O aço é um material fundamental para a construção de uma infraestrutura crítica segura

Claudio Espinoza, gerente assistente comercial da Proindar, uma subsidiária do Grupo Arrigoni especialista na fabricação e distribuição desses elementos no Chile.

Claudio Espinoza Claudio Espinoza. (Foto: Proindar)

O aço está presente em todas as infraestruturas que habitualmente utilizamos: estradas e autoestradas, aeroportos, hospitais, edifícios, habitações, etc., quer como reforço de betão, coberturas, revestimentos, cavilhas e grelhas de pavimentos. Como exemplo, o novo Aeroporto Internacional de Santiago utilizou mais de 24.000 toneladas de aço de reforço e outras 20.000 toneladas de aço estrutural no edifício, e a futura Ponte Chacao (em 2025) exigirá mais de 34.000 toneladas do material. .

Em particular, o aço nacional tem demonstrado um excelente comportamento face aos eventos sísmicos, devido ao cumprimento das normas que regulam os requisitos de dimensionamento sísmico e de desempenho mecânico, que andam de mãos dadas com a filosofia de cálculo estrutural consubstanciada nos códigos de dimensionamento. pela Aceros AZA, empresa nacional que produz um dos aços com menor pegada de carbono do setor.

Normas sobre o assunto são obrigatórias e são citadas em códigos de construção. Enumerando, estão: a norma NCh430, que estabelece os requisitos de projeto e cálculo para elementos e estruturas de concreto armado, a NCh433 para projeto sísmico em edificações e a NCh2369 para projeto sísmico de estruturas e instalações industriais. Existe também a NCh 427 para cálculo de estruturas metálicas; NCh203 para aço estrutural, NCh204 para barras de reforço de concreto e NCh428 para construções de aço.

Deve-se notar que as regras e regulamentos para a construção de infraestrutura crítica foram revistos e atualizados após o grande terremoto de 27 de fevereiro de 2010 para proporcionar maior segurança. Em 2017, também foi publicada a norma NCh3572 para a fabricação e utilização de grades em barra de aço carbono, bem como para grades de piso e degraus, mais conhecidas na construção civil como grades, grades ou grades.

No meio da avenida Alameda, em Santiago, as pessoas costumam passar por essas grades de chão, enquanto vagões do metrô em movimento são vistos abaixo. Ele mencionou esse cotidiano para refletir o quanto é importante a implantação e montagem da grade; com isso garantimos a vida das pessoas.

Grande parte das obras industriais que envolvem pisos gradeados são anteriores à norma NCh3572, sendo, portanto, passíveis de descumprimento dos novos requisitos e prioridade técnica. Por isso a montagem da grade é imprescindível; deve estar sempre nas mãos de especialistas; de engenheiros a instaladores de pisos especializados.

Uma grelha de piso pode ser certificada em sua tabela de carga, matéria-prima, fabricação e sistema de revestimento para sua finalidade final, mas se for instalada no sentido errado em relação aos seus suportes, pode ser reduzida em menos de 50% do seu valor nominal. capacidade de carga, expondo os transeuntes a um iminente acidente devido a colapso estrutural, surpreendente ou aparentemente inexplicável.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL