O impacto da greve dos caminhoneiros na construção brasileira

By Construção Latino-Americana08 June 2018

Perdas milionárias e atraso na entrega de insumos bagunçaram o setor.

obras brasil

Com a greve dos caminhoneiros ocorrida há dias no Brasil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) calculou que as perdas para o setor de construção ficaram em cerca de US$ 792 milhões.

Além disso, a CBIC relatou outro mal. A falta de insumos nas obras postergará o calendário de entregas que o setor planejou para 2018. “Depois de tirar o trem dos trilhos, coloca-lo de volta não é fácil”, diz José Carlos Martins, presidente da CBIC.

Martins também afirma que a questão dos preços dos combustíveis também foi sentida. “Os aumentos tiveram um impacto sobre todos os contratos de empreendimentos que utilizam estes produtos: obras rodoviárias, pavimentações urbanas, recolocação de pavimentos em obras de saneamento, serviços complementares e outros”, diz ele. O conselheiro do Sindicato da Construção de Minas Gerais, José Francisco Rodrigues, confirma, ao dizer que “com a entrega dos insumos completamente parada, soube de obras sem atividade em várias partes do Brasil”.

Sobre isso, o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) afirmou que o setor cimenteiro deverá normalizar-se em cerca de dois meses. “Como as fábricas funcionam em regime de operação contínua, as cimenteiras de todo o país estão sofrendo impactos, tanto na distribuição do produto como nas entregas de insumos necessários para a fabricação”, diz o SNIC. Em média, a indústria de cimento distribui diariamente 200 mil toneladas no Brasil, sendo o transporte rodoviário responsável por 96% desta operação.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL