O futuro da mobilidade em Bogotá está sendo consolidado através de importantes obras

02 August 2022

Conconcreto ha generado cerca de 1.500 empleos directos por medio de la realización de cuatro proyectos de construcción en la capital del país con el Instituto de Desarrollo Urbano. A Conconcreto gerou cerca de 1.500 empregos diretos ao realizar quatro projetos de construção na capital do país com o Instituto de Desenvolvimento Urbano (Foto: Conconcreto)

Um dos mais importantes projetos de construção na Colômbia está atualmente em andamento na Avenida Suba e na Calle 100, onde o sistema de transporte de Bogotá, Transmilenio, está sendo modernizado. A construtora Conconcreto gerou cerca de 1.500 empregos diretos ao realizar quatro projetos de construção na capital do país com o Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU).

Para a Empresa Férrea Regional (EFR) no município de Soacha, a Conconcreto está construindo o pátio do portal El Vínculo da linha tronco da NQS do sistema Transmilenio, que terá impacto na mobilidade de mais de 1 milhão de habitantes da área e municípios vizinhos.

Bogotá está a caminho da revitalização dos espaços públicos em locais estratégicos que beneficiarão milhões de cidadãos. As diversas obras que continuam a ser realizadas são prova disso, e o Instituto de Desenvolvimento Urbano divulgou as porcentagens de progresso de algumas dessas construções vitais para o futuro da mobilidade na capital do país.

Uma das mais destacadas é a intervenção que está sendo realizada pela Conconcreto na Avenida Suba e na Calle 100, onde estão sendo realizadas diferentes obras. Por exemplo, estão em andamento trabalhos preliminares para a construção de duas infra-estruturas que facilitarão o fluxo de veículos articulados entre a Avenida Suba e a Calle 100 (deprimida). Além disso, paralelamente à Avenida Suba, está sendo construída uma ponte que será para uso exclusivo do Transmilenio e passará sobre o cruzamento atual.

El proyecto contempla además 3,87 kilómetros de ciclorrutas. O projeto também inclui 3,87 quilômetros de ciclovias (Foto: Conconcreto).

Além disso, uma nova estação Transmilenio está sendo construída para substituir a existente, e duas estações adicionais serão construídas sobre o alinhamento da linha de alimentação do metrô Avenida 68.

Outra das obras de destaque neste cruzamento é o coletor de água da chuva “Emisario Norte”; uma obra que terá aproximadamente 1.200 metros de comprimento, com um tubo de concreto de dois metros de diâmetro, com três eixos de saída, dois eixos de lançamento com tecnologia “Pipe Jacking” sem valas que minimiza o impacto sobre o público, pois economiza tempo em escavações ao ar livre.

Renovação dos pavimentos e da calle 116 ciclovia

O projeto também inclui 3,87 quilômetros de ciclovias.

Por outro lado, a Conconcreto está renovando pavimentos e ciclovias em dois trechos da Calle 116: da Carrera Novena à Autopista Norte e, de lá, à Avenida Boyacá. As obras representam a construção de um espaço público que facilita o trânsito de pedestres e ciclistas, onde haverá 50.152 metros quadrados de calçadas, 3,87 quilômetros de ciclovias e 8.390 metros quadrados de áreas verdes.

O projeto está quase 40% concluído e estima-se que beneficiará cerca de dois milhões de pessoas nos distritos de Suba e Usaquén.

Projeto Pátio Portal El Vínculo

Este projeto de infra-estrutura, localizado em Soacha, consiste na construção de um Portal e de uma área de estacionamento de ônibus para o sistema Transmilenio que conectará a população deste município e seus arredores com Bogotá.

Una de las construcciones más importantes se está desarrollando en la Avenida Suba con Calle 100, en el punto avanzan adecuaciones de Transmilenio. Uma das construções mais importantes está sendo desenvolvida na Avenida Suba e na Calle 100, onde o Transmilenio está avançando. (Foto: Conconcreto)

A obra está atualmente em seu 12º mês de construção, durante o qual foram realizadas várias atividades, tanto no corredor como no pátio do Portal. As obras incluem a construção dos edifícios do projeto, entre eles: o edifício de acesso, o edifício administrativo, as plataformas articuladas de manutenção de veículos, a plataforma intermunicipal e um túnel que ligará essas duas plataformas, permitindo a passagem dos usuários para tomar o serviço Transmilenio.

Uma das construções mais importantes está sendo realizada na Avenida Suba e na Calle 100, onde o Transmilenio está fazendo progressos.

As estruturas destes edifícios foram construídas utilizando elementos pré-fabricados fornecidos pela Industrial Conconcreto, que, ao incorporá-los ao projeto, possibilitaram obter melhor desempenho e aumentar significativamente o cronograma de construção.

Os ônibus do sistema circularão sem gerar conflitos na Autopista Sur, utilizando uma ponte veicular curva que conectará o Portal do Pátio com a linha de troncos do Transmilenio. A estrutura é formada por cinco suportes e uma viga de 2,25 metros de caixa. A ponte tem 315 metros de comprimento e 10 metros de largura. Atualmente, a primeira fase da ponte está em construção, o que corresponde às obras que estão sendo realizadas dentro do lote do Pátio Portal. Isto se deve ao fato de que o corredor está sendo gerenciado e estão sendo realizadas obras de transferência de redes de média e baixa tensão em coordenação com as Empresas de Serviço Público.

Mais obras, mais empregos

Ricardo Rodríguez, diretor regional de infra-estrutura da Conconcreto, explicou que em Bogotá a organização está participando de quatro importantes projetos para o Instituto de Desenvolvimento Urbano (IDU), incluindo os grupos 5 e 8 da já mencionada linha de troncos de alimentação do metrô da Avenida 68.

“Fizemos progressos significativos nas obras e conseguimos empregar diretamente 1.500 pessoas”. Há mão-de-obra qualificada e não qualificada, muitas delas das localidades Suba e Barrios Unidos em termos de pessoal contratado; também está projetado que as obras gerarão empregos por um período de cinco anos”, concluiu Rodríguez.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL