O impulso das motoniveladoras

Participación por potencia. Participação pelo poder. (Gráfico: LiuGong)

Una de las dificultades para el mercado de motoniveladoras es que son máquinas increíblemente duraderas, por lo que incluso con el trabajo de infraestructura con una tendencia al alza, el aumento en las ventas de motoniveladoras puede ser relativamente modesto dado que hay una gran población disponible en o mercado.

O mercado sul-americano experimentou um pico nas vendas de motoniveladoras no início da década de 2010. Em 2013, o mercado brasileiro, que representa entre 65% e 70% do total na América do Sul, teria ultrapassado 4.000 unidades, então poderá em breve ser Empreiteiros e aluguel pode-se esperar que as empresas aproveitem a oportunidade para substituir máquinas que estão se tornando obsoletas.

“A demanda por motoniveladoras apresenta queda de 5% em 2023 e na LiuGong projetamos que o volume na América do Sul chegará a 3.350 unidades. Mas é importante mencionar que cresceu 70% entre 2021 e 2022, então essa queda não é significativa”, afirma Guillermo Roemer, gerente de suporte ao produto da LiuGong Latin America.

Luego de 20 años diseñando motoniveladoras, LiuGong ha lanzado la nueva serie D, cuyo diseño ha sido reconocido por la prestigiosa Red Dot. Após 20 anos projetando motoniveladoras, a LiuGong lançou a nova série D, cujo design foi reconhecido pelo prestigiado Red Dot. (Foto: LiuGong)

Por sua vez, Leandro Bueno, gerente administrativo de marketing de produtos e vendas da divisão de equipamentos de construção da Komatsu e Roberto Marques, gerente de vendas LATAM da John Deere, estimam que o ano em curso será bastante estável.

“No Brasil esperamos uma demanda semelhante à de 2023, com algumas oportunidades de crescimento em alguns segmentos específicos, como agrícola e florestal”, afirma o executivo da empresa japonesa.

“A demanda por motoniveladoras permaneceu basicamente estável nos últimos 12 meses e deverá permanecer em nível semelhante este ano”, acrescenta Marques.

Em termos de potência, segundo Roemer, do mercado total, 47% corresponde a máquinas com potências entre 170-200 CV, seguido em importância pelo segmento de 145 a 170 CV com 28% e por último, o segmento de construção rodoviária de grande porte empresas e mineração, que demandam 13%.

Contribuintes diminuirão

Mais existencialmente, coloca-se a questão de saber se as melhorias dos produtos nas últimas duas décadas contribuíram para o declínio nas vendas. Os pacotes de controle de máquinas são agora a norma na venda de uma nova motoniveladora devido aos benefícios de produtividade que trazem. Mas se a frota de motoniveladoras for mais produtiva do que antes, o mercado precisará de menos para concluir uma determinada quantidade de trabalho.

vienen equipados con la tecnología Go Home As motoniveladoras New Holland RG EVO vêm equipadas com a tecnologia Go Home. (Foto: New Holland)

Mesmo com esta tecnologia, juntamente com melhorias nos sistemas de controle do operador, as motoniveladoras continuam entre os tipos de máquinas mais difíceis de operar. Portanto, alguns argumentam que a falta de trabalhadores qualificados está a ter efeitos. Não adianta comprar uma máquina se ninguém sabe operá-la.

Inovações

É claro que as empresas industriais não abrandaram os seus avanços.

O desenvolvimento das motoniveladoras LiuGong tem como objetivo projetar máquinas de fácil operação e manutenção e com durabilidade e disponibilidade que, segundo a empresa, garantam o menor custo total de propriedade do mercado.

Segundo Roemer, a LiuGong lançou recentemente a sua nova série D, cujo design foi reconhecido pelo prestigiado Red Dot. Segundo o executivo, esta nova linha apresenta características únicas no setor “como cabine pentagonal com a melhor visibilidade do mercado e acesso exclusivo, fácil, rápido e seguro aos pontos de manutenção graças à abertura do capô em 50°. “Alta folga no eixo dianteiro, raio de viragem compacto, motor Cummins, transmissão ZF e eixos LiuGong.”

A Komatsu destaca seu modelo GD655-5 para trabalhos mais pesados. (Foto: Komatsu)

A Komatsu também se concentrou em implementar cada vez mais melhorias no que diz respeito à precisão e eficiência. “Nosso GD655-5 é bastante versátil nesse sentido”, afirma Bueno. “O operador pode optar por operar com conversor de torque com Lock-up (Bloqueio/Desbloqueio em Modo Automático) ou transmissão direta (modo manual), o que for mais adequado ao trabalho a ser realizado”, explica. Em aplicações que exigem potência para nivelar terrenos acidentados ou controle preciso em baixas velocidades, o operador pode selecionar o modo automático. O conversor de torque fornece ao operador potência e controle de tração. “Nessa modalidade, o operador consegue manter o controle da operação em baixa velocidade sem precisar mudar de marcha ou usar o pedal para controlar a aproximação”, detalha. Caso seja necessário desenvolver maior velocidade para transporte ou retirada de material, o operador pode selecionar a opção de transmissão manual. “Ou seja, a operadora tem à sua disposição o melhor das duas opções”, finaliza Bueno.

Por sua vez, a John Deere também adicionou mais recursos de automação e assistência ao operador, bem como recursos de durabilidade. Marques comenta sobre a opção Premium Circle instalada de fábrica para todas as motoniveladoras John Deere G-Series, GP-Series e SmartGrade, que “melhora a velocidade e o torque geral da lâmina, mas também melhora a vida útil porque é uma engrenagem selada que elimina a necessidade para calços”, diz ele. Dessa forma o equipamento tem menos tempo de inatividade e oferece precisão e produtividade de controle de nivelamento mais consistentes.

John Deere  772GP A John Deere adicionou mais recursos de automação e assistência ao operador. (Foto: John Deere)

Por fim, Mariana Bicalho, gerente de marketing da New Holland Construction comenta sobre as motoniveladoras RG EVO da empresa. “ Nossas motoniveladoras são escolhidas por sua alta produtividade e eficiência. Entre suas características comuns, vêm equipados com a tecnologia Go Home, que permite engatar apenas uma marcha em cada sentido e dentro do limite de velocidade adequado, para levar a máquina à oficina em caso de falha. Toda a Série RG da New Holland Construction se destaca pela capacidade de superar terrenos difíceis e enfrentar desafios extremos, pois seus eixos foram fabricados para garantir robustez e maior capacidade de transferência de potência ao solo”, afirma o executivo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL