O presidente do Uruguai inaugura a Ferrovia Central do Uruguai

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. (Foto: Sacyr)

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, acompanhado de uma delegação de autoridades governamentais e empresariais, realizou a inauguração oficial da tão esperada Ferrovia Central do Uruguai.

Este ambicioso corredor ferroviário, liderado pelo consórcio Grupo Vía Central e liderado pela Sacyr Concesiones, liga a estratégica cidade de Paso de los Toros, situada no coração do país, ao porto de Montevidéu, criando assim uma ligação essencial para o transporte. de mercadorias e passageiros.

Com uma extensão de 265 quilómetros, a construção desta infraestrutura exigiu a colocação de 343 quilómetros de novas vias, adaptadas a múltiplos troços que permitem a travessia segura dos comboios. Além disso, foram reabilitadas 25 estações e paragens de passageiros, erguidas 128 pontes ferroviárias e 6 trincheiras, incluindo dois troços subterrâneos de quase 4 quilómetros.

O investimento total neste colossal projecto atingiu cerca de 915 milhões de euros, contando com a participação de diversas entidades nacionais e internacionais. O Grupo Vía Central, formado pela Sacyr (40%), pelas empresas uruguaias Saceem (27%) e Berkes (6%), juntamente com a francesa NGE (27%), liderou a execução deste marco histórico em colaboração com Ministério dos Transportes e Obras Públicas.

Ferrocarril Central Uruguay. (Foto: Sacyr)

Esta iniciativa não só procura melhorar a conectividade e a eficiência logística do país, mas também tem um impacto direto na economia e no desenvolvimento regional. Estima-se que o Caminho de Ferro Central reduzirá os tempos de viagem em 50%, ao mesmo tempo que aumentará significativamente a capacidade de carga dos comboios, o que beneficiará especialmente sectores-chave como a agricultura, a pecuária e a indústria.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL