Novo Uptime Center da Tracbel amplia manutenção de máquinas

Um novo sistema já está funcionando para os produtos da Volvo Construction Equipment (escavadeiras, carregadeiras e caminhões articulados) e da Tigercat (máquinas florestais). Gradativamente, absorverá as máquinas das demais marcas representadas pela Tracbel.

A Tracbel anunciou seu novo sistema chamado Uptime Center.

Trata-se de um centro de operações da Tracbel voltado para aumentar a disponibilidade e ampliar o tempo de atividade dos equipamentos.

“Estamos investindo na conectividade para garantir um atendimento ainda melhor aos clientes”, declara Cleber Carvalho, CEO da divisão de máquinas da Tracbel. “A nova central de monitoramento possibilita mais agilidade na gestão da disponibilidade dos equipamentos. O objetivo é proporcionar uma manutenção de alta qualidade, além de colaborar para aumentar a rentabilidade do negócio dos clientes”, complementa Gustavo Takamatsu, diretor de Inovação, Tecnologia e Marketing da empresa.

Inteligência

Sediado na unidade de Sumaré (SP,) o Uptime Center é um centro de operações voltado para aumentar a disponibilidade e ampliar o tempo de atividade dos equipamentos. Foto: Tracbel

O Uptime Center garante mais inteligência no processo de gestão de dados do maquinário. O sistema recolhe dados rotineiros de telemetria, como localização e horímetro, mas também reúne e trata informações de componentes vitais do equipamento, como motor, transmissão e eixos. Com várias telas à sua frente mostrando o parque de máquinas distribuído por todo o território brasileiro, os especialistas da central permanentemente monitoram e fazem a avaliação destes dados. Eles conseguem saber se uma escavadeira está com a revisão atrasada ou prestes a ser feita, se alguma carregadeira está acusando um alerta de falta de tensão em sua bateria, ou se a temperatura do óleo do motor de um caminhão articulado está acima do recomendado, entre muitas outras situações.

É uma estrutura moderna e tecnológica que integra tudo numa tela de computador, laptop ou tablet. Os profissionais da Tracbel conseguem ver todo o quadro. “Podem visualizar onde estão as máquinas, quais os mecânicos mais próximos, verificam se eles estão disponíveis ou trabalhando com outro cliente e em que momento poderão começar a atuar, entre várias informações importantes para o atendimento”, explica Hugo Rocha, gerente de projetos de TI da Tracbel.

Mais tecnologia

Em caso de eventuais falhas, boa parte dos diagnósticos é feita remotamente. Caso seja necessário, um técnico é enviado para o local onde está o equipamento já munido de ferramental e de todas as informações disponíveis. “Estamos usando a tecnologia em favor do usuário. É mais uma solução que reforça nosso compromisso de fazer o atendimento rapidamente, mantendo os equipamentos trabalhando o maior tempo possível”, diz Marcelo Maehara, diretor de pós-venda da Tracbel.

O novo sistema ajuda muito no agendamento e planejamento dos serviços da frota e aumenta a disponibilidade do equipamento, além de contribuir para evitar paradas não planejadas e gastos com manutenção corretiva. “O objetivo é cuidar da frota do cliente e deixá-lo livre para tratar de seus próprios negócios”, finaliza Joice Matos Ramos Frizzera, coordenadora regional de pós-venda da Tracbel.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL