O Peru possui hoje um dos mais completos laboratórios de estruturas e sismologia da América Latina

(Foto: Ferreyros)

Para promover pesquisas voltadas à gestão de riscos de desastres no país, a Escola de Engenharia Civil da Universidade Nacional Jorge Basadre Grohmann de Tacna inaugurou o Laboratório de Estruturas e Sismologia, o maior do Peru e um dos mais completos da América Latina, implementado por Sitech, empresa da Ferreycorp especializada em integração tecnológica.

O laboratório, equipado com tecnologia MTS, líder mundial em sua área, possui um avançado simulador de terremotos, que pode replicar com grande precisão movimentos sísmicos em duas direções simultaneamente, atingindo velocidades de até 1 metro por segundo, deslocamentos de até 250 milímetros .e frequências de até 50 Hz, com corpos de prova pesando até 10 toneladas.

Ele também possui uma capacidade inovadora de simulação híbrida, que combina testes físicos e modelagem computacional para analisar como os sistemas estruturais respondem a cargas sísmicas ou dinâmicas realistas. Da mesma forma, apresenta cinco atuadores com capacidade de até 100 toneladas, fundamentais no estudo de estruturas. O esforço realizado pela Universidade Jorge Basadre, com o apoio da MTS e Sitech, promove capacidades de ponta para pesquisa e desenvolvimento.

(Foto: Ferreyros)

“Com a inauguração deste laboratório, as gerações atuais e futuras de profissionais de engenharia civil no Peru se beneficiarão de ferramentas altamente avançadas para o desenvolvimento de testes sísmicos. Isto não só favorece o aspecto da formação acadêmica, mas também a relevante função social da engenharia na gestão de riscos de desastres”, destacou Carlos Calderón, gerente geral da Sitech Peru.

A Sitech lançou com sucesso este laboratório nos prazos acordados, com a tecnologia da sua marca representada pela MTS, que é líder mundial no desenvolvimento de sistemas de testes e simulação de alto desempenho, que permitirão a professores, investigadores e estudantes realizar uma vasta gama de combinações de testes. A infraestrutura inclui equipamentos de alto desempenho para testes estáticos, dinâmicos e de fadiga, essenciais para pesquisas e prestação de serviços à indústria.

Com uma década de experiência, a Sitech é uma empresa da corporação Ferreycorp especializada em integrar tecnologias de ponta para criar soluções que aumentem a segurança e a produtividade de empresas de mineração e construção. Além da MTS, traz ao mercado marcas como Torsa, Trimble, Cat DSS, Provix, Brigade, Fatigue Science e Loadrite, além de soluções próprias.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL