser transportados de A a B em túneis estreitos, o SPMT PowerHoss da TII SCHEUERLE entra em ação.

Os transportadores de plataforma autopropulsionados são populares na intralogística de mercadorias especiais para cargas pequenas e grandes de todos os tipos a partir de 50 toneladas. Acoplamento baseado no princípio plug-and-play permite cargas úteis de até 1.320 toneladas.

Notavelmente, a Conexpo também marca o início das comemorações do aniversário da tecnologia SPMT, que Willy Scheuerle desenvolveu exatamente 40 anos atrás.

Liebherr

Na Conexpo 2023, a Liebherr apresentará mais de 30 expositores em uma área total de exposição de quase 5.600 m². A Liebherr estará representada com 7 de seus 13 segmentos de produtos: movimentação de terra, tecnologia de movimentação de materiais, máquinas de fundações profundas, guindastes torre, tecnologia de concreto, guindastes móveis e sobre esteiras, assim como componentes.

As máquinas e guindastes de construção do Grupo serão expostos em uma área externa do recinto do Festival, #F9253. Os componentes da Liebherr estarão em exposição na área interna localizada no South Hall, #S80821.

Sob o lema: “Em seu lugar”, a Liebherr abordará na feira as áreas de eficiência, digitalização e inovação em serviços, assim como a responsabilidade pelo produto. A Liebherr está sempre e em qualquer lugar ao lado dos clientes para apoiá-los, seja em seu local de construção com máquinas e equipamentos ou através de consultoria individual, serviços e conceitos de soluções abrangentes.

Tadano

A Tadano apresentará novos modelos, tecnologias e soluções de guindastes no estande F9707. Os visitantes da Conexpo poderão conhecer várias máquinas da linha de produtos, tais como terrenos acidentados, todo-o-terreno e trilhos telescópicos de lança. Muitos dos novos produtos serão revelados no início da feira, mas aqui anunciamos alguns dos novos produtos.

Dentro da exposição estará a grua compacta AC 4.070-2. Com um comprimento de lança principal de 164 pés, pode levantar 8 toneladas num raio de 32,8 pés, algo que nenhum outro guindaste desta classe pode fazer, de acordo com a Tadano. Destaques técnicos como o sistema de controle inteligente IC 1 Plus, a solução telemática IC 1 opcional, o sistema Flex Base que permite que os estabilizadores de guindastes sejam estendidos a qualquer ponto na ponta dos dedos, um pacote de preparação E-Pack com emissão zero e o sistema de câmera Tadano Surround, “tornam o Tadano AC 4.070-2 o padrão pelo qual todos os outros guindastes de sua classe devem ser medidos”, diz a empresa.

Outra novidade é o GTC-2000. Com uma capacidade de elevação de 172 toneladas e uma lança principal de 196,9 pés, este guindaste telescópico de lança preenche a lacuna entre as classes de capacidade de 150 a 200 toneladas.

A Tadano também exibirá suas Soluções Verdes.

Brokk

O fabricante de máquinas de demolição com controle remoto exibirá seu Brokk 70, o menor robô elétrico da linha Brokk. Com apenas 880 mm de altura e 597 mm de largura, o Brokk 70 passa por portas e espaços apertados, tornando-o ideal para aplicações de demolição de interiores. E com um peso base de apenas 560 quilos, pode ser transportado em um elevador de passageiros comum, tornando-o ideal para projetos de demolição de cima para baixo em áreas urbanas. O braço de três partes se estende até 3,2 metros na vertical e 2,7 metros na horizontal.

Equipado com um martelo hidráulico BHB 105 com 159 joules de potência de impacto, o Brokk 70 pode ser equipado com recursos avançados, incluindo spray de água para suprimir a poeira e o resfriamento a ar para ambientes quentes. A máquina também se mistura perfeitamente com martelos demolidores de concreto, cortadores de tambor, garras, baldes e muito mais.

Ela também incorpora o sistema SmartConcept, que graças a suas três funções SmartPower, SmartDesign e SmartRemote, garante melhor desempenho e tempo de funcionamento.

Brokk exibirá seu modelo, juntamente com outras inovações, no estande C20349.

Haver & Boecker Niagara

Haver & Boecker Niagara lançará uma nova adição ao seu portfólio de Pulse com a introdução de seu Monitoramento de Pulse CM. A tecnologia é projetada para monitorar a integridade das telas vibratórias usando algoritmos modernos e inteligência artificial. Ela fornece medições e previsões precisas complementadas por informações fáceis de entender. De acordo com a empresa, é uma ferramenta de diagnóstico sem fio que ajuda as operações de processamento mineral a serem pró-ativas em vez de reativas quando se trata de esforços de manutenção. Isto leva a uma maior eficiência, redução do tempo de inatividade e aumento da confiabilidade.

A Haver & Boecker Niagara estará localizada no estande S5948 junto com outros produtos e serviços de processamento de minerais.

Komatsu

A empresa japonesa estará no estande W42044 e o tema da feira será Criação de Valor em conjunto. “Com os produtos certos, as últimas tecnologias, dados acionáveis e suporte de revenda, a Komatsu ajuda seus clientes a criar valor e alcançar suas visões de produtividade, eficiência, sustentabilidade e segurança”, diz a empresa.

Entre os equipamentos expostos estarão as mais recentes ofertas elétricas da empresa, como a escavadeira elétrica PC210E (com Smart Construction Retrofit). Outros modelos que estarão presentes no evento são as escavadeiras PC900LC, HB365LC-3 e PC360iLC-11; a escavadeira D71PXi-24; seu caminhão HD465-8; e a carregadeira frontal WA600-8.

Além disso, para mostrar as ferramentas que ajudam a otimizar as operações, o estande da komatsu abordará itens como o roteiro de sustentabilidade/eletrificação; a implementação da tecnologia; e a otimização da força de trabalho.

Major

O fabricante de telas de alto desempenho apresentará seu FLEX-MAT Modular PLUS, que a empresa diz oferecer todos os benefícios do FLEX-MAT (grande área aberta, estratificação eficiente, sem aderência) combinado com uma nova e melhorada vida útil comparável. “O FLEX-MAT Modular PLUS foi especialmente desenvolvido para suportar duras condições de peneiramento com os materiais mais abrasivos, tais como granito e basalto”, diz major.

As características de aumento de eficiência de todos os tapetes de classificação FLEX-MAT, incluindo a série Modular PLUS, são criadas pela união do OptimumWire, um fio durável com tiras de poliuretano distintas. Os fios vibram independentemente de ponta a ponta em contato com o material. A alta freqüência dos cabos, de 8.000 a 10.000 ciclos por minuto, aumenta a vibração da caixa de peneira, de 800 a 900 ciclos por minuto, para acelerar a separação e a passagem do material.

Major estará no estande C32267.

Montabert

O Montabert estará localizado em West Hall, estande W42229 e os novos produtos que serão destacados na feira incluem o SD Compact Breaker. De acordo com a empresa, a linha de martelos hidráulicos SD foi projetada para se adaptar a veículos compactos, tais como mini-escavadoras e scallozers.

Com menos peças de desgaste e sem folgas, a linha SD oferece manutenção rápida e fácil no campo ou na oficina. Buchas, pinos e ferramentas podem ser facilmente substituídos no campo sem a necessidade de remover o disjuntor do suporte. O berço totalmente fechado e à prova de som reduz as vibrações transferidas para o transportador, limitando o ruído no local de trabalho. A caixa leve e robusta protege as peças de trabalho e mangueiras. Uma câmara de energia exclusiva atua como um amortecedor hidráulico, reduzindo as variações de pressão nos circuitos hidráulicos para fornecer energia consistente ao martelo. A linha SD inclui sete modelos para transportadores compactos de 1 tonelada a 12 toneladas.

Philippi Hagenbuch

Com segurança, estabilidade e maior produtividade como marcas de seu projeto, a linha patenteada de carrocerias de ejeção traseira da Philippi-Hagenbuch oferece uma grande solução para aplicações desafiadoras de transporte, desde a construção geral, construção de estradas e construção de areia/gravilha até a recuperação de minas e situações de transporte subterrâneo onde barreiras de sobrecarga podem dificultar o trabalho dos basculantes tradicionais.

Facilmente adaptáveis a qualquer marca e modelo de caminhão articulado todo-o-terreno, bem como a vários caminhões de chassi rígido, as carrocerias de ejeção traseira da marca reduzem os desafios associados às tradicionais caçambas basculantes. Ao eliminar a necessidade de levantar a carroceria do caminhão, a série de ejeção traseira permite que os materiais sejam descarregados com segurança em movimento e na presença de barreiras elevadas.

Philippi-Hagenbuch discutirá como esta tecnologia pode ser personalizada para operações individuais no estande W42435.

Road Widener

Road Widener LLC. oferece agora um sistema de barras de pulverização que aumenta a versatilidade de seu acessório patenteado Rolos Vibratórios Offset. O acessório se encaixa em todos os acessórios do rolo vibratório de deslocamento e ajuda a suprimir partículas de poeira, compactar agregados e evitar grumos durante a laminação da mistura asfáltica quente.

Ele pode ser facilmente acoplado e permite que a máquina principal seja acionada com segurança em terreno plano, enquanto ombros compactos, valas, valas e outras áreas de difícil acesso ao longo da estrada. O sistema de barras de pulverização permitirá aos empreiteiros aumentar a eficiência e versatilidade ao compactar uma variedade de materiais, incluindo asfalto, pedra, cascalho e solo superficial.

O rolo vibratório se conecta a qualquer pá carregadora principal, ligeira pá carregadora, carregadora compacta de esteiras ou motoniveladora, inserindo as almofadas dos braços de elevação da máquina principal na almofada de montagem universal do sistema.

Road Widener está exibindo o acessório do rolo vibratório offset, junto com outros produtos, no estande C32921 no Hall Central.

TRAVEL/HOTEL INFORMATION

A Associação de Fabricantes de Equipamentos, criadora da ConExpo 2023, desenvolveu uma página web para aproveitar ao máximo a sua ida à feira com informações sobre este bloco de hotéis e transporte. Há uma prévia de tarifas e disponibilidade que mostra quais hotéis de Las Vegas estão no bloco oficial da ConExpo, e há uma página de visitantes internacionais para os viajantes fora do país.

O site também oferece informações sobre descontos em vôos e informações importantes sobre como chegar e partir de Las Vegas, incluindo serviços de transporte hoteleiro, serviços turísticos, monotrilho e estacionamento.

É recomendável fazer o registro e a reserva o mais rápido possível: www.conexpoconagg.com

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL