O grupo Taim Weser fornecerá sistemas de transporte e maquinas para Porto Sudeste

By Cristián Peters11 May 2011

TAIM WESER ha sido seleccionado por LLX, la empresa logística del grupo empresarial EBX, para diseña

TAIM WESER ha sido seleccionado por LLX, la empresa logística del grupo empresarial EBX, para diseñar, fabricar, suministrar y poner en marcha los sistemas de transporte y maquinaria de parque para mi

O grupo TAIM WESER foi selecionado pela LLX, a empresa logística do grupo empresarial EBX, para projetar, fabricar, fornecer e implementar os sistemas de transporte e máquinas de parque para minério de ferro no denominado "Superporto Sudeste". Trata-se do novo projeto do grupo brasileiro, um moderno terminal portuário na Baía de Sepetiba, na cidade de Itaguaí, a cerca de 80 quilómetros de Rio de Janeiro.

O novo terminal será privado e de uso misto, embora venha a ser utilizado principalmente para a exportação do minério de ferro que a MMX, empresa de mineração do grupo EBX, explora em Minas Gerais, estado vizinho ao Rio de Janeiro. O novo porto estará situado a apenas 2 km da rede ferroviária de MRS, o que possibilitará a ligação direta para a recepção do minerio de ferro, proveniente tanto da MMX como de outros produtores de várias zonas do chamado Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, que atualmente não têm a possibilidade de exportar o minério devido à falta de instalações logísticas.

Porto Sudeste ocupará uma superfície de 52 hectares e terá capacidade para armazenar 2,5 milhões de toneladas de minério. Inicialmente, o terminal poderá deslocar 50 milhões de toneladas de minério por ano, com possibilidade de alcançar os 100 milhões de toneladas anuais. O projeto de Porto Sudeste tem um orçamento de 1.800 milhões de reais (811 milhões de euros) com prazo de funcionamento previsto para 2012.

Devido à grande importância nos setores minério, portuário e de exportação de matérias-primas, o Brasil é um mercado estratégico e em clara expansão para o grupo TAIM WESER. A contemplação deste projeto confirma, mais uma vez, a importância e a forte presença da empresa no mercado sul-americano, e concretamente no Brasil, onde conta, desde 2006, com a sua filial TAIM CADE BRASIL, situada em Almirante Tamandaré, Paraná, Região Metropolitana da Grande Curitiba.

Equipamentos a serem fornecido pelo Grupo TAIM WESER

O fornecimento do grupo TAIM WESER inclui todos os equipamentos necessários para realizar com eficiência as operações de transporte, armazenamento e recolhimento do minério de ferro no parque. Este equipamento consta de um sistema completo de transportadores de correia e de quatro máquinas empilhadeiras-retomadoras tipo rotopala que serão instaladas nos dois novos parques de armazenamento de minério de ferro.

O sistema de transporte, que será fornecido pelo grupo TAIM WESER através da filial TAIM CADE BRASIL, compreende o circuito completo de transportadores de correia desde a recepção do minério de ferro até o carregamento em barcos, incluindo todos os transportadores dos 2 parques de armazenamento. O comprimento total do circuito de correias é de aproximadamente 13.000 m. A capacidade dos transportadores é de 12.000 t/h, contam com uma largura de correia de 1.600mm e 1.800 mm e velocidades de 4,5 e 4,8 m/s. Convém destacar que o sistema de transporte estará dotado de todos os equipamentos auxiliares, tais como torres de transferência, silos, bicos by-pass, equipamentos de controle, separadores magnéticos, sistemas de básculas, etc.

Por outro lado, as quatro máquinas empilhadeiras-retomadoras serão as responsáveis pelo armazenamento e empilhamento do minério de ferro. Contam com uma capacidade de empilhamento de 10.000 t/h e uma capacidade de retomada e envio à expedição de 12.000 t/h e cada máquina será fornecida com as respectivas linhas de deslocamento. As máquinas têm como características destacadas o comprimento do braço, de 60 m, e vão entre rodas, de 12m.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL