Novos blocos captam energia solar

By Construção Latino-Americana06 December 2017

Material funcionaria como elemento construtivo e gerador de força.

Solar squared

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, projetara, blocos de vidro com pequenas células solares integradas. Além de deixar passar a luz natural, através das células os blocos geram energia elétrica.

Os chamados Solar Squared, além de garantir o isolamento térmico, permitem que a luz solar entre nos edifícios. Sua fabricação prevê a máxima captação de energia solar. Uma vantagem significativa destes blocos é que eles podem se integrar tanto em construções novas como em reformas. “O desenho modular é completamente escalável e permite uma perfeita integração arquitetônica”, dizem os pesquisadores. “A natureza simplificada da tecnologia permite incorporar materiais de construção convencionais, o que significa que suas aplicações são muito numerosas”.

Até agora, a maior dificuldade era o preço. O professor dr. Hasan Baig destaca que mais do que compará-los com os painéis solares convencionais, é necessário agregar a economia de energia que o produto apresenta, para além do valor do próprio bloco como material de construção.

Os blocos estão em fase de testes e a equipe de Exeter espera uma patente para trazer à luz esta tecnologia já em 2018. 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Como o planejamento da elevação está integrado à segurança e aos negócios?
Hannah Sundermeyer conversa com especialistas em engenharia sobre o estado atual do planejamento de elevadores
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL