O mais recente

By Cristián Peters29 March 2016

Ya comenzó la cuenta regresiva para Bauma 2016, un evento imperdible para conocer las últimas noveda

Ya comenzó la cuenta regresiva para Bauma 2016, un evento imperdible para conocer las últimas novedades y tecnologías para el mundo de la construcción y minería

Faltam apenas algumas semanas para o maior evento da indústria, que este ano terá mais de 600 mil m2 de área de exibição, e para o qual se espera mais de meio milhão de visitantes. Levada a cabo a cada três anos, a Bauma 2016 se realizará este ano no New Munich Trade Fair Centre, em Munique, Alemanha, entre os dias 11 e 17 de abril.

Nesse segundo artigo sobre a feira (na edição de janeiro-fevereiro da CLA, é possível encontrar informação importante que ajudará a planejar sua viagem e visita à exposição, junto com as novidades preparadas por companhias como Ammann, Bomag, Caterpillar, Chicago Pneumatic, GOMACO, JCB, Liebherr, Linden Comansa e Volvo), seguiremos repassando algumas das principais surpresas e notícias que as companhias estão preparando para a indústria.

Deve-se ter em conta que muitas das novidades e equipamentos dispostos na feira estão focados em diferentes mercados, não só o latino-americano, portanto, nem todos os equipamentos exibidos estarão disponíveis na região. Porém, é importante conhecer as novas tecnologias que estão desenvolvendo no mundo por parte das principais empresas provedoras.

MOVIMENTO DE TERRA

A CASE Construction Equipment, em seu estande FM.713/3, de 3.216 m2, apresentará sua linha completa de máquinas e serviços para o setor da construção.

Cinco novos modelos de escavadeiras de esteiras da Série D, a retroescavadeira 580ST, carregadeiras sobre pneus da Série F e a mini escavadeira CX80, são somente alguns dos equipamentos que a empresa terá em exibição.

Cabe destacar que a empresa também levará a cabo durante a semana um espetáculo protagonizado por una carregadeira de pneus, una mini carregadeiras da área de construção de rodovias e uma mini carregadeira para obras urbanas.

A Komatsu, que conta com vários estandes no hall B5 (101/201/202/203/2014/215) e o exterior FM.512, lançará oficialmente seu novo “monstro mineiro”: a pá PC7000, de 677 toneladas. Equipada com dois motores a diesel de 1.250 kW, a máquina pode ser equipada com uma pá frontal de 36 m3 e ser abastecida com uma pá retroescavadeira opcional da mesma capacidade e um trem de transmissão elétrica. O equipamento está desenvolvido para trabalhar com caminhões de entre 220 e 270 toneladas de capacidade.

A companhia anunciou que aproveitará a feira para outra série de lançamentos, incluindo uma máquina híbrida.

A Hyundai Heavy Industries Europe, por sua vez, em seu estande FM.813A, de 3.447 m2, exibirá 24 equipamentos para a construção e nove modelos de plataformas elevatórias.

Entre as novidades preparadas pela empresa, em sua maioria relacionadas com tecnologias de emissões Stage IV, está a escavadeira sobre esteiras HX145 LCR, a escavadeira sobre rodas HW140, ambas pensadas para o setor construção, e a HW210, desenvolvida para a indústria de reciclagem e gestão de resíduos.

No âmbito de carregadeiras sobre rodas, destacam-se as novas HL940 TM, HL955 TM, HL970 e a HL980.

A Liugong Machinery terá em exibição 15 equipamentos das mais recentes configurações em seu estande FM.417 de 2.588 m2 (compartilhado com sua marca Dressta). Dentro das novidades preparadas pela empresa chinesa estará a gama completa de sua escavadeira serie E, de entre 15 e 50 toneladas, além de carregadeiras sobre rodas, motoniveladoras e mini carregadeiras.

Sob o lema Terex Works for You, a Terex terá um espaço de cerca de 6 mil m2 no qual exibirá mais de 50 produtos. No que se refere a movimento de terra, os representantes da Terex Compact UK (FM.514) mostrarão uma série de produtos de sua gama de equipamentos compactos de 2016, incluindo um novo dumper de obra, o TA9SP, assim como uma recente retroescavadeira, a TLB830.

Por sua vez, a Terex Compact Germany (FM.616/1) lançará para o mercado europeu seis novas mini escavadeiras entre 1,4 e 3,7 toneladas.

A espanhola AUSA, fabricante de veículos compactos para a construção e mineração, entre outras indústrias, estará no estande F8.808/2, onde apresentará uma ampla variedade de produtos entre os quais estão cinco dumpers, três plataformas elevatórias, dois manipuladores telescópicos, uma varredora de rua e um veículo multitarefa.

Entre os dumpers em exibição, estará o maior da marca: o D1000APG, de chassi articulado e 10 mil kg.

ELEVAÇÃO

A Manitowoc Cranes, com uma superfície de 3.253 m2 em seus estandes FS.1201, 1202 e 1302/1, apresentará uma série de produtos, incluindo várias inovações importantes cujos detalhes a companhia quis reservar para impressionar durante a feria.

A marca adiantou somente que entre os equipamentos em exibição se encontrarão os modelos novos GMK5250L e GMK4100L-1, assim como também a GMK6400.

Entre os equipamentos da Grove se destaca a apresentação do GRT8100 (estreando a nova nomenclatura GRT = Grove para terrenos difíceis), equipamento de 90 toneladas e que dispõe de um braço de 47 metros de altura com uma altura máxima na ponta de 49 metros.

Enquanto isso, a Potain, destaca a presença do guindaste de jib oscilante MR 418, junto com o MDT 389 e o MDT 219.

Além de destacar seus produtos, a Manitowoc exibirá sua linha de serviços de apoio. Entre estes, se encontram o Manitowoc Crane Care, sua divisão de apoio ao cliente; a EnCORE, sua filial de recondicionamento e remanufatura; a Lift Solutions, sua equipe de engenharia interna encarregada de solicitações especiais dos clientes para maquinário, produtos ou elevações e a Manitowoc Finance, seu sistema de financiamento.

A japonesa Tadano, com estandes localizados em FS.1205 e FS.1305/1 destacará seu novo guindaste todo terreno ATF600G-8, equipamento que tem 600 toneladas de capacidade, cuja principal característica está dada por seu conceito de design de braço triplo, e que segundo a companhia será dos equipamentos mais inovadores na feria.

Outros equipamentos em exibição da japonesa serão o guindaste todo terreno GR-1450EX e o guindaste telescópico sobre esteiras Mantis GTC-800, além de toda a linha ATF.

A Sennebogen também anunciou novidades e em sua exibição no estande FM.712 terá disponível seu novo e maior guindaste HD, o 6300, equipamento de 12 metros de altura, 6,8 metros de largura e 300 toneladas de peso, segundo a empresa “supera tudo o que já foi visto até agora”.

A companhia também exibirá guindastes sobre esteiras que cumprem com os novos padrões de motores; a escavadeira de manipulação Sennebogen 870 da série E, com um sistema de recuperação de energia Green Hybrid; a última geração de manipuladores de material pick & carry; e a nova retroescavadeira para a limpeza de altos fornos Sennebogen SLC 4000, entre outros equipamentos.

A Terex Cranes (stand FM.711) anunciou que reestruturou todos os seus setores de negócio (equipamentos, suporte, finanças e segurança) para oferecer um serviço que apoie a seus clientes durante todo o processo de aquisição e operação dos equipamentos. Dentro desta preocupação por escutar os usuários, é que a companhia lançará na Bauma um novo modelo de guindaste para terrenos difíceis que segundo a Terex foi desenvolvido para um transporte eficiente e com intervalos de serviço ampliados.

Junto à Terex, a Genie celebrará seus 50 anos na Bauma 2016 con a estreia de quatro novos produtos: duas novas plataformas Genie Z, um novo manipulador telescópico GTH e um braço vertical Genie redesenhado, cujos detalhes se darão a conhecer na feira. A companhia, além disso, aproveitará a feira para explicar a seus clientes como os novos protocolos de manutenção e as Soluções de Serviço Genie (GSS) podem simplificar e tornar mais rentáveis seus negócios.

Dentre as máquinas em exibição da francesa Haulotte, que estará localizada no estande FS 903/5, destaca-se sua nova oferta de manipuladores telescópicos da linha HTL, à qual adicionou os equipamentos de cargas pesadas HTL5210, HTL6508 e HTL7210, este último chegará na América Latina com um motor FPT Tier 3 de 93 kw.

Cabe recordar que na linha compacta, o fabricante dispõe de três modelos (HTL 3210, HTL 3510 e HTL 4010), e em sua linha intermediária high-lift tem outros quatro modelos (HTL 3614, HTL 3617, HTL 4014 e HTL 4017).

A Haulotte também exibirá seu elevador vertical STAR 6, com uma altura de trabalho de 5,8 metros e capacidade para duas pessoas. O novo modelo incorpora a ferramenta de diagnóstico ACTIV’Screen, que facilita o acesso a informação, tanto por parte do usuário como por parte da equipe técnica.

A Fassi Gru terá vários produtos novos em exibição no seu estande FN.824/2. Segundo adianta a companhia, haverá três novos guindastes light, dois modelos de categoria pesada, entre os que se conta o F2150RA/RAL.

O novo guindaste derivado diretamente do modelo F1950RA/RAL, conta com o sistema XP de “energia extra” permitindo um rendimento de elevação 10% maior nessa versão e até 16% na versão RAL.

A companhia também exibirá suas telas coloridas V7 e seu sistema IOC (Internet of Cranes), entre outras soluções.

Por sua vez, a CTE, localizada na área exterior FS.1103/10, apresentará importantes novidades, entre elas uma nova série de plataformas telescópicas montadas sobre caminhões B-Lift. A companhia também deverá dispor de seu inovador sistema de estabilização S3 (Smart Stability System), estudado para plataformas articuladas ZED e telescópicas-lift que se adapta em tempo real e automaticamente às condições de uso, a carga da certa e a geometria, permitindo ao usuário aproveitar ao máximo as capacidades da plataforma, com independência das características do veículo em que está montado.

Também estará em exibição a plataforma montada sobre caminhão B-Lift 390 High Range.

A Palfinger, por sua vez, em seus estandes FN.826/5 e FS.1304/1, dispõe de 1.800 m2 para apresentar diversas novidades como o novo guindaste PK 165.002 TEC 7, desenvolvido para veículos de transporte com um peso bruto máximo de 32 toneladas e equipada com o Power Link Plus, e a plataforma sobre caminhão P 750, que oferece uma altura de trabalho de 75 metros e um alcance lateral de 39 metros.

Com o lema “dirigindo seu mundo”, a Manitou, no estande FS.908/1, terá em exibição equipamentos como as plataformas telescópicas MRT 2150 e MRT 2550. Estes modelos aumentaram suas capacidades além de contar com novos estabilizadores, permitindo elevações de até 20,6 m e 24,6 m respectivamente.

Outro equipamento em exibição será o novo modelo MT 1030 Easy, que oferece uma altura de elevação de 9,98 m com estabilizadores e uma capacidade de carga de até 3 toneladas.

Dentro das principais novidades da Hinowa, está a apresentação do protótipo de seu novo modelo de plataforma aérea de esteiras, a Lightlift 15.70 Performance III, que estará localizada no estande FS.1103/8.

O novo modelo, que vem para substituir a Goldlift 14.70 IIIS, estará disponível a partir de julho e se destaca por ser um equipamento muito compacto. A altura da máquina fechada está abaixo de dois metros e sua largura máxima durante os traslados é de 4.020 mm, porém, pode ser transportada em 3.400 mm com a cesta desmontada.


BRITAGEM

A Terex Finlay apresentará seu mais recente lançamento, o novo britador de impacto horizontal de transmissão direta Terex Finlay I-140 com um diâmetro de 1270 mm x 1240 mm (50” x 48”) e velocidade variável, que oferece aos operadores níveis de produção sem precedentes tanto em aplicações de reciclagem quanto em pedreiras e minas. A sólida e aprovada câmara Terex CR032 oferece uma excelente taxa de redução e uma grande homogeneidade na forma do produto.

Um aspecto técnico destacável deste modelo é o fluxo de material através da planta. O fluxo de material melhorou de forma considerável ao aumentar a largura dos componentes à medida que o material atravessa a máquina.

A Atlas Copco apresentará na Bauma 2016 (stand FS.1108) sua nova geração de pás trituradoras BC, que segundo a empresa oferecem una potência de saída até 80% superior às dos modelos anteriores. Alta resistência ao desgaste e à fadiga, maior confiabilidade e menores requisitos de manutenção são algumas das características que oferecem os novos modelos BC.

Desenvolvido para máquinas portadoras de 22 a 38 toneladas, o equipamento se apresenta em duas versões, a BC 2500 e a BC 3700.

A Keestrack terá em exibição em seu estande FN.817/2 um novo logotipo, uma nova nomenclatura assim como numerosas estreias de máquinas e atualizações de modelo por meio de todo o seu amplo programa de técnica de transformação móvel. A fabricante contará com seis instalações móveis de britagem e peneiramento sobre esteiras dando ênfase na sua posição como "full liner".

No que concerne a britagem, dentre os equipamentos da Keestrack se destaca a britadeira de mandíbula B2 (Antiga Argo), a britadeira de impacto Keestrack R4 (antiga Destroyer 1011) e a britadeira de impacto Keestrack R8 (antiga Destroyer 1313). Porém, a grande premissa mundial da empresa é a nova britadeira de cone H4 móvil sobre esteiras, modelo desenvolvido para a produção secundária ou terciária de alta qualidade na gama de rendimento de 120 -200 t./h.

Fique por dentro das últimas novidades

O KHL Group, junto a todas as suas revistas e equipes editorial e comercial, também estará presente no evento no estande b3.400.

Cabe lembrar que a KHL publicará durante o evento uma newsletter diária (em inglês) na qual você pode se inscrever gratuitamente pela página www.khl.com/user-register/?Exhib=1 e assim estar a par de tudo que acontecer na mais importante feira de construção do mundo.

A CLA também estará trabalhando na feira para informar você sobre todas as novidades e tecnologias que sejam relevantes para o mercado latino-americano.

Para abrir diretamente o formulário de inscrição, escaneie essa imagem:


PENSE GRANDE!

Após uma exitosa primeira versão na Bauma 2013, a Associação Alemã de Fabricantes de Maquinário e Plantas Industriais (VDMA), em cooperação com a Messe München, organizará uma segunda edição deste programa, que em um espaço de 3 mil m2 no hall B0, oferecerá um completo e interativo programa com foco na capacitação técnica e oportunidades profissionais no setor de maquinário para obras e materiais de construção. São 16 empresas, centros de formação e associações que serão parte do Think Big!, e permitirão que participantes conheçam e se informem sobre opções de formação de trabalho.

Simuladores, motoniveladores, soldadores, máquinas recreativas, painéis de esquemas elétricos são algumas das atrações que oferecem as companhias para atrair os estudantes. Já se registraram mais de 12 mil estudantes de 230 colégios.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL