O grupo Taim Weser fornecerá sistemas de transporte e maquinas para Porto Sudeste
By Cristián Peters11 May 2011
O grupo TAIM WESER foi selecionado pela LLX, a empresa logística do grupo empresarial EBX, para projetar, fabricar, fornecer e implementar os sistemas de transporte e máquinas de parque para minério de ferro no denominado "Superporto Sudeste". Trata-se do novo projeto do grupo brasileiro, um moderno terminal portuário na Baía de Sepetiba, na cidade de Itaguaí, a cerca de 80 quilómetros de Rio de Janeiro.
O novo terminal será privado e de uso misto, embora venha a ser utilizado principalmente para a exportação do minério de ferro que a MMX, empresa de mineração do grupo EBX, explora em Minas Gerais, estado vizinho ao Rio de Janeiro. O novo porto estará situado a apenas 2 km da rede ferroviária de MRS, o que possibilitará a ligação direta para a recepção do minerio de ferro, proveniente tanto da MMX como de outros produtores de várias zonas do chamado Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, que atualmente não têm a possibilidade de exportar o minério devido à falta de instalações logísticas.
Porto Sudeste ocupará uma superfície de 52 hectares e terá capacidade para armazenar 2,5 milhões de toneladas de minério. Inicialmente, o terminal poderá deslocar 50 milhões de toneladas de minério por ano, com possibilidade de alcançar os 100 milhões de toneladas anuais. O projeto de Porto Sudeste tem um orçamento de 1.800 milhões de reais (811 milhões de euros) com prazo de funcionamento previsto para 2012.
Devido à grande importância nos setores minério, portuário e de exportação de matérias-primas, o Brasil é um mercado estratégico e em clara expansão para o grupo TAIM WESER. A contemplação deste projeto confirma, mais uma vez, a importância e a forte presença da empresa no mercado sul-americano, e concretamente no Brasil, onde conta, desde 2006, com a sua filial TAIM CADE BRASIL, situada em Almirante Tamandaré, Paraná, Região Metropolitana da Grande Curitiba.
Equipamentos a serem fornecido pelo Grupo TAIM WESER
O fornecimento do grupo TAIM WESER inclui todos os equipamentos necessários para realizar com eficiência as operações de transporte, armazenamento e recolhimento do minério de ferro no parque. Este equipamento consta de um sistema completo de transportadores de correia e de quatro máquinas empilhadeiras-retomadoras tipo rotopala que serão instaladas nos dois novos parques de armazenamento de minério de ferro.
O sistema de transporte, que será fornecido pelo grupo TAIM WESER através da filial TAIM CADE BRASIL, compreende o circuito completo de transportadores de correia desde a recepção do minério de ferro até o carregamento em barcos, incluindo todos os transportadores dos 2 parques de armazenamento. O comprimento total do circuito de correias é de aproximadamente 13.000 m. A capacidade dos transportadores é de 12.000 t/h, contam com uma largura de correia de 1.600mm e 1.800 mm e velocidades de 4,5 e 4,8 m/s. Convém destacar que o sistema de transporte estará dotado de todos os equipamentos auxiliares, tais como torres de transferência, silos, bicos by-pass, equipamentos de controle, separadores magnéticos, sistemas de básculas, etc.
Por outro lado, as quatro máquinas empilhadeiras-retomadoras serão as responsáveis pelo armazenamento e empilhamento do minério de ferro. Contam com uma capacidade de empilhamento de 10.000 t/h e uma capacidade de retomada e envio à expedição de 12.000 t/h e cada máquina será fornecida com as respectivas linhas de deslocamento. As máquinas têm como características destacadas o comprimento do braço, de 60 m, e vão entre rodas, de 12m.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

