O Lean Construction como ferramenta para aprendizagem organizacional

Escrito por Bernardo Etges.

A aplicação da metodologia Lean Construction requer muita disciplina e organização por parte de toda a equipe. É uma busca contínua de melhorias para todo o processo, e todos os envolvidos devem estar comprometidos com a obtenção de bons resultados. Foto: AdobeStock by WrightStudio

A Construção Civil é um setor de grande impacto na geração de receita e emprego em todo o mundo. Enquanto no Brasil, a construção civil representa cerca de 6% do PIB nacional, é também, um dos setores com menor emprego de tecnologia, com avanços lentos em termos de produtividade e ainda é reconhecido pelos próprios profissionais como um setor carente no desenvolvimento de conhecimento inovador e propenso ao empreendedorismo. Dados de uma pesquisa realizada com startups do setor da construção em 2020, revelaram uma preocupação quanto ao comportamento dos profissionais da construção civil em aceitar o uso de tecnologia nos canteiros de obra quanto ao perfil dos engenheiros formados com baixa predisposição à inovação.

Posso afirmar, ao longo desses mais de 10 anos de experiência no mercado, que o conhecimento é um insumo de grande valor para as empresas que desejam ser mais inovadoras, produtivas e criar maior impacto no setor. Acompanhar as mudanças na sociedade, principalmente com os avanços tecnológicos não tem sido uma tarefa fácil atualmente, mas percebe-se uma motivação para movimentar algumas empresas do setor.

Acredito que a visão ampliada sobre as atividades produtivas é um dos fatores mais importantes para o avanço nesse sentido. Sendo assim, o Lean Construction não é apenas sobre ensinar e aplicar ferramentas: a construção enxuta é a própria ferramenta, capaz de criar um ambiente colaborativo entre as pessoas envolvidas no projeto, onde a informação é compartilhada, e mais do que isso, transformada em práticas de melhoria contínua e aprendizado.

Então, como podemos explorar esse conhecimento de forma dinâmica?

Através das oportunidades de inovação, a construção enxuta proporciona momentos de discussão e interação, terreno fértil para gerar soluções e aprendizado. É claro que o aprendizado depende de dois tipos de domínios diferentes, um mais teórico, e outro que demanda um contato com os valores, atitudes, ideais e ações, ou seja, que é adquirido apenas com a experiência.

A transparência da gestão em todas as etapas do projeto deve ser simples e direta, evitando falhas e retrabalhos. Foto: AdobeStock by Panumas

Em um estudo recente, publicado junto da Bianca Trentim no Congresso do IGLC (International Group for Lean Construction) de 2021, analisamos a aplicação do Lean Construction quanto a sua capacidade de criar e gerar conhecimento para as organizações. Avaliamos a interação entre oconhecimento tácito, obtido através da experimentação e workshops e conhecimento explícito, transmitido através de treinamentos e capacitações formais. No caso, foi avaliado a geração do conhecimento entre as equipes de diferentes canteiros de obra quanto ao conceito e utilização de práticas como Last Planner System, Takt Time Planning, Value Stream Mapping, dailys, check-ins, check-outs.

Os resultados observados mostram que durante a implementação das ferramentas Lean Construction, é melhor que exista a oportunidade de cada um expor as suas competências a respeito da execução das obras e sobre a empresa onde trabalham, podendo assim partilhar os seus pontos de vista. Já tive a oportunidade de ver diversas ideias apresentadas contribuírem para ações de melhoria de diversos projetos, e tenho certeza que a colaboração e compartilhamento de informações entre uma equipe se traduz em conhecimento para a empresa.

Os resultados da pesquisa mostram que 92,6% dos respondentes identificaram que na maioria dos casos, quando as ferramentas do Lean Construction foram aplicadas na prática, seu conhecimento foi aprimorado, o que permite inferir que, nesses casos, houve transferência de conhecimento tácito e geração de conhecimento pela experiência. Conforme mencionado anteriormente, embora o conhecimento explícito, gerado por meio de treinamento formal, tenha retornos extremamente expressivos, o conhecimento tácito surge como um grande agregador de resultados no ambiente de trabalho.

Mesmo com o emprego das ferramentas do Lean promovendo a integração entre múltiplos níveis da organização, ainda sim, foi percebido que a maior parcela de geração de acontece mais facilmente entre pessoas que ocupam cargos de liderança do que com pessoas que ocupam cargos operacionais. Diante de um cenário como esse, é importante que as lideranças se esforcem para desenvolver contextos construtivos, onde os colaboradores possam se engajar com o propósito de discutir livremente questões de trabalho. O Lean Construction, por ser adaptável, é a oportunidade perfeita para reduzir obstáculos e melhorar a comunicação entre as áreas.

Dar voz ao time de produção, do escritório ao canteiro de obras, é uma das formas de aumentar consideravelmente o nível de excelência operacional, trabalhando em conjunto para manter a competitividade do negócio. Criar, aprender e gerar colaboração nas frentes de serviço e nos últimos níveis da operação é um desafio que, sem dúvida, vai trazer impactos positivos perceptíveis à gestão da construção.

Por fim, deixo aqui a minha provocação: de que forma a criação de conhecimento eficiente pode aumentar a inovação nas construtoras, resolvendo problemas e eliminando desperdícios? Para isso, precisamos entender que a aplicação de dinâmicas colaborativas e práticas com respaldo teórico é uma maneira de motivar o setor a ser mais inovador e produtivo.

*Bernardo Etges é Engenheiro Civil formado pela UFRGS e Co-fundador da Climb Consulting. É Mestre em Lean Construction e Doutorando em Gestão da Construção com foco em Inovação no PPGCI-UFRGS. Possui mais de 10 anos de experiência em implementação de projetos de consultoria de Lean Construction e Excelência Operacional em obras de incorporação e infraestrutura no Brasil, África e Caribe. Desde 2018 atua de forma engajada nos processos de inovação aberta e incentiva a implementação da tecnologia na construção.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL