O consórcio da Salfacorp inicia a construção da planta concentradora da Minera Centinela.

A Empresa Constructora Fluor Salfa Ltda., uma joint venture entre a SalfaCorp, um dos maiores grupos de engenharia, construção e imobiliário do Chile, e a Fluor Corporation, uma das principais empresas de engenharia do mundo, anunciou o início da construção da planta concentradora do projeto Nueva Centinela da Antofagasta Minerals, um contrato que foi concedido em 2021.

A Antofagasta Minerals anunciou recentemente a aprovação do projeto, “com o qual iniciamos a fabricação de todos os equipamentos principais e secundários, juntamente com o início da fase de construção a ser realizada entre 2024 e 2026, para permitir o início das operações em 2027. Hoje temos mais de 500 trabalhadores e os equipamentos necessários no local para iniciar o desenvolvimento das primeiras obras do maior projeto de mineração do país”, disse o CEO da SalfaCorp, Jorge Meruane Boza.

Centinela A diretoria da Antofagasta Minerals aprovou o investimento de US$ 4,4 bilhões no projeto Nueva Centinela (Foto: Antofagasta Minerals).

É um trabalho que reflete a consolidação do consórcio Fluor Salfa no mercado e na execução de plantas concentradoras em modo EPC para mineração de cobre em grande escala. “Essa notícia ratifica a confiança que a mineração em larga escala tem na empresa para a execução de projetos de grande porte, com seu parceiro estratégico Fluor Corporation. Juntos representamos solidez e experiência na execução de um projeto tão transcendental como este, apoiados pela reconhecida trajetória de ambas as empresas em projetos similares”, disse o executivo.

O contrato, que ultrapassa US$ 1 bilhão, abrange várias etapas, desde o desenvolvimento da engenharia detalhada, a aquisição dos equipamentos principais e secundários, a construção e montagem da planta, comissionamento, start-up e ramp-up até sua entrega às operações da mineradora.

“O trabalho que estamos desenvolvendo para nosso cliente está a cargo de uma equipe de primeira classe de profissionais, técnicos e trabalhadores especializados nesse tipo de projetos de grande escala e que trabalharam juntos nos últimos anos em projetos de características e modalidade semelhantes”, comentou Rodrigo Hübner, gerente geral da Salfa Montajes.

Nueva Centinela

Nueva Centinela é o segundo maior investimento em mineração iniciado no Chile e envolve a construção de uma segunda planta concentradora de cobre na Minera Centinela e a expansão de sua planta de produção de molibdênio. Esse projeto dobrará a capacidade de processamento de minério da Centinela e estenderá sua vida útil por pelo menos 30 anos.

A Nueva Centinela está localizada a 180 quilômetros de Antofagasta, no distrito de Sierra Gorda, e deverá ter uma capacidade de processamento diário de 95.000 toneladas de minério. Essa capacidade gerará 144.000 toneladas de cobre, 3.500 toneladas de molibdênio e 130.000 onças de ouro por ano quando a planta entrar em operação em 2027.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL