O caminho para a segurança começa com a estabilidade

14 November 2022

Por Lynn Marsh, Presidente da Road Widener LLC

A segurança é a maior prioridade em qualquer canteiro de obras, mas nem todas as soluções de equipamentos ajudam a atingir essa meta de segurança. De fato, em 2020, mais de 174.100 feridos e 124 mortes ocorreram em canteiros de obras nos Estados Unidos. Por mais alarmantes que sejam esses números, o quadro real poderia ter sido muito pior. Essas estatísticas abrangem apenas os casos relatados. Muitos acidentes e quase acidentes no local de trabalho – com consequências potencialmente terríveis – nunca são relatados.

Los accesorios de rodillos de compactación pueden aumentar la eficiencia y la versatilidad de la flota existente A fixação de rolos de compactação pode aumentar a eficiência e a versatilidade da frota existente de um empreiteiro, permitindo-lhes trabalhar em uma variedade de projetos de reparo de utilidades e construção de estradas, todos com equipamentos que já conhecem (Foto: Road Widener).

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (USDOT) fez um movimento significativo para melhorar a segurança com sua iniciativa de reduzir as mortes no trânsito a zero até 2050. Isso não se aplica apenas a colisões devido ao tráfego rodoviário, mas também protege os trabalhadores da construção ao construir ou reparação de estradas em áreas urbanas e rurais.

O movimento Moving to Zero, os prêmios de seguro disparados e o risco de lesões estão tornando os recursos de segurança uma consideração importante para a maioria dos empreiteiros, levando os fabricantes de todos os segmentos a se concentrarem em inovações para eliminar esse perigo.

O equipamento de compactação é um excelente exemplo de projeto potencialmente problemático, especialmente em superfícies irregulares ou com inclinação lateral. Não é incomum que as equipes de construção de estradas presenciem um capotamento silencioso, observando seus tripulantes saltarem para a segurança quando o equipamento que estão operando inesperadamente cede lugar à gravidade enquanto compactam uma encosta íngreme. Muitos rolos de compactação com condutor muitas vezes sucumbem a acidentes de capotamento devido ao seu design rígido e alto centro de gravidade, que oferece pouca proteção ou estabilidade para os membros da tripulação.

Certos fabricantes estão tomando medidas para eliminar esse incidente muito comum no local de trabalho e estão fazendo isso na forma de um par de acessórios com equipamentos que já possuem. Com um braço deslocado, as equipes podem compactar com segurança e eficácia o material de terreno plano usando o acessório de compactação - permitindo um trabalho seguro em praticamente qualquer ângulo .

A segurança está no design

Essa nova abordagem de compactação é alcançada pela realocação do tambor para um braço de deslocamento controlado remotamente que pode ser conectado a praticamente qualquer motoniveladora, carregadeira de esteira compacta, carregadeira de rodas ou minicarregadeira – resolvendo imediatamente o problema de segurança. Ao empregar um acessório, a máquina hospedeira fornece uma fonte de energia separada para o tambor de compactação e, graças ao braço deslocado, aumenta a estabilidade e a segurança do operador.

Las cuadrillas pueden compactar material de manera segura y eficaz As equipes podem compactar o material com segurança e eficiência a partir do solo plano usando um acessório de compactação com um braço deslocado, permitindo um trabalho seguro em praticamente qualquer ângulo (Foto: Alargador de Estrada).

Com sua posição de deslocamento, o tambor pode girar até 30 graus e atingir 30 polegadas abaixo do ponto de montagem. A máquina hospedeira pode dirigir com segurança em terreno plano enquanto o braço do acessório se estende até a borda mais distante e mais íngreme dos acostamentos e valas da estrada inclinada. Isso permite que o rolo compacte facilmente inclinações em vários ângulos que virariam uma máquina de compactação tradicional.

A maior segurança oferecida pelo projeto do rolo offset reduz os sinistros de compensação dos trabalhadores, reduz os prêmios de seguro e melhora as classificações gerais de segurança de um empreiteiro - um fator chave para empreiteiros em um ambiente de licitação competitivo.

Além disso, mudar o tambor para um acessório de braço deslocado não apenas melhora drasticamente a segurança, mas também desbloqueia uma série de outros benefícios.

Capacidades máximas em um pacote compacto

Embora a segurança seja a principal prioridade em qualquer local de trabalho, a eficiência e a qualidade de um trabalho, juntamente com a versatilidade do equipamento, também são críticas. Os acessórios do rolo compactador podem aumentar a eficiência e a versatilidade da frota existente de um empreiteiro, permitindo que eles trabalhem em uma variedade de projetos de construção de estradas e reparos de serviços públicos, todos com os equipamentos com os quais já estão familiarizados. Os acessórios compactam efetivamente uma variedade de materiais, desde cascalho, pedra e solo até mistura de asfalto quente.

Com a alta demanda de infraestrutura e mão de obra escassa e inexperiente, a facilidade de uso – em termos de equipamentos – é fundamental para a eficiência geral de um projeto. Alguns implementos de compactação offset incorporam controles remotos, combinando segurança com uma operação intuitiva e fácil de aprender, e permite ao operador ajustar os ajustes de altura, ângulo, extensão e compactação tudo a partir do conforto da cabine da máquina host.

Embora um acessório de rolo de compactação possa não atingir a densidade tão rapidamente quanto um rolo de passeio em uma estrada plana, ele se destaca em uma vala ou vala inclinada que coloca o operador em uma posição perigosa. Devido ao design rígido dos rolos de compactação tradicionais e aos problemas de estabilidade trabalhando em um declive, os operadores tendem a dirigir em uma taxa mais lenta, resultando em uma taxa de compactação mais lenta . Alternativamente, o acessório do rolo de compactação deslocado permite uma densidade vibratória média de 106,5 libras por pé cúbico em apenas uma passagem em um ombro de cascalho típico.

A eficiência não é vista apenas através do trabalho na obra, mas também pela redução dos desafios de transporte. O design compacto dos acessórios de compactação permite que ele caiba em qualquer reboque comum junto com a máquina hospedeira - e outros acessórios principais - e seja rebocado por uma caminhonete padrão. Não são necessários reboques ou licenças de transporte pesado.

Além disso, os acessórios do rolo de compactação podem oferecer aos empreiteiros a capacidade de expandir seus recursos de aplicação e ganhar mais licitações, incorporando um sistema adaptável em seu modelo de negócios. Os acessórios do rolo de compactação podem ser adquiridos em uma variedade de larguras de tambor intercambiáveis, variando de 2 a 4 pés, proporcionando maior adaptabilidade. Para obter o mesmo benefício com as máquinas de compactação tradicionais, os empreiteiros teriam que comprar várias unidades autopropelidas, todas com motores e transmissões que precisariam de manutenção contínua. Essa flexibilidade abre mais oportunidades para os empreiteiros, permitindo que eles atendam a uma variedade de especificações de trabalho sem o incômodo de manter, transportar e armazenar vários equipamentos.

Um selo federal de aprovação

Os benefícios de segurança e produtividade dos implementos de rolos de compactação são poderosos, e os dados que demonstram o impacto que eles trazem para a indústria falam muito.

O Departamento de Transporte de New Hampshire (NHDOT) realizou um estudo para medir a eficácia dos acessórios de rolos de compactação de deslocamento conectados a uma minicarregadeira com rodas versus o tradicional tambor de aço e rolos de borracha usados pelos empreiteiros do NHDOT. O estudo examinou a densidade de compactação de cascalho em um acostamento de estrada para determinar qual método de compactação produziria os resultados mais consistentes em termos de densidade de cascalho, garantindo uma vida útil mais longa do acostamento da estrada. O NHDOT reconheceu que uma vida útil mais longa resultaria na economia de milhares de dólares para o estado, que poderia ser realocado para outras áreas para melhorar a infraestrutura.

No passado, os empreiteiros do NHDOT usavam principalmente rolos autopropelidos no modo estático para evitar o risco de capotamento ou deslizamento em valas. Para comprovar a eficácia do estudo, os rolos autopropelidos foram utilizados nos modos estático e vibratório para comparar com precisão com o acessório do rolo compactador de deslocamento, que só era capaz de operar com vibração.

Para este teste de compactação, o material foi colocado de duas maneiras para cada rolo, sendo o primeiro aproximadamente meia polegada mais alto que o pavimento existente antes da compactação e, segundo, o material foi colocado nivelado com o pavimento existente.

Os resultados do estudo mostraram que o acessório do rolo de compactação offset teve compactação quase igual quando testado contra os outros dois rolos que eram 8-22x maiores em peso. Além disso, a variação do acessório do rolo de compactação deslocado foi a menor das três.

Em resumo, o rolo de compactação deslocado forneceu uma densidade mais consistente de cascalho compactado e deu aos trabalhadores maior flexibilidade com seu braço deslocado, eliminando o risco de ferimentos e capotamento em comparação com outros métodos. Além disso, o acessório de compactação melhorou a eficiência, permitindo que o operador controle remotamente a posição do rolo a partir da máquina hospedeira, permitindo a cobertura em todo o ombro em comparação com os métodos montados que exigem a montagem do ombro ou não permitindo a cobertura total da compactação.

Manutenção mínima

Quando se trata do impacto da manutenção, os rolos de compactação tradicionais têm várias graxeiras que precisam ser mantidas e geralmente têm um acúmulo de detritos que exigem limpeza frequente . No entanto, com os acessórios do rolo de compactação, quase não há manutenção para falar. Sem a necessidade de um motor, trem de força ou qualquer peça associada própria para operar, os rolos de compactação offset avançados exigem 90% menos manutenção do que as máquinas de compactação de passeio, cortando o serviço tradicional de motor e transmissão.

Movendo-se para a Segurança

Em um mundo onde tantos elementos estão fora de nosso controle – a cadeia de suprimentos, o preço do combustível, custos inflacionários e muito mais – é mais importante do que nunca que os contratados controlem riscos e custos sempre que puderem. E seu investimento em equipamentos é um ótimo ponto de partida.

Ao avaliar cuidadosamente a seleção de equipamentos e escolher opções que maximizem as capacidades de sua frota atual, os empreiteiros verão um aumento na eficiência e lucratividade de seus negócios, proporcionando segurança incomparável para sua tripulação.

Sobre o autor

Lynn Marsh é presidente da Road Widener LLC e tem 20 anos de experiência na indústria de construção de estradas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL