Número de mulheres na construção civil cresce 50%

A presença feminina na Construção Civil vem crescendo nos últimos anos. Em 2021, o número de mulheres no setor cresceu 50%. Atualmente, são mais de 200 mil ocupando cargos em escritórios de engenharia, indústrias e canteiro de obras, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia.

No Brasil, foram criados vários projetos para qualificar a mão de obra feminina, entre eles o Programa Mulheres Construindo Autonomia na Construção Civil, criado em 2012 pelo governo federal, tendo como propósito formar mulheres de baixa renda para a inserção nesse mercado de trabalho.

O terceiro setor também vem estimulando o ingresso de mulheres na construção. Das iniciativas criadas, destacam-se o projeto Mão na Massa, no Rio de Janeiro, e a ONG Mulheres em Construção, no Rio Grande do Sul. As propostas têm como objetivo oferecer cursos de formação na área da construção civil, promovendo autonomia e empoderamento das trabalhadoras.

Um exemplo de quem conquistou seu espaço no setor majoritariamente masculino é a Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia. Após assumir o negócio da família, a executiva trouxe um novo olhar para a empresa que, hoje, é considerada a maior da América Latina voltada para overlays (montagem de grandes estruturas provisórias).

“A luta para conseguir representatividade em um setor masculino não é fácil. Os resultados recentes do setor são animadores, porém não o suficiente, mas seguimos em busca de mais inclusão”, comentou.

A empresa dobrou o seu quadro de mulheres totalizando 40 que possuem o salário igualitário ao dos homens. “Nosso time no Chile é praticamente de mulheres, entre elas engenheiras, gestoras e arquitetas. Buscamos sempre dar preferência para a mulher”, afirma Tatiana.

Na liderança da Fast Engenharia, Tatiana coordenou a montagem de grandes eventos como os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Copa do Mundo FIFA 2014, o GP de Fórmula 1 de São Paulo, os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, os Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e os Jogos Sul-Americanos Assunção 2022. Além, de todas as edições do Rio Open e também dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, que acontecerão em outubro deste ano.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL