O mago da implosão brasileira...

Fábio Bruno Construções venceu o World Demolition Awards 2011, 2013, 2014 e 2016.

Falar de demolição brasileira é automaticamente relacionar a figura dele com sucesso, trabalho bem-feito e destaque.

Fábio Bruno, graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Minas Gerais, é amplamente reconhecido como o principal especialista em implosões no Brasil, estendendo sua perícia para projetos globais.

Com o pai, Giordano Bruno Pinto, já experiente em desmonte de rochas e mineração subterrânea, e uma tendência natural para o empreendedorismo, se formou como Engenheiro de Minas. Após desvendar a área, e entender como funcionava o negócio, decidiu abrir uma empresa que fosse especializada no ramo. Foram serviços pequenos no inicio, até ir ganhando a confiança do mercado e se tornar o gigante que é hoje.

Momento da premiação da Fábio Bruno Construções no World Demolition Conference 2012, em Amsterdam, Holanda.

Impressionante ainda é o fato de que a Fábio Bruno Construções venceu o World Demolition Awards 2011, 2013, 2014 e 2016 e se tornou a melhor empresa de implosão do mundo vários anos seguidos.

Desde 2019, ele expandiu sua atuação para os Estados Unidos, estabelecendo a presença da Fábio Bruno USA no mercado internacional. E esse portfólio não para de crescer. A Fábio Bruno está entre as 40 maiores empresas de demolição do mundo.

“Somos uma empresa que iniciou trabalhos em 2001 com trabalhos pequenos, onde já trazíamos já com conhecimento em explosivos e fomos nos especializando em implosão até nos tornarmos referência na America Latina e título do qual nos orgulhamos muito.”, atesta Fabio Bruno.

Seu último trabalho foi noticiado em todo o Brasil graças à sua complexidade amplamente absorvida pela equipe do empresário.

Os quatro prédios da antiga Universidade Gama Filho em Piedade, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foram implodidos para a construção de um parque.

Cerca de 700 imóveis foram desocupados para que não houvesse riscos a nenhum morador. E toda a empreitada foi um sucesso.

Mas seu reconhecimento não se detém ao cenário nacional, e sua importância pode ser vista mundo afora.

“É uma mercado que está aquecendo novamente, os equipamentos estão evoluindo muito. Tentamos sempre convercer que a implosão deve ser rápida, um evento único, que não interfere na vida dos envolvidos, sempre primando pela segurança. A execução deve ser 100% de confiança.”, acrescenta o empresário.

Seus números são impressionantes: das 250 empresas que mais cresceram nos últimos cinco anos, figuram entre as dez primeiras.

A notável imagem de um orelhão intacto mesmo após o uso de muitos quilos de explosivos.

Nem todos conseguem estabelecer a diferença, mas Implosão é o fenômeno em que um objeto, uma estrutura ou um edifício desaba ou colapsa em direção ao seu centro. Essa ocorrência contrasta com a explosão, onde a força que resulta na destruição é liberada para fora a partir do centro do objeto.

Quem é ele...

A empresa emprega uma plataforma de simulação por software, possibilitando a visualização prévia da implosão, a verificação detalhada de todos os aspectos e a antecipação de potenciais problemas. Essa tecnologia distintiva oferece maior segurança e viabiliza a execução de trabalhos mesmo em regiões densamente habitadas.

Grupo atua como consultora em grandes projetos e obras e oferece ainda uma gama de serviços abrangendo implosão, demolição, reciclagem, túneis, desmonte de rochas, derrocagem subaquática.

Outra preocupação constante é com a o Sistema de Gestão Ambiental aplicado.

Mecanismo auxilia a empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, e também, prevê seleção e monitoramento dos fornecedores, o que evita sanções e penalizações, devido o enquadramento da organização como corresponsável por uma infração ambiental cometida pelo seu fornecedor.

Fundada por profissionais com mais de 30 anos de experiência na área, a equipe da empresa inclui colaboradores responsáveis por grandes obras, altamente treinados e que operam com equipamentos próprios, garantindo máxima eficiência mesmo em situações delicadas.

Uma pesquisa divulgada pela conceituada revista Exame/PME revelou que, das 250 empresas que mais cresceram nos últimos cinco anos, a Fabio Bruno está entre as TOP 10, superando a marca de 100% de crescimento anual.

Estamos falando de uma incessante busca pelo conhecimento, com máxima atenção ao mercado driblando a concorrência, se sobressaindo como um grande empreendedor de sucesso. Sua dedicação em tempo e recursos para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade atendem às necessidades do público-alvo tanto no Brasil quanto pelo mundo.

Outro grande marco foi a implosão do Elevado da Perimetral, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Com extensão de 1.050 metros, foram utilizados 1.200 kg de explosivos e o processo demorou impressionantes cinco segundos. Com a função de evitar a dispersão de fragmentos, uma tela de proteção de 215.340 m² foi instalada no trecho demolido. Para a colocação dos explosivos, foram perfurados cerca de 2.500 buracos nos pilares do viaduto.

A Fábio Bruno está entre as 40 maiores empresas de demolição do mundo.

No dia 24 de novembro de 2013, a Prefeitura do Rio iniciava um dos projetos mais ambiciosos de revitalização urbana na cidade: a implosão do Elevado da Perimetral.

A demolição da Perimetral desempenhou um papel fundamental na significativa transformação pela qual a zona portuária do Rio passou no início da década de 2010.

Além disso, Fabio conta com uma equipe forte, talentosa e comprometida com a visão da empresa e possuam habilidades complementares.

São inúmeros os empreendimentos que contam sua expertise.

A demolição por implosão representa uma solução de engenharia especialmente adequada para desmontar estruturas de médio e grande porte, utilizando explosivos de maneira controlada. Essa técnica visa a implosão de pontos específicos da estrutura, resultando em seu colapso generalizado.

Se considerarmos o que há de mais novo no cenário, estão sendo implementadas estratégias como a implosão controlada e a utilização de sistemas robóticos avançados, com o objetivo de desmontar edifícios de maneira meticulosa e preservar a maior quantidade possível de componentes para reutilização.

Um de seus carros-chefes é exatamento a demolição controlada, frequentemente empregada em construções de grande altura, consiste na execução de pequenas explosões estrategicamente posicionadas dentro da estrutura.

Essas explosões enfraquecem ou removem gradualmente os suportes críticos, impedindo a completa destruição da edificação. Dessa maneira, a abordagem visa categorizar os componentes do edifício em seções mais amplas para facilitar o processo de reciclagem dos materiais.

As vantagens associadas a essa abordagem incluem a rapidez na execução e custos mais baixos quando comparados à demolição mecânica. Devido à sua elevada capacidade de destruição, a implosão é amplamente empregada em situações que exigem velocidade, como edifícios, fábricas, obras de contenção, barragens, pontes e viadutos. Além disso, é recomendada em construções que estão prestes a colapsar, quando não é viável manter trabalhadores em segurança para realizar uma demolição convencional.

Cada passo do plano de ação é pensado e estruturado, para aumentar o máximo possível sua taxa de assertividade em cada implosão.

Em edificações mais antigas, as razões para essa necessidade estão associadas a deformidades, anomalias, deterioração de materiais, danos causados por catástrofes naturais ou a utilização do terreno para novos empreendimentos, entre outros.

Já em construções mais recentes, os motivos para a demolição podem incluir embargos devido a irregularidades, erros de construção e modificações no projeto, entre outras causas.

Com projetos em andamento em países como Dubai e muitos outros, 2024 parece ser o ano que Fabio Bruno irá definitivamente explodir.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL