O mais recente em guindastes de torre: quais projetos estão sendo levantados?

Vários novos guindastes de torre recentemente lançados no mercado e uma infinidade de projetos de içamento são bons sinais para a indústria. relatórios de Niamh Marriott.

Seis guindastes Wolffkran foram usados simultaneamente em um canteiro de obras em Berlim, Alemanha. As obras devem continuar até o inverno de 2024. Foto: Wolffkran

O final de 2022 viu uma enxurrada de novas ações de guindastes de torre. Conforme relatado na edição de dezembro da ICST, a Terex, fabricante com sede nos EUA, apresentou um novo guindaste de torre no final do ano passado.

O novo CTT 292-12 amplia a oferta da Terex Tower Cranes na classe de topos planos de 200 a 300 toneladas por metro . Além de ser um levantador forte, o guindaste de torre plano possui uma série de recursos de alta tecnologia.

A feira Bauma viu o lançamento de guindastes de torre dos fabricantes espanhóis de guindastes Comansa , Jaso e Saez.

A Comansa apresentou seu novo guindaste hidráulico de lança oscilante LCH300 que levanta 16 toneladas e oferece uma lança máxima de 60 metros , extensível de 25 metros em incrementos de 5 metros . Seu raio mínimo de trabalho é de 4 metros .

A Jaso lançou dois novos modelos na Bauma 2022. O flat top J235.12 eleva 12 toneladas e oferece uma carga de ponta de 2,6 toneladas em seu raio máximo de 65 metros . A empresa também mostrou seu novo J390 de capota rebaixada com capacidade de 24 toneladas .

A Liebherr lançou novos modelos usando cabo de fibra sintética e a Manitowoc exibiu seu guindaste de torre automontável Igo T 99, entre os novos modelos de lança articulada de giro superior e jib de sela mostrados pela primeira vez na exposição.

O novo guindaste plano CTT 292-12 da Terex na plataforma de testes na Itália. Foto: Terex

Toda essa nova atividade no mercado de guindastes de torre sugere uma demanda saudável por esses tipos de guindastes.

Os projetos nos quais eles agora são capazes de trabalhar continuam a crescer, e novas tecnologias, tanto de software quanto de hardware, estão permitindo que os guindastes de torre trabalhem em ambientes maiores e mais complexos do que nunca.

Projeto de guindaste de torre residencial

Desde o verão de 2021, um novo bairro residencial destinado a aliviar a escassez de moradias populares em Berlim, na Alemanha, está em construção.

Desenvolvedor Ten Brinke Wohnungs-bau usou sete guindastes Wolffkran para as obras.

O novo complexo residencial se estende por uma propriedade de 60.000 metros quadrados e é totalmente construído com elementos pré-fabricados.

Isso exigia grandes guindastes com alta capacidade de carga para levantar paredes, varandas, módulos de escada e colunas de suporte com peso de até 12 toneladas .

Como os guindastes tinham que ficar próximos uns dos outros e girar uns sobre os outros, a Ten Brinke optou por seis guindastes de topo plano e um de topo alto.

Os flat tops incluíam três 7032.12 Clear com capacidade de 12 toneladas e três 7534.16 Clear com capacidade de 16,5 toneladas . O high-top era um Cross 7532.16 com capacidade para 16,5 toneladas .

“Para manter a altura total do conceito de guindaste baixa e econômica, alguns guindastes foram equipados com seções de torre de meia altura de 2,25 metros . Como resultado, o guindaste mais alto do local tinha menos de 50 metros de altura”, explica Oliver Manthei, da Wolffkran .

Máxima eficiência de carga
Dois topos planos Raimondi MRT111 ajudando a construir um novo campus universitário em Chipre. Foto: Raimondi

O agente Raimondi, com sede em Chipre, ConAgro , instalou dois topos planos MRT111 na cidade cipriota de Paphos. Os guindastes estão apoiando a construção do novo campus universitário.

“Estamos entusiasmados em participar deste projeto de educação superior. As duas máquinas foram vendidas anteriormente e colocadas para trabalhar em outro dos projetos do empreiteiro, Limassol Del Mar, um empreendimento de luxo à beira-mar muito esperado”, explica Petros Rouvas , CEO da ConAgro .

Espera-se que os guindastes permaneçam no local por aproximadamente 12 meses.

“O MRT111 é um modelo forte para qualquer frota, pois apresenta bom desempenho em termos de carga máxima e velocidades de içamento, bem como sua versatilidade na altura da torre.

“Além disso, de acordo com as tendências do mercado da área, muitos canteiros de obras exigem guindastes com capacidade máxima de elevação entre 8 e 10 toneladas ”, acrescenta Rouvas .

O primeiro MRT111 tem uma altura sob o gancho de 30 metros e um comprimento de lança de 48 metros , enquanto o segundo é independente de 36 metros com um jib de 50 metros . Ambas as máquinas possuem talhas de 30 kW e capacidade de tambor de 450 metros . A velocidade máxima de elevação é de 100 metros por minuto.

Protótipos de guindastes de torre
Um Tadano todo-o-terreno ergue um novo protótipo de guindaste de torre Wolffkran. Foto: Tadano

A Wolffkran contratou a Wiesbauer e seu guindaste todo terreno Tadano AC 7.450-1 para erguer o protótipo de seu guindaste de construção compacto 8076.

“O momento da verdade é sempre quando você ergue um protótipo pela primeira vez – é aí que você realmente pode dizer se o guindaste que você tinha na teoria é o guindaste que você tem na prática”, diz o gerente de produto da Wolffkran, Michael Engert .

O guindaste de construção teve que ser montado em condições realistas do local de trabalho de um único local com o menor esforço possível e o mais rápido possível.

metros de altura , o modelo Tadano precisava atingir uma altura de gancho de pelo menos 54 metros para realizar o trabalho.

arranha-céus da cidade

Dois guindastes de jib basculante Potain MR 295 estão liderando a construção de um novo prédio importante em Marselha, na França, projetado para transformar o horizonte da cidade e ajudar a regenerar a área à beira-mar.

As obras começaram na Torre Mirabeau de 85 metros de altura em julho de 2020. Será um dos arranha-céus mais altos da cidade.

Na França, dois guindastes de lança basculante Potain MR 295 ajudam a construir um dos edifícios mais altos de Marselha. Foto: Potain

O primeiro guindaste Potain MR 295 foi montado em um chassi Y800 a uma altura livre de 55,8 metros . Subirá mensalmente até atingir a altura final de trabalho de 85 metros , com três pontos de ancoragem que o fixam ao edifício.

O segundo MR 295 foi erguido em um chassi ZY854, que é montado em um portal de concreto de 15 metros para fornecer uma altura inicial de 31 metros .

Este guindaste também subirá durante a construção, atingindo eventualmente 79,5 metros com quatro pontos de ancoragem que o prendem ao edifício.

A configuração dos guindastes inclui quadros de ancoragem AK801, que estão sendo usados pela primeira vez na França neste projeto.

Esses conectores de última geração aumentam o desempenho aumentando a altura livre do guindaste e minimizando o número de pontos de ancoragem necessários.

Falando sobre a escolha do guindaste, o empreiteiro líder Léon Grosse diz: “Este modelo já provou seu valor em muitos canteiros de obras. Tem uma forte curva de carga e está adaptado às necessidades da equipa neste local específico.”

O projeto deve ser concluído no final de 2023.

Tecnologia do guindaste de torre

A CP Automation, especialista em automação e qualidade de energia, lançou um departamento dedicado a guindastes e transmissão de energia. Liderada pelo gerente de desenvolvimento de negócios Andy Swann, a equipe do departamento pode atender às necessidades de um mercado de guindastes único e variado, apoiando projetos como revisões e atualizações.

Em Cingapura, os novos guindastes de torre plana Zoomlion W1000-50 estão sendo usados para construção pré-moldada. Este modelo é perfeitamente otimizado para transporte e montagem, diz o colaborador especial do ICST, Heinz-Gert Kessel. Foto: Zoomlion

Embora seus negócios sejam predominantemente focados em aplicações em acionamentos, automação e qualidade de energia, a CP Automation oferece uma gama limitada de produtos para projetos de guindastes e transmissão de energia.

Isso inclui controles remotos via rádio, acionamentos de velocidade variável (VSDs) e sistemas de prevenção de colisões.

Após a aquisição do negócio de elevadores da Magnetek no Reino Unido no ano passado, a CP Automation lançou um serviço de suporte dedicado para aplicações de guindastes.

Os clientes existentes e potenciais agora podem receber suporte e soluções no local com base nas necessidades da aplicação.

Desde o lançamento da equipe, a CP Automation já trabalhou com Tata Steel, Liberty Steel e Michelin.

Construindo estádios

A equipe de guindastes pesados da Ainscough Crane Hire, sediada no Reino Unido, apoiou o empreiteiro principal Select Plant Hire na instalação de quatro guindastes de torre em Bramley-Moore Dock, Liverpool, enquanto o trabalho de instalação de aço no novo estádio do Everton Football Club continua ganhando ritmo.

Os guindastes de torre foram transportados para o local em seções. A primeira unidade dos quatro guindastes de torre necessários para a construção agora está totalmente operacional no canto nordeste do local à beira-mar.

Quatro guindastes de torre montados por Ainscough para construir o novo estádio do Everton Football Club no Reino Unido. Foto: Ainscough

Os três guindastes de torre restantes foram instalados em bases especialmente construídas nos cantos noroeste, sudoeste e sudeste do local. O primeiro trabalho dos guindastes será ajudar a reunir todo o aço estrutural que formará a casca do novo estádio com capacidade para 52.000 pessoas.

Os guindastes de torre foram montados usando um guindaste telescópico móvel Liebherr com capacidade para 450 toneladas .

Bob Beardmore, gerente técnico de guindastes pesados em Ainscough, diz: “Foi uma alegria absoluta apoiar a construção do que será o fantástico novo estádio do Everton. Estou muito orgulhoso de fazer parte desse projeto.”

O novo estádio do Everton em Bramley-Moore Dock é reconhecido como o maior desenvolvimento do setor privado em um único local no país, contribuindo com cerca de £ 1,3 bilhão para a economia do Reino Unido, criando milhares de empregos e deve atrair 1,4 milhão de visitantes para o Liverpool Região da cidade anualmente.

O esquema terá agido como um catalisador para mais de £ 650 milhões em regeneração acelerada, à medida que o novo estádio do Everton, juntamente com um projeto legado no Goodison Park reimaginado, transforma o norte de Liverpool.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL